A LEITURA NAS SÉRIES INICIAS ENQUANTO FORMAÇÃO E REAFIRMAÇÃO DE IDENTIDADE QUILOMBOLA
Palavras-chave:
Língua Portuguesa, Identidade Quilombola, Variação Linguística RegionalResumo
Este é um trabalho voltado para a importância da leitura nas séries iniciais enquanto via de formação e
reafirmação da identidade quilombola das crianças, tendo ainda como foco a variação linguística
regional como instrumento que pode tanto distanciar como aproximar o indivíduo do processo educativo,
sendo ainda um importante instrumento da construção e de reafirmação de identidade dos sujeitos, ou
não. Busca-se perceber que não cabe o julgamento entre língua certa ou errada e nem bonita ou feia, o
que há de fato é uma língua que possui características e padrões próprios e distintos entre a língua padrão
– escrita, e a língua não padrão, bastando apenas que os sujeitos se adequem as suas formas e contextos
de uso. Pois as variações nada mais são do que constituições históricas, social e culturalmente
constituídas a partir das relações humanas, que enriquecem e significas as singularidades de cada grupo
étnico ou cultural. Sendo a educação básica instrumento e a leitura os meios estratégicos que propiciam
aos alunos a participação e compreensão da temática a partir da assimilação teórica e prática acerca das
variações que acontecem na língua e para além dela, que ocorre principalmente em nosso país, por ser
de grande extensão e composto por múltiplas culturas desde a formação de nossa língua portuguesa.
Downloads
Referências
ANDRADE, Rita Cácia de. A variação linguística no ensino de língua portuguesa. Revista
Eventos Pedagógicos. v.3, n.1, Número Especial, p. 537 – 546, Abr. 2012.
ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. - São Paulo: Parábola, 2009.
BAGNO, M., GAGNÉ, G., STUBBS, M. Língua materna: letramento, variação e ensino. -
São Paulo: Parábola, 2002.
BAGNO, Marcos. A língua de Eulália: novela sociolinguística. 6.ed. São Paulo: Contexto,
______. Preconceito linguístico: O que é, como se faz. 15.ed. São Paulo: Loyola, 2002.
Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 9, n. 21, p. 4076 - 4088, maio, 2024.
BECHARA, Evanildo. Ensino da gramática. Opressão? Liberdade? 10.ed. São Paulo:
Ática, 1998.
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica. Programa Gestão da
Aprendizagem Escola - Gestar II. Língua Portuguesa: Atividades de Apoio a Aprendizagem
- AAA1: linguagem e cultura (versão do professor). Brasília: Ministério da Educação,
Secretaria da Educação Básica, 2008.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. 10.ed. São Paulo: Scipione, 2001.
CÂMARA JUNIOR, Joaquim Matoso. História e estrutura da língua portuguesa. 3.ed. Rio
de Janeiro: Padrão, 1979.
CARVALHO, José Augusto. Por uma política do ensino da língua. Porto Alegre: Mercado
Aberto, 1988.
COUTINHO, Ismael de Lima. Pontos de gramática histórica. 7. ed. rev. Rio de Janeiro: Ao
livro Técnico, 1976.
GNERRE, Maurízzio. Linguagem escrita e poder. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
LUCIANO, Antônia Raquel Chaves; et al. A fábula como um gênero educativo. Disponível
em: <http://www.recantodasletras.com.br/artigos/3789848>. Acesso em: 15 de junho de 2014.
MELO, Juliana Siedler de. A importância do incentivo à leitura no cotidiano da educação
infantil.Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-do-incentivo-aleitura-no-cotidiano-da-educacao-infantil/22828/. Acesso em 14 de junho de 2014.
PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e quarto ciclos do Ensino
Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
PERINI, Mário A. Sofrendo a gramática. 3.ed. São Paulo: Ática, 2001.
POSSENTI, Sírio. Porque (não) ensinar gramática na escola. 7 reimpressão, 2001.
Campinas: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1996.
SIMM, Juliana Fogaça Sanches. Ensino da língua portuguesa: pedagogia. São Paulo:
Pearson Prentice Hall, 2009.
SOARES, Magna. Linguagem e Escola uma perspectiva social. 17.ed. São Paulo: Ática,
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.