A LEITURA NAS SÉRIES INICIAS ENQUANTO FORMAÇÃO E REAFIRMAÇÃO DE IDENTIDADE QUILOMBOLA

Autores

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Identidade Quilombola, Variação Linguística Regional

Resumo

Este é um trabalho voltado para a importância da leitura nas séries iniciais enquanto via de formação e
reafirmação da identidade quilombola das crianças, tendo ainda como foco a variação linguística
regional como instrumento que pode tanto distanciar como aproximar o indivíduo do processo educativo,
sendo ainda um importante instrumento da construção e de reafirmação de identidade dos sujeitos, ou
não. Busca-se perceber que não cabe o julgamento entre língua certa ou errada e nem bonita ou feia, o
que há de fato é uma língua que possui características e padrões próprios e distintos entre a língua padrão
– escrita, e a língua não padrão, bastando apenas que os sujeitos se adequem as suas formas e contextos
de uso. Pois as variações nada mais são do que constituições históricas, social e culturalmente
constituídas a partir das relações humanas, que enriquecem e significas as singularidades de cada grupo
étnico ou cultural. Sendo a educação básica instrumento e a leitura os meios estratégicos que propiciam
aos alunos a participação e compreensão da temática a partir da assimilação teórica e prática acerca das
variações que acontecem na língua e para além dela, que ocorre principalmente em nosso país, por ser
de grande extensão e composto por múltiplas culturas desde a formação de nossa língua portuguesa.

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Biografia do Autor

Deise Cristina de Oliveira Carvalho, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda em Letras: Cultura, Educação e Linguagens, Pós. em Gênero,
Raça, Etnia e Sexualidade na Formação de Professoras/es (UNEB); e
em Estudos do Atlântico e da Diáspora Africana (UESC); Esp.
Educação Inclusiva (Líber); Pedagogia (UNEB).

Kelly Barros Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Orientadora, Professora adjunta de língua inglesa da Universidade
Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Doutora em Língua e Cultura
pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

DEISE CRISTINA DE OLIVEIRA CARVALHO; KELLY BARROS SANTOS. A LEITURA NAS SÉRIES INICIAS ENQUANTO FORMAÇÃO E REAFIRMAÇÃO DE IDENTIDADE QUILOMBOLA. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 4076–4088, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2103. Acesso em: 8 jul. 2025.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL, ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA