O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO PRIMÁRIO: DIFICULDADES E DESAFIOS
Palavras-chave:
Aprendizagem, Discalculia, EnsinoResumo
Este artigo refere-se das dificuldades identificadas nos alunos do ensino primário dos Colégios Barão
Puna, Cabassango e Latino da província de Cabinda sobre a disciplina de matemática, onde a
Discalculia ganhou um lugar em destaque, tendo afetado as condições de desenvolvimento da
capacidade cognitiva do aluno, impedindo que tenha melhor apreensão e construção das ações
facilitadoras de sua aprendizagem. A situação problemática que originou o problema de investigação
é: Como contribuir na melhoria do processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino
primário? A pesquisa tem como objetivo compreender os elementos que dificultam a capacidade do
pensamento lógico exigido no cálculo, estabelecendo orientações aos professores e sugerindo
estratégias que facilitam o seu ensino e aprendizagem. Os métodos usados nesta pesquisa foram:
teóricos, empíricos e matemáticos. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram: teste, entrevistas
e revisão bibliográfica. Estas técnicas permitiram-nos identificar e analisar os seguintes aspectos:
importância do ensino da matemática no ensino primário; os fatores que causam o insucesso escolar
dos alunos, os métodos e estratégias a utilizarem nesse processo. Entretanto, os Colégios de CabindaAngola necessitam aplicar várias estratégias que contribuam na melhoria do processo de ensino e
aprendizagem da disciplina matemática.
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