O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO PRIMÁRIO: DIFICULDADES E DESAFIOS

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem, Discalculia, Ensino

Resumo

Este artigo refere-se das dificuldades identificadas nos alunos do ensino primário dos Colégios Barão
Puna, Cabassango e Latino da província de Cabinda sobre a disciplina de matemática, onde a
Discalculia ganhou um lugar em destaque, tendo afetado as condições de desenvolvimento da
capacidade cognitiva do aluno, impedindo que tenha melhor apreensão e construção das ações
facilitadoras de sua aprendizagem. A situação problemática que originou o problema de investigação
é: Como contribuir na melhoria do processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino
primário? A pesquisa tem como objetivo compreender os elementos que dificultam a capacidade do
pensamento lógico exigido no cálculo, estabelecendo orientações aos professores e sugerindo
estratégias que facilitam o seu ensino e aprendizagem. Os métodos usados nesta pesquisa foram:
teóricos, empíricos e matemáticos. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram: teste, entrevistas
e revisão bibliográfica. Estas técnicas permitiram-nos identificar e analisar os seguintes aspectos:
importância do ensino da matemática no ensino primário; os fatores que causam o insucesso escolar
dos alunos, os métodos e estratégias a utilizarem nesse processo. Entretanto, os Colégios de CabindaAngola necessitam aplicar várias estratégias que contribuam na melhoria do processo de ensino e
aprendizagem da disciplina matemática.

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Biografia do Autor

Marcos João Púcuta, Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda

docente do Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda,
Angola.
Doutor em Ciências Pedagógicas pela Universidade de Ciências Pedagógicas Enrique José
Varona, República de Cuba.
Professor de Cálculo I, II e III, e chefe do Departamento de Ciências da Natureza e Ciências
Exatas.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

MARCOS JOÃO PÚCUTA. O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO PRIMÁRIO: DIFICULDADES E DESAFIOS. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 4145–4158, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2108. Acesso em: 15 maio. 2025.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL, ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA