A INFÂNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Relato de experiência
Palavras-chave:
Infância, Ensino Fundamental, LudicidadeResumo
Este artigo, foi extraído de um trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Pedagogia
da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB e tem por objetivo problematizar a
concepção de infância/criança a partir da sua prática pedagógica de professores/as, assim como
o lugar que ocupa a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental. As questões centrais
do estudo são as seguintes: como são pensadas a infância e as crianças que se encontram nos
anos iniciais do ensino fundamental, sobretudo no primeiro ano? Qual o lugar da ludicidade no
primeiro ano do ensino fundamental? A metodologia de trabalho resulta das experiências
pedagógicas vivenciadas durante a disciplina de Estágio nos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental e se caracteriza a partir de uma abordagem qualitativa. Para sistematização da
pesquisa e aquisição de material para reflexão foi utilizado o material construído no decorrer
do estágio por meio de um roteiro de observação do ambiente escolar, de entrevistas realizadas
com o (a) coordenador (a) pedagógico e a professora regente de classe e, sobretudo, por um
diário de campo construído no período da regência propriamente dita. Os relatos de experiência,
assim como as leituras e reflexões realizadas nos ajudam a pensar a escola, a pensar a prática
pedagógica do professor e a sua metodologia de trabalho. A pensar, em especial, as crianças
que se encontram nos anos iniciais do ensino fundamental.
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