A INFÂNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Relato de experiência

Autores

Palavras-chave:

Infância, Ensino Fundamental, Ludicidade

Resumo

Este artigo, foi extraído de um trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Pedagogia
da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB e tem por objetivo problematizar a
concepção de infância/criança a partir da sua prática pedagógica de professores/as, assim como
o lugar que ocupa a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental. As questões centrais
do estudo são as seguintes: como são pensadas a infância e as crianças que se encontram nos
anos iniciais do ensino fundamental, sobretudo no primeiro ano? Qual o lugar da ludicidade no
primeiro ano do ensino fundamental? A metodologia de trabalho resulta das experiências
pedagógicas vivenciadas durante a disciplina de Estágio nos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental e se caracteriza a partir de uma abordagem qualitativa. Para sistematização da
pesquisa e aquisição de material para reflexão foi utilizado o material construído no decorrer
do estágio por meio de um roteiro de observação do ambiente escolar, de entrevistas realizadas
com o (a) coordenador (a) pedagógico e a professora regente de classe e, sobretudo, por um
diário de campo construído no período da regência propriamente dita. Os relatos de experiência,
assim como as leituras e reflexões realizadas nos ajudam a pensar a escola, a pensar a prática
pedagógica do professor e a sua metodologia de trabalho. A pensar, em especial, as crianças
que se encontram nos anos iniciais do ensino fundamental.

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Biografia do Autor

Francine Alves Gonçalves, Southwest Bahia State University

Discente do 8º semestre do Curso de Pedagogia da Universidade
Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB

Zizelda Lima Fernandes, Southwest Bahia State University

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de
Campinas/UNICAMP. Professora da Universidade Estadual do
Sudoeste da Bahia/UESB. Pesquisadora do Museu
Pedagógico/UESB/GEPAD - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre
Gênero, Políticas, Álcool e Drogas e do Núcleo de Estudo, Pesquisa,
Extensão Educacional Paulo Freire/NEPE/UNEB/CAMPUS XII.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

FRANCINE ALVES GONÇALVES; ZIZELDA LIMA FERNANDES. A INFÂNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Relato de experiência. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 4159–4172, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2109. Acesso em: 13 maio. 2025.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL, ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA