FORMAÇÃO DOCENTE E POLÍTICAS PÚBLICAS
Palavras-chave:
Formação Continuada, Políticas Públicas, Prática PedagógicaResumo
O presente texto visa refletir sobre a importância da iniciação à docência para a prática
pedagógica de professores que atuam no ensino fundamental e estudantes de graduação a partir de um
relato de experiência vivenciada em uma escola pública do munícipio de Jequié – Bahia. O objetivo do
texto é compreender a importância das políticas públicas para a formação inicial e continuada de
profissionais da educação. O texto reforça a ideia de que a formação continuada na escola oportuniza a
reflexão-ação-reflexão e pode levar o docente a ser autor e ator do seu trabalho pedagógico, mas para
que isso aconteça, é necessário levar a formação inicial junto à formação continuada para dentro da
escola, pois é no cotidiano do espaço escolar que surgem os problemas, as dificuldades de ensino e
aprendizagem, e é nesse espaço que as pesquisas precisam acontecer para o enfrentamento das
dificuldades e planejamento das ações. Sabemos que não é dada aos docentes a condição de serem
reflexivos e pesquisadores dentro do ambiente escolar. Nesse sentido, sobretudo, é necessário promover
formações e possibilitar aos professores serem pesquisadores em seus ambientes de trabalho,
identificando os problemas e buscando as soluções na prática diária, na reflexão e no diálogo.
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