FORMAÇÃO DOCENTE E POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

  • Márcia Lima Xavier
  • Francine Santos Gomes

Palavras-chave:

Formação Continuada, Políticas Públicas, Prática Pedagógica

Resumo

O presente texto visa refletir sobre a importância da iniciação à docência para a prática
pedagógica de professores que atuam no ensino fundamental e estudantes de graduação a partir de um
relato de experiência vivenciada em uma escola pública do munícipio de Jequié – Bahia. O objetivo do
texto é compreender a importância das políticas públicas para a formação inicial e continuada de
profissionais da educação. O texto reforça a ideia de que a formação continuada na escola oportuniza a
reflexão-ação-reflexão e pode levar o docente a ser autor e ator do seu trabalho pedagógico, mas para
que isso aconteça, é necessário levar a formação inicial junto à formação continuada para dentro da
escola, pois é no cotidiano do espaço escolar que surgem os problemas, as dificuldades de ensino e
aprendizagem, e é nesse espaço que as pesquisas precisam acontecer para o enfrentamento das
dificuldades e planejamento das ações. Sabemos que não é dada aos docentes a condição de serem
reflexivos e pesquisadores dentro do ambiente escolar. Nesse sentido, sobretudo, é necessário promover
formações e possibilitar aos professores serem pesquisadores em seus ambientes de trabalho,
identificando os problemas e buscando as soluções na prática diária, na reflexão e no diálogo.

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Biografia do Autor

Márcia Lima Xavier

Professora do Ensino Básico, Formada em Letras, com Mestrado em
Ensino, membro do grupo de Pesquisa Proalfa (GEFORPEC),
atualmente cursando Pedagogia (UESB).

Francine Santos Gomes

Professora do Ensino Básico, Formada em Pedagogia (UESB), com
Mestrado em Educação (UESB).

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p.: il. Color.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

MÁRCIA LIMA XAVIER; FRANCINE SANTOS GOMES. FORMAÇÃO DOCENTE E POLÍTICAS PÚBLICAS. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 4325–4334, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2165. Acesso em: 8 jul. 2025.