RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID: Sociologia no cotidiano escolar

Autores

Palavras-chave:

PIBID, Sociologia, Educação

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar as experiências dos bolsistas de iniciação à docência
participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado
ao subprojeto de Sociologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), enquanto
atuavam no Complexo Integrado de Educação Básica (CIEB) em Vitória da Conquista - BA.
Este relatório foi construído a partir da observação e reflexão sobre a dinâmica em sala de aula
e o contexto escolar de forma geral, organizando-se por tópicos para destacar as atividades
institucionais desenvolvidas e suas contribuições para a formação. Duas bolsistas contribuíram
para este trabalho, atuando em diferentes turnos na mesma instituição de ensino. O método
utilizado envolveu a escrita de diários de campo como ferramenta para coletar dados e
compreender a realidade do colégio. Evidencia-se o impacto positivo do envolvimento dos
bolsistas do PIBID no contexto escolar, ressaltando a relevância das atividades institucionais
para a formação acadêmica e prática desses futuros docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emilie França Santos, Southwest Bahia State University

Atualmente é discente do curso de licenciatura em Ciências Sociais da
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e bolsista do
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
Sociologia.

Loise Vitória Silva Pina, Southwest Bahia State University

Cursando Ciências Sociais na Universidade Estadual do Sudoeste da
Bahia (UESB) e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência (PIBID) de Sociologia

Referências

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma

Abordagem Teórico-Prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à

Docência. [Brasília]: Ministério da Educação, 2013. Disponível em:

https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacaobasica/pibid/pibid. Acesso em: 18 jul. 2022.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo:

WMF Martins Fontes, 2013.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

EMILIE FRANÇA SANTOS; LOISE VITÓRIA SILVA PINA. RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID: Sociologia no cotidiano escolar. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 4335–4343, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2167. Acesso em: 15 maio. 2025.