RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID: Sociologia no cotidiano escolar
Palavras-chave:
PIBID, Sociologia, EducaçãoResumo
O objetivo deste trabalho é relatar as experiências dos bolsistas de iniciação à docência
participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado
ao subprojeto de Sociologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), enquanto
atuavam no Complexo Integrado de Educação Básica (CIEB) em Vitória da Conquista - BA.
Este relatório foi construído a partir da observação e reflexão sobre a dinâmica em sala de aula
e o contexto escolar de forma geral, organizando-se por tópicos para destacar as atividades
institucionais desenvolvidas e suas contribuições para a formação. Duas bolsistas contribuíram
para este trabalho, atuando em diferentes turnos na mesma instituição de ensino. O método
utilizado envolveu a escrita de diários de campo como ferramenta para coletar dados e
compreender a realidade do colégio. Evidencia-se o impacto positivo do envolvimento dos
bolsistas do PIBID no contexto escolar, ressaltando a relevância das atividades institucionais
para a formação acadêmica e prática desses futuros docentes.
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Referências
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma
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BRASIL. Ministério da Educação. PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
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https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacaobasica/pibid/pibid. Acesso em: 18 jul. 2022.
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