APRENDIZAGENS DOCENTES POR HOMOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL EM QUÍMICA

Autores

  • Dulcinéia da Silva Adorni Southwest Bahia State University image/svg+xml

Palavras-chave:

Aprendizagem por homologia, Formação inicial em Química, Identidade docente

Resumo

O estudo aborda a importância da aprendizagem docente por homologia, definida como o
aprendizado construído a partir da vivência com outros/as que exercem práticas
semelhantes. No contexto da formação inicial de professores/as de Química, as
experiências formativas vividas no cotidiano acadêmico proporcionam um ambiente propício
para o desenvolvimento pessoal e profissional. Por meio dessas experiências, os/as
licenciandos/as identificam sentidos da docência e vão desenvolvendo seu processo
identitário. A pesquisa foi conduzida com estudantes do Curso de Licenciatura em Química
da UESB/Itapetinga, fundamentada na abordagem (auto)biográfica e as narrativas de
formação. Os dispositivos utilizados incluíram o Ateliê Reflexivo e o Memorial de Formação.
As narrativas dos/as licenciandos/as revelaram aprendizados significativos para a docência
por meio das práticas dos/as professores/as e pela relação estabelecida com eles/as. As
experiências vividas podem tanto inspirar quanto desencorajar o/a futuro/a professor/a. A
aprendizagem por homologia não se restringe apenas a aspectos positivos; também pode
evidenciar práticas que os/as licenciandos/as não desejam reproduzir em sua futura atuação
profissional. Além disso, a afetividade na relação professor/a-aluno/a foi destacada como um
elemento essencial para o processo formativo. Neste contexto, os/as licenciandos/as
refletiram sobre suas experiências formativas, identificando práticas e características que
desejam ou não incorporar em sua futura atuação docente, destacando aspectos como a
empatia e as estratégias de ensino. Em síntese, as narrativas dos/as licenciandos/as
enfatizaram a importância do processo reflexivo na formação inicial, a identificação de
práticas didático-pedagógicas voltadas para a formação docente e suas contribuições para o
desenvolvimento do processo de constituição da identidade profissional.

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Biografia do Autor

Dulcinéia da Silva Adorni, Southwest Bahia State University

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da
Bahia. Doutora em Educação e Contemporaneidade. Membra
dos Grupos de Pesquisa: DIVERSO (UNEB), GEPEC (UESB)
e GEPEQS (UESB).

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

DULCINÉIA DA SILVA ADORNI. APRENDIZAGENS DOCENTES POR HOMOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL EM QUÍMICA. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 4344–4355, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2170. Acesso em: 15 maio. 2025.