A CONSTRUÇÃO DO LABIRINTO CURRICULAR: experiências do fazer docente no encontro entre a docência e o corpo com deficiência no ensino superior
Palavras-chave:
Currículo, Experiências, EncontroResumo
Este trabalho é um recorte da dissertação sobre as experiências produzidas pelo encontro entre corpos
docentes e corpos com deficiência na educação superior. Objetiva-se perceber o currículo a partir da
ideia de construir caminhos possíveis de experimentações, tendo como eixo o fazer docente a partir do
encontro entre a docência e o corpo com deficiência. Para tanto, foi realizada uma busca por pesquisas
abrangendo o currículo e o processo de inclusão dos estudantes com deficiência na educação superior.
Apresentou-se o que estas pesquisas anunciam e, em seguida, foi proposto um outro modo de entender
o currículo, a partir da proposta de construir um labirinto curricular, cujos percursos hão de ser
desenhados pela docência, no desenvolvimento das apostas de ensino. As interlocuções teóricas
aconteceram com alguns autores, tais como: Larrosa (2020) e Paraíso (2010), para pensar o currículo
enquanto labirinto de caminhos possíveis a serem construídos e experimentados, e a potencialidade dos
encontros para o fazer docente, a partir de leituras de autores como Skliar (2017; 2019) e Gallo (2008).
Então, aproxima-se a noção do currículo da ideia do labirinto, da docência que constituí os caminhos
possíveis de experimentações, em que o processo é desafiador e não tem como objetivo achar a saída
para fechar as possibilidades, mas de refletir no que é possível diante do que estar sendo construído,
reflexo das experiências curriculantes que acontecem através dos encontros.
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