DESTRAVANDO AS BARREIRAS DA LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Estratégias de Leitura, Língua Inglesa, TextosResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência da aplicação de um
minicurso que buscou aprimorar as habilidades de leitura em língua inglesa por meio da aplicação de
estratégias específicas, a fim de auxiliar os alunos a utilizarem essas competências em seu contexto
social. Nessa abordagem foram trabalhados textos de variados gêneros, incluindo histórias em
quadrinhos, sinopses de filmes, letras de música, memes, jornais, propagandas e infográficos. A proposta
foi desenvolvida com estudantes do ensino médio e do ensino superior, com idades entre 15 a 25 anos,
de modo que as atividades foram realizadas presencialmente no ano de 2023. Como resultados,
percebeu-se que as estratégias de leitura foram relevantes para identificar e sistematizar informações
importantes dos textos, como por exemplo o gênero textual, a temática, o contexto, entre outras
informações. Ademais, a utilização dessas estratégias como ferramenta na mediação do conhecimento
foi de suma importância aos participantes, pois demonstrou facilitar sua aprendizagem e seu contato
com a língua inglesa
Downloads
Referências
ANTUNES, I. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial,
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
CARVALHO, J. A. B. Escrever para aprender: contributo para a caracterização do contexto
Português. Revista Interacções, v. 7, n. 19, 2011.
COELHO, C; CORREA, J. Compreensão de leitura: habilidades cognitivas e tipos de texto.
Psico, [S. l.], v. 48, n. 1, p. 40–49, 2017. Disponível em:
https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/23417. Acesso
em: 30 mar. 2024.
FONSECA, A. L. S. B. Inglês: a língua da internacionalização. Interfaces CientíficasEducação, v. 4, n. 2, p. 23-32, 2016.
FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’Água,
HALLIDAY, M. A. K; HASAN, R. Cohesion in English. London: Longman, 1976.
LI, P.; CLARIANA, R.; B. reading comprehension in L1 and L2: an integrative approach.
Journal of Neurolinguistics, n. 50, pp. 94-105, 2019. Disponível em:
https://doi.org/10.1016/j.jneuroling.2018.03.005. Acesso em: 27 abr. 2024.
MARCUSCHI, L A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P.;
MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. 5. ed. Rio de
Janeiro: Lucerna, 2007, p. 19-36.
Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 9, n. 22, p. 4389 - 4406, maio, 2024.
NETTO, Lúcia Regina Fonseca. Inglês Instrumental. 1. ed. Ilhéus, BA: Editus, 2012. 222 p.
v. 9.
PAIVA, V. L. M. O. Ensino de língua inglesa no ensino médio: teoria e prática. In: PAIVA,
Vera Lúcia Menezes de Oliveira (org.). Ensino de língua inglesa no ensino médio: teoria e
prática. 2012. p. 184-184.
SANTOS, J. F. Estratégias de leitura no ensino de língua inglesa: uma comparação entre o
livro didático e a base nacional comum curricular. EntreLínguas, Araraquara, v. 7, n. 00, p.
e021004, 2021. e-ISSN: 2447-3529. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v7i00.14218
SILVEIRA, M.I.M. Google Books. Modelos Teóricos & Estratégias de Leitura. Maceió.
Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=PHPIAfbB5csC&oi=fnd&pg=PA11&dq=estrategias+de+leitura&ots=Nc4w6M
BwID&sig=rCAIfGvczzsLfbCca6EpdvjUWo#v=onepage&q=estrategias%20de%20leitura&f=true. Acesso em: 30 mar. 2024.
TAGLIEBER, L. K. A eficácia de três atividades pré-leitura na compreensão de leitura de
alunos de inglês como língua estrangeira (ile) ao ler textos em inglês. Ilha do Desterro, A
Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies, n. 19, p. 088-096,
TRAVAGLIA, L. C. A categorização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies. Alfa,
São Paulo, v. 51, n. 1, p. 39-79, 2007.
TREVISOL, J. R.; D’ELY, R. C. S. F. Tarefas & histórias digitais na sala de aula de línguas:
efeitos na produção oral em L2. In: OLIVEIRA, D. A.; SILVA, I. T. (org.). Fundamentos e
práticas no ensino da língua inglesa: Volume I: Resultados e propostas de pesquisa.
Alagoinhas: Bordô-Grená, 2019. p. 79-92. Disponível em: https://5fd55af0-05d2-4627-9691-
c7f536817eb.filesusr.com/ugd/d0c995_ea6fcb10eeaf4061845932936d784bda.pdf. Acesso
em: 12 set 2023.
TREVISOL, J. R.; D’ELY, R. C. S. F. Efeitos da implementação de histórias digitais na
produção oral de aprendizes de inglês: um estudo embasado em tarefas. ALFA: Revista de
Linguística (UNESP online), v. 65, p. 1-20, 2021.
TUMOLO, C. RECURSOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA
ESTRANGEIRA. Ilha do Desterro, n.66, p. 203-238, jan/jun 2014.
VYGOTSKY, L. A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos
Psicológicos Superiores. Tradução: José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto. São
Paulo: Martins Fontes, 1991. Disponível em:
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3317710/mod_resource/content/2/A%20formacao%
social%20da%20mente.pdf. Acesso em: 30 mar. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.