DESTRAVANDO AS BARREIRAS DA LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Estratégias de Leitura, Língua Inglesa, Textos

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência da aplicação de um
minicurso que buscou aprimorar as habilidades de leitura em língua inglesa por meio da aplicação de
estratégias específicas, a fim de auxiliar os alunos a utilizarem essas competências em seu contexto
social. Nessa abordagem foram trabalhados textos de variados gêneros, incluindo histórias em
quadrinhos, sinopses de filmes, letras de música, memes, jornais, propagandas e infográficos. A proposta
foi desenvolvida com estudantes do ensino médio e do ensino superior, com idades entre 15 a 25 anos,
de modo que as atividades foram realizadas presencialmente no ano de 2023. Como resultados,
percebeu-se que as estratégias de leitura foram relevantes para identificar e sistematizar informações
importantes dos textos, como por exemplo o gênero textual, a temática, o contexto, entre outras
informações. Ademais, a utilização dessas estratégias como ferramenta na mediação do conhecimento
foi de suma importância aos participantes, pois demonstrou facilitar sua aprendizagem e seu contato
com a língua inglesa

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Biografia do Autor

Vinícius da Silva Cunha, Universidade do Estado da Bahia

Graduando em Letras Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia
(UNEB), Campus IV.

Saara Santos Anunciação, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda em Letras Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia
(UNEB), Campus IV.

Gracielia Novaes da Penha, Universidade do Estado da Bahia

Graduação em Licenciatura em Letras/Inglês pela Universidade do Estado da Bahia (2003).
Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade
do Estado da Bahia (2004). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pela
IBPEX( 2008). Formação em Linguagem e Ensino (UNEB).

Juliane Regina Trevisol, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Letras Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Assistente
da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IV. Líder do Grupo de Pesquisa FALE
-FormAção em Linguagem e Ensino (UNEB).

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

VINÍCIUS DA SILVA CUNHA; SAARA SANTOS ANUNCIAÇÃO; GRACIELIA NOVAES DA PENHA; JULIANE REGINA TREVISOL. DESTRAVANDO AS BARREIRAS DA LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 4389–4406, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2173. Acesso em: 8 jul. 2025.