REFORMA DO ENSINO MÉDIO: tensões e contradições da BNCC ao Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB)
Palavras-chave:
BNCC, DCRB, Reforma do Ensino Médio na BahiaResumo
Neste artigo, fruto da pesquisa de mestrado defendida em 2023, apresentaremos, em uma abordagem
discursiva, um dos elementos que concebem a reforma do Ensino Médio no estado da Bahia: a
elaboração do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB). Buscaremos analisar a proposta
curricular do estado da Bahia, homologada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/BA) e publicada
no Diário Oficial do Estado no dia 26 de março de 2022. Objetiva-se compreender e discutir o processo
de construção do documento, as consultas e audiências públicas realizadas, os espaços formados para
debates com fóruns, associações e representantes de instituições privadas e/ou públicas, analisando,
assim, as relações de tensão e contradições que porventura possam ter ocorrido neste processo.
Compreendemos que a proposta de uniformização curricular, como a BNCC e o DCRB, refletem uma
visão neoliberal que busca moldar os sujeitos conforme os interesses da sociedade contemporânea. Essa
abordagem, marcada pela padronização de conhecimentos, desconsidera as necessidades e diversidades
dos estudantes, marginalizando ainda mais aqueles já excluídos. É crucial promover uma reflexão crítica
sobre tais políticas, valorizando a diversidade pedagógica e local, e reconhecendo o papel fundamental
da educação na formação de cidadãos capazes de participar ativamente na sociedade.
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Referências
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