DIRETRIZES CURRICULARES REFERENCIAS DA BAHIA: implicações e desafios na rede estadual no município de Piatã-Ba

Autores

  • Ileni de Araújo Caraúba Silva Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • Reginaldo Santos Pereira Southwest Bahia State University image/svg+xml

Palavras-chave:

BNCC, DCRB, Novo Ensino Médio

Resumo

O chamado normativo a partir da implantação do Novo Ensino Médio em todo o Brasil produziu o
documento Diretrizes Curriculares Referenciais da Bahia de forma que todas as Unidades Escolares da
Rede Estadual organizassem os planos a partir das indicações expressas para os Ensinos médio, integral,
técnico e modalidades. Este estudo, de abordagem qualitativa, tem como objetivo analisar o impacto
que a implementação do novo Ensino Médio provoca nas aprendizagens dos estudantes, especificamente
no município de Piatã-Bahia, bem como problematizar os mecanismos adotados pelo órgão central na
formação dos agentes educacionais para atuarem com o Novo Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Ileni de Araújo Caraúba Silva, Southwest Bahia State University

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação
(PPGED) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
Coordenadora Pedagógica da Rede Estadual de Ensino da Bahia.

Reginaldo Santos Pereira, Southwest Bahia State University

Doutor em Educação (UFSCar). Professor do Departamento de Ciências
Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL) e do Programa de Pós-Graduação
em Educação (PPGED) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
(UESB).

Referências

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

ILENI DE ARAÚJO CARAÚBA SILVA; REGINALDO SANTOS PEREIRA. DIRETRIZES CURRICULARES REFERENCIAS DA BAHIA: implicações e desafios na rede estadual no município de Piatã-Ba. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 4497–4506, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2180. Acesso em: 8 jul. 2025.