DIRETRIZES CURRICULARES REFERENCIAS DA BAHIA: implicações e desafios na rede estadual no município de Piatã-Ba
Palavras-chave:
BNCC, DCRB, Novo Ensino MédioResumo
O chamado normativo a partir da implantação do Novo Ensino Médio em todo o Brasil produziu o
documento Diretrizes Curriculares Referenciais da Bahia de forma que todas as Unidades Escolares da
Rede Estadual organizassem os planos a partir das indicações expressas para os Ensinos médio, integral,
técnico e modalidades. Este estudo, de abordagem qualitativa, tem como objetivo analisar o impacto
que a implementação do novo Ensino Médio provoca nas aprendizagens dos estudantes, especificamente
no município de Piatã-Bahia, bem como problematizar os mecanismos adotados pelo órgão central na
formação dos agentes educacionais para atuarem com o Novo Ensino Médio.
Downloads
Referências
BAHIA. Diretrizes Curriculares Referenciais da Bahia (DCRB). Etapa do Ensino Médio.
Versão Final. Disponível em: http://dcrb.educacao.ba.gov.br/ . Acesso em: 08 ago. 2022.
BAHIA. Documento Orientador Ano Letivo 2022. Novo Ensino Médio de Tempo Parcial.
Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Disponível em: http://www.educacao.ba.gov.br/ .
Acesso em: 10 de jul. 2022.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_
pdf . Acesso em: 10 ago. 2022.
BRASIL. Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394/96.Disponível
em:Acesso em: 10 ago. 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da
educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm . Acesso em: 10
jul. 2022.
BRASIL. Plano Nacional de Educação- Lei 13.005/2014. Disponível em Disponível em:
https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacaolei-n-13-005-2014. Acesso em: 24 out. 2021.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas S/A,
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa:
planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração,
análise e interpretação de dados. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MINAYO, M. C. S.; COSTA, A. P. Fundamentos teóricos das técnicas de pesquisa
qualitativa. Revista Lusófona de Educação, v. 39, p. 11-26, 2018. Disponível em:
Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 9, n. 22, p. 4497 - 4506, maio, 2024.
<https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6439 >. Acesso em: 09 ago.
MINAYO, Maria Cecília et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade - Série Manuais
Acadêmicos, 2016.
SACOOL, Amarolinda Zanela. Um retorno ao básico: compreendendo os paradigmas de
pesquisa e sua aplicação na pesquisa em Administração. Rev. Adm., UFSM, Santa Maria, v.
, n. 2, p. 250-269, 2009. Disponível em:
<https://periodicos.ufsm.br/reaufsm/article/view/1555>. Acesso em: 09 ago. 2023.
VOGT, Grasiela Zimmer. Formação continuada de professores e reunião pedagógica:
construindo um estado de conhecimento. Disponível em:
https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2229/2041. Acesso em 16 ago.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.