A A IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NO MUNICÍPIO DE TAPEROÁ - BAHIA
Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular, Implementação, Regime de colaboraçãoResumo
O presente artigo analisa a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Município
de Taperoá - Bahia. Este trabalho, portanto, discute o processo de implementação da BNCC e a
consulta pública da versão preliminar do Documento Curricular da Educação Infantil e Ensino
Fundamental da Educação Básica no Estado da Bahia. Nesse sentido, questiona-se: como Taperoá
organizou a implementação desse documento? Como essa ação afetará a comunidade educativa do
município? Quem são os sujeitos envolvidos nesse processo? Que discurso, sentido e significado
são dados ao currículo de Taperoá? Para responder a essas questões, realizamos uma revisão dos
documentos construídos durante o processo de reelaboração dos referidos documentos articulados
em nível nacional, bem como dos Documentos Curriculares de Referência da Bahia (DCRB), tendo
em vista os movimentos e as orientações realizados pelo Regime de Colaboração do Programa de
Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC). Dessa forma, considerase como experiência as produções realizadas em Taperoá, a partir do Regime de Colaboração do
Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC), que culminou
na definição do Documento Curricular Referencial de Taperoá para Educação Infantil e Ensino
Fundamental (DCRT). Os resultados do processo de implementação da BNCC na Bahia, como
aconteceu em nível nacional, foi articulado por cadeias de equivalência de requisitos diferentes e
contraditórios, com intensa participação e protagonismo de instituições privadas, como fundações
educacionais vinculadas ao mercado financeiro. Como inspirações teóricas, destacamos Marsiglia
(2017), Lopes (2006), Silva (2005), Sacristán (2000).
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