A A IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NO MUNICÍPIO DE TAPEROÁ - BAHIA

Autores

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Implementação, Regime de colaboração

Resumo

O presente artigo analisa a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Município
de Taperoá - Bahia. Este trabalho, portanto, discute o processo de implementação da BNCC e a
consulta pública da versão preliminar do Documento Curricular da Educação Infantil e Ensino
Fundamental da Educação Básica no Estado da Bahia. Nesse sentido, questiona-se: como Taperoá
organizou a implementação desse documento? Como essa ação afetará a comunidade educativa do
município? Quem são os sujeitos envolvidos nesse processo? Que discurso, sentido e significado
são dados ao currículo de Taperoá? Para responder a essas questões, realizamos uma revisão dos
documentos construídos durante o processo de reelaboração dos referidos documentos articulados
em nível nacional, bem como dos Documentos Curriculares de Referência da Bahia (DCRB), tendo
em vista os movimentos e as orientações realizados pelo Regime de Colaboração do Programa de
Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC). Dessa forma, considerase como experiência as produções realizadas em Taperoá, a partir do Regime de Colaboração do
Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC), que culminou
na definição do Documento Curricular Referencial de Taperoá para Educação Infantil e Ensino
Fundamental (DCRT). Os resultados do processo de implementação da BNCC na Bahia, como
aconteceu em nível nacional, foi articulado por cadeias de equivalência de requisitos diferentes e
contraditórios, com intensa participação e protagonismo de instituições privadas, como fundações
educacionais vinculadas ao mercado financeiro. Como inspirações teóricas, destacamos Marsiglia
(2017), Lopes (2006), Silva (2005), Sacristán (2000).

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Biografia do Autor

Zenádia Nunes de Souza Lopes, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestranda pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação
(PPGE – UESC). Membro do grupo de pesquisa Ciberxirè: redes
educativas, juventudes, diversidades na cibercultura.

Luzineide Miranda Borges., Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz. Diretora
Nacional de Políticas para Povos e Comunidade de Matriz Africana e
Povos de Terreiro, no Ministério da Igualdade Racial. Líder do grupo
de pesquisa Ciberxirè: redes educativas, juventudes e diversidades na
cibercultura.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

ZENÁDIA NUNES DE SOUZA LOPES; LUZINEIDE MIRANDA BORGES. A A IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NO MUNICÍPIO DE TAPEROÁ - BAHIA. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 4517–4529, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2182. Acesso em: 15 maio. 2025.