FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO DOS SURDOS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS
Palavras-chave:
Educação, Inclusão, SurdezResumo
Apesar de inúmeras conquistas e discussões, ainda nos deparamos com grandes dificuldades,
principalmente as que são causadas pelo estigma e pelo preconceito em relação às diferenças e a inclusão
de alunos surdos. Dessa forma, o presente trabalho foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica
a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e
eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites e autores como Karnopp (2005),
Quadros (2004) e teve como temática discutir o desafio da inclusão de crianças surdas no ambiente
escolar. Nota-se que a problemática presente na educação inclusiva vem de muitos anos atrás e a
insuficiência na formação dos professores para atuar com alunos com deficiência na educação básica é
um tema de grande relevância já que ainda deixa muito a desejar. Pode-se dizer que houve mudanças
quanto à promoção da formação de professores para a educação inclusiva, no entanto, ainda há uma
carência na constituição de conhecimentos capazes de oferecer respostas para o trabalho docente. Dessa
forma, faz-se necessário garantir uma sólida formação docente para atuar nos espaços inclusivos para
que possa afiançar os direitos de todos os alunos especiais, especialmente com intérpretes para auxiliar
os alunos surdos nas escolas.
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