FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO DOS SURDOS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS

Autores

  • Celiane do Lago Novaes Côrtes
  • Valquíria Dias De Almeida Universidade do Estado da Bahia image/svg+xml

Palavras-chave:

Educação, Inclusão, Surdez

Resumo

Apesar de inúmeras conquistas e discussões, ainda nos deparamos com grandes dificuldades,
principalmente as que são causadas pelo estigma e pelo preconceito em relação às diferenças e a inclusão
de alunos surdos. Dessa forma, o presente trabalho foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica
a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e
eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites e autores como Karnopp (2005),
Quadros (2004) e teve como temática discutir o desafio da inclusão de crianças surdas no ambiente
escolar. Nota-se que a problemática presente na educação inclusiva vem de muitos anos atrás e a
insuficiência na formação dos professores para atuar com alunos com deficiência na educação básica é
um tema de grande relevância já que ainda deixa muito a desejar. Pode-se dizer que houve mudanças
quanto à promoção da formação de professores para a educação inclusiva, no entanto, ainda há uma
carência na constituição de conhecimentos capazes de oferecer respostas para o trabalho docente. Dessa
forma, faz-se necessário garantir uma sólida formação docente para atuar nos espaços inclusivos para
que possa afiançar os direitos de todos os alunos especiais, especialmente com intérpretes para auxiliar
os alunos surdos nas escolas.

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Biografia do Autor

Celiane do Lago Novaes Côrtes

Graduada em
Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da
Bahia – UESB e 2ª licenciatura em Letras Libras
(UNIASSELVI). Pós-graduada em Linguística
(UESB) e pós-graduada em Libras (UNIP)

Valquíria Dias De Almeida, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Filosofia
pela Universidade Estadual do Sudoeste da BahiaUESB. Graduada em Letras pela Universidade
Estadual de Santa Cruz- UESC. Mestra em
Educação – UESB. Doutoranda em Educação –
UESB, Professora da Universidade do Estado da
Bahia – UNEB Campus IV

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

CELIANE DO LAGO NOVAES CÔRTES; VALQUÍRIA DIAS DE ALMEIDA. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO DOS SURDOS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 4552–4563, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2185. Acesso em: 8 jul. 2025.