O ENSINO DE GEOGRAFIA NO INTERIOR DO ESTADO DA BAHIA COM A IMPLANTAÇÃO DO CURSO LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NO CAMPUS VI DA UNEB

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Geografia, História

Resumo

A implantação do Curso de Geografia no Campus VI da Universidade do Estado da Bahia –
UNEB se deu de forma coordenada diante da necessidade de se formar profissionais
qualificados para atuar na Educação Básica das comunidades integrantes do Território de
Identidade Sertão Produtivo, visto que os índices de analfabetismo caíram quase que pela
metade nos municípios integradores durante as quase três décadas de atuação do departamento
com seus cursos de licenciatura. Portanto, não só o curso de licenciatura em Geografia, assim
como os demais cursos presentes no Campus VI foram responsáveis diretos para amenizar os
baixos indicadores relacionados à educação como mostra a tabela 23. A superação dessa
situação se dá pelo investimento intensivo em todos os níveis da educação baiana com a
implantação da UNEB.

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Biografia do Autor

Guilherme Lima Guimarães, Southwest Bahia State University

Graduado Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado
da Bahia – UNEB. Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós
Graduação em Geografia – PPGEO da Universidade Estadual do
Sudoeste da Bahia – UESB.

Tainara dos Santos Nascimento

Mba em Gestão Empresarial. Especialista em
Marketing Digital (UNIASELVI. Bacharel
em Administração pela Universidade do
Estado da Bahia – UNEB.

Glauber Barros Alves Costa, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação (UFSCAR) com doutorado sanduíche na
Universidade de Lisboa em Portugal (ULISBOA). Mestre em
Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Licenciado em Geografia pela UESB-2004 e licenciado em
Pedagogia pela Claretiano.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

GUILHERME LIMA GUIMARÃES; TAINARA DOS SANTOS NASCIMENTO; GLAUBER BARROS ALVES COSTA. O ENSINO DE GEOGRAFIA NO INTERIOR DO ESTADO DA BAHIA COM A IMPLANTAÇÃO DO CURSO LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NO CAMPUS VI DA UNEB. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 4576–4587, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2187. Acesso em: 15 maio. 2025.