O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DA PERSPECTIVA LOCAL DE CAETITÉ

Autores

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Planejamento, Ensino

Resumo

O Estágio Supervisionado enquanto disciplina obrigatória dentro dos cursos de licenciatura se constitui
como espaço profícuo para a experimentação do futuro docente com aquele que deve ser seu lócus de
atuação, a sala de aula. Neste contexto, o estudante da graduação tem a possibilidade de, entre outras
coisas, ter um contato aproximado com a prática docente, sobretudo no que diz respeito aos momentos
que antecedem a aula em si, os momentos de planejamento, que são fundamentais para que o processo
de ensino-aprendizagem se consolide de fato e possa contribuir para que os estudantes desenvolvam, a
partir das reflexões feitas em sala de aula, a aprendizagem significativa. É nos momentos de
planejamento que o professor em formação vai construir o passo a passo de sua aula, destacando,
inclusive, os momentos oportunos para a aproximação do conteúdo trabalhado com as vivências
próximas e cotidianas de seus alunos de estágio. Tal correlação se faz crucial, uma vez que ao perceber
a presença da ciência na prática cotidiana do seu dia a dia, o estudante da Educação Básica dota de
sentido as reflexões feitas no ambiente escolar. No entanto, sem o planejamento, e uma prévia
visualização desses momentos de correlação, pelo docente, esses momentos tendem a passar
despercebidos e pouco aproveitados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

GUILHERME LIMA GUIMARÃES, Southwest Bahia State University

GRADUADO LICENCIATURA EM GEOGRAFIA PELA UNIVERSIDADE
DO ESTADO DA BAHIA – UNEB. MESTRANDO EM GEOGRAFIA PELO
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – PPGEO DA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB.

Glauber Barros Alves Costa, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação (UFSCAR) com doutorado sanduíche na
Universidade de Lisboa em Portugal (ULISBOA). Mestre em
Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Licenciado
em Geografia pela UESB-2004 e licenciado em Pedagogia pela
Claretiano.

Rosicléia Jesus da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Licenciada em Geografia pela Universidade de Estado da Bahia,
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e
Sociedade. Professora da rede estadual de ensino da Bahia.

Tainara dos Santos Nascimento, Universidade do Estado da Bahia

Mba em Gestão Empresarial. Especialista em Marketing
Digital (UNIASELVI. Bacharel em Administração pela
Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

Referências

ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. Ensino de geografia e suas diferentes linguagens no

processo de ensino e aprendizagem: perspectivas para a educação básica e geográfica.

Geosaberes, Fortaleza, v. 6, n. 3, p. 27 - 34, july 2015. ISSN 2178-0463.

AZCÁRATE, P. El diseño curricular en la formación didáctico matemática de los maestros. II

Simposio sobre el currículo en la formación de profesores en el área de didáctica de las

matemáticas de la Universidad de León: León: Actas…, 1997. p. 105-123

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino

fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 227-247, 2005

CARLOS, Ana Fani Alessandri Carlos; CRUZ, Rita de Cássia Ariza da. A Necessidade da

Geografia São Paulo: Contexto, 2019.

COSTA, Glauber Barros Alves Costa CARTOGRAFIAS DO PROGRAMA

INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DE

GEOGRAFIA NO BRASIL: O desenho da política pública e seus saberes, UFSCAR: São

Carlos, 2019. (Tese de doutorado)

FORTUNATO, I.; MENA, J. Sobre a epistemologia da formação de professores. Revista

Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, p. 1881–1895, 2018. DOI:

21723/riaee.unesp.v13.iesp3.dez.2018.11900. Disponível em:

https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11900. Acesso em: 4 abr. 2024.

GUSMÃO, Adriana David Ferreira. Planejamento do ensino do raciocínio geográfico: A

especialidade prevista no plano de aula. Geografia, Escola e Tecnologias discursos atuais e

encontros possíveis. Ateliê pesquisas e práticas no Ensino de Geografia associação dos

geógrafos brasileiros, seção campinas , 7° encontro regional de ensino de Geografia. P.114-

Setembro de 2021. INSS 2764-4146.

STRAFORINI, Rafael. O ensino de Geografia como prática espacial de significação.

Estudos Avançados, v. 32, n. 93, p. 175-195, 2018.

KIMURA, Shoko. Geografia no ensino básico. Editora Contexto, 2008.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

GUILHERME LIMA GUIMARÃES; GLAUBER BARROS ALVES COSTA; ROSICLÉIA JESUS DA SILVA; TAINARA DOS SANTOS NASCIMENTO. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DA PERSPECTIVA LOCAL DE CAETITÉ. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 4588–4599, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2188. Acesso em: 13 maio. 2025.