O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DA PERSPECTIVA LOCAL DE CAETITÉ
Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Planejamento, EnsinoResumo
O Estágio Supervisionado enquanto disciplina obrigatória dentro dos cursos de licenciatura se constitui
como espaço profícuo para a experimentação do futuro docente com aquele que deve ser seu lócus de
atuação, a sala de aula. Neste contexto, o estudante da graduação tem a possibilidade de, entre outras
coisas, ter um contato aproximado com a prática docente, sobretudo no que diz respeito aos momentos
que antecedem a aula em si, os momentos de planejamento, que são fundamentais para que o processo
de ensino-aprendizagem se consolide de fato e possa contribuir para que os estudantes desenvolvam, a
partir das reflexões feitas em sala de aula, a aprendizagem significativa. É nos momentos de
planejamento que o professor em formação vai construir o passo a passo de sua aula, destacando,
inclusive, os momentos oportunos para a aproximação do conteúdo trabalhado com as vivências
próximas e cotidianas de seus alunos de estágio. Tal correlação se faz crucial, uma vez que ao perceber
a presença da ciência na prática cotidiana do seu dia a dia, o estudante da Educação Básica dota de
sentido as reflexões feitas no ambiente escolar. No entanto, sem o planejamento, e uma prévia
visualização desses momentos de correlação, pelo docente, esses momentos tendem a passar
despercebidos e pouco aproveitados.
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