O TEXTO DIDÁTICO COMO RECURSO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA

Autores

  • ÉRIC EDUARDO SANTOS SILVA Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • ADRIANA DE MELLO AMORIM NOVAIS SILVA Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • SANDRA MARA VIEIRA OLIVEIRA

Palavras-chave:

Formação de professores, Residência Pedagógica, Texto didático

Resumo

O presente relato de experiência tem como objetivo analisar concepções acerca do uso de materiais
pedagógicos para além do livro didático, especificamente o uso de textos didáticos para turmas do
Ensino Médio, por meio das atividades realizadas pelos bolsistas da Residência Pedagógica do curso de
Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista (BA). Durante a
graduação, o uso de livro didático é pauta de debates recorrentes como por exemplo o processo de
escolhê-lo, a análise do currículo e a vivência de quem os confecciona, contudo foi percebido algumas
diferenças quando este conteúdo é trabalhado por meio de textos didáticos. Apesar do objetivo do livro
didático e dos textos didáticos serem os mesmos, construir conhecimento, a ferramenta aqui apresentada
possui suas particularidades que não são trabalhados na fase teórica da graduação. Assim, esse trabalho
aponta as potencialidades e limitações do uso do texto didático no âmbito do ensino médio enquanto
professor em formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ÉRIC EDUARDO SANTOS SILVA, Southwest Bahia State University

Licenciando em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
(UESB). Atualmente bolsista CAPES no Programa Residência Pedagógica.
Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação
Científica (PIBIC), CNPQ 2022-2023. Concluiu PIBIC-UESB no período
2021-2022.

ADRIANA DE MELLO AMORIM NOVAIS SILVA, Southwest Bahia State University

Adriana de Mello Amorim Novais Silva
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
(UESB). Licenciada em Geografia pela UESB. Atualmente é professora
efetiva do Estado da Bahia CEAP–SEC/Ba. Pesquisadora do Grupo de
Pesquisa no Ensino de Pesquisa no Ensino da Geografia, GRUPEG/UESB,
desde 2018. Preceptora do Programa de Residência pedagógica da UESB

SANDRA MARA VIEIRA OLIVEIRA

Doutora (2017/2021) e Mestre (2009/2010) em Educação pela Universidade
Federal de Sergipe-UFS. Especialista em Ensino de Geografia pela
Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS (1998). Licenciada em
Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB (1991) e
Coordenadora do Programa de Residência Pedagógica (PRP).

Referências

ARCADINHO, A.; FOLQUE, M. A.; COSTA, C. L. da. Dimensão investigativa, docência e

formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura. Rev. Est. e Pesq. em

Educação, Juiz de Fora, v. 22, n. 1, p. 5-23, jan./abr. 2020.

FERREIRA, A. L., GOMES, G. K., HENNING, L. M. P. Educação Emancipadora:

Contribuições da Teoria Freiriana e das Teorias Histórico-Cultural e Histórico-Crítica.

Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp. 1, p. 0703-

, mar. 2022.

MARTINS JÚNIOR, L.; Lopes, C. I. de C. e MARTINS, R. E. M. W. Programa de

Residência Pedagógica: uma porta de entrada para a docência em geografia. Revista do

Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Universidade

Federal do Piauí, v.9, n. 1, jan. / jun. 2021. ISSN: 2318-986X.

MESQUITA, E. da C. Formação inicial, profissão docente e competências para a docência: a

visão dos futuros professores. Eduser: Revista de Educação, Vol 2(1), 2010.

SILVA, A. L. C., SOUSA, J. S. de, RIBEIRO, S. M. S., ALMEIDA, G. S. de, SILVA, S. A.

da. Programa Residência Pedagógica: As expectativas dos residentes. Revista de

Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional. Fortaleza, v. 5, e 024002,

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

ÉRIC EDUARDO SANTOS SILVA; ADRIANA DE MELLO AMORIM NOVAIS SILVA; SANDRA MARA VIEIRA OLIVEIRA. O TEXTO DIDÁTICO COMO RECURSO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 4645–4656, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2192. Acesso em: 15 maio. 2025.