O TEXTO DIDÁTICO COMO RECURSO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Formação de professores, Residência Pedagógica, Texto didáticoResumo
O presente relato de experiência tem como objetivo analisar concepções acerca do uso de materiais
pedagógicos para além do livro didático, especificamente o uso de textos didáticos para turmas do
Ensino Médio, por meio das atividades realizadas pelos bolsistas da Residência Pedagógica do curso de
Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista (BA). Durante a
graduação, o uso de livro didático é pauta de debates recorrentes como por exemplo o processo de
escolhê-lo, a análise do currículo e a vivência de quem os confecciona, contudo foi percebido algumas
diferenças quando este conteúdo é trabalhado por meio de textos didáticos. Apesar do objetivo do livro
didático e dos textos didáticos serem os mesmos, construir conhecimento, a ferramenta aqui apresentada
possui suas particularidades que não são trabalhados na fase teórica da graduação. Assim, esse trabalho
aponta as potencialidades e limitações do uso do texto didático no âmbito do ensino médio enquanto
professor em formação.
Downloads
Referências
ARCADINHO, A.; FOLQUE, M. A.; COSTA, C. L. da. Dimensão investigativa, docência e
formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura. Rev. Est. e Pesq. em
Educação, Juiz de Fora, v. 22, n. 1, p. 5-23, jan./abr. 2020.
FERREIRA, A. L., GOMES, G. K., HENNING, L. M. P. Educação Emancipadora:
Contribuições da Teoria Freiriana e das Teorias Histórico-Cultural e Histórico-Crítica.
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp. 1, p. 0703-
, mar. 2022.
MARTINS JÚNIOR, L.; Lopes, C. I. de C. e MARTINS, R. E. M. W. Programa de
Residência Pedagógica: uma porta de entrada para a docência em geografia. Revista do
Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Universidade
Federal do Piauí, v.9, n. 1, jan. / jun. 2021. ISSN: 2318-986X.
MESQUITA, E. da C. Formação inicial, profissão docente e competências para a docência: a
visão dos futuros professores. Eduser: Revista de Educação, Vol 2(1), 2010.
SILVA, A. L. C., SOUSA, J. S. de, RIBEIRO, S. M. S., ALMEIDA, G. S. de, SILVA, S. A.
da. Programa Residência Pedagógica: As expectativas dos residentes. Revista de
Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional. Fortaleza, v. 5, e 024002,
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.