A CATEGORIA FREIREANA “INÉDITO VIÁVEL” NA PRODUÇÃO DE NARRATIVAS SOBRE A DOCÊNCIA EM CLASSES MULTISSERIADAS
Palavras-chave:
Formação Docente, Autobiografia, Inédito ViávelResumo
Trata-se de uma pesquisa doutoral, em andamento, que tem como Objetivo Geral
“Verificar se e como a produção de narrativas autobiográficas influencia a
compreensão do ‘eu professor’ de classes multisseriadas acerca do que ele (não)faz
em suas práticas pedagógicas, a fim de (re)pensar sobre a sua docência, a partir de
‘inéditos viáveis’ na acepção freireana”. A fim de responder a nossa Questão de
Pesquisa “A produção de narrativas autobiográficas pode impactar na compreensão
do ‘eu professor’ de classes multisseriadas, (re)dimensionando, por meio do trabalho
discursivo com memórias, representações e posturas responsivas frente aos propícios
e desafios das práticas pedagógicas, de modo a refletir e, ao mesmo tempo, ser
reflexo de ‘inéditos viáveis’, na acepção freireana?”, defendemos o percurso teórico
e metodológico no prisma de uma Pesquisa Qualitativa com Abordagem
Autobiográfica, sendo a escolha inicial por materiais biográficos primários, ou seja,
materiais orais e escritos produzidos pelos próprios colaboradores da pesquisa -
docentes de classes multisseriadas. Vamos operacionalizar os resultados com corpus
da pesquisa (as narrativas autobiográficas) procurando verificar o que os dados
registram dos “inéditos viáveis” e, nessa medida, como cada colaborador(a) se
posiciona frente ao que faz ou deixa de fazer como “eu professor”. Desta forma,
considerando a importância de uma pesquisa que envolva seus colaboradores de
forma reflexiva, proporcionando empoderamento necessário para (re)pensar sobre
questões relacionadas a sua formação docente, suas representações e os “inéditos
viáveis”, defendemos a potencialidade da colaboração do grupo relacionada a
narrativas de memórias de si.
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