A CATEGORIA FREIREANA “INÉDITO VIÁVEL” NA PRODUÇÃO DE NARRATIVAS SOBRE A DOCÊNCIA EM CLASSES MULTISSERIADAS

Autores

Palavras-chave:

Formação Docente, Autobiografia, Inédito Viável

Resumo

Trata-se de uma pesquisa doutoral, em andamento, que tem como Objetivo Geral
“Verificar se e como a produção de narrativas autobiográficas influencia a
compreensão do ‘eu professor’ de classes multisseriadas acerca do que ele (não)faz
em suas práticas pedagógicas, a fim de (re)pensar sobre a sua docência, a partir de
‘inéditos viáveis’ na acepção freireana”. A fim de responder a nossa Questão de
Pesquisa “A produção de narrativas autobiográficas pode impactar na compreensão
do ‘eu professor’ de classes multisseriadas, (re)dimensionando, por meio do trabalho
discursivo com memórias, representações e posturas responsivas frente aos propícios
e desafios das práticas pedagógicas, de modo a refletir e, ao mesmo tempo, ser
reflexo de ‘inéditos viáveis’, na acepção freireana?”, defendemos o percurso teórico
e metodológico no prisma de uma Pesquisa Qualitativa com Abordagem
Autobiográfica, sendo a escolha inicial por materiais biográficos primários, ou seja,
materiais orais e escritos produzidos pelos próprios colaboradores da pesquisa -
docentes de classes multisseriadas. Vamos operacionalizar os resultados com corpus
da pesquisa (as narrativas autobiográficas) procurando verificar o que os dados
registram dos “inéditos viáveis” e, nessa medida, como cada colaborador(a) se
posiciona frente ao que faz ou deixa de fazer como “eu professor”. Desta forma,
considerando a importância de uma pesquisa que envolva seus colaboradores de
forma reflexiva, proporcionando empoderamento necessário para (re)pensar sobre
questões relacionadas a sua formação docente, suas representações e os “inéditos
viáveis”, defendemos a potencialidade da colaboração do grupo relacionada a
narrativas de memórias de si.

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Biografia do Autor

ANA MARIA OLIVEIRA LIMA, Southwest Bahia State University

Doutoranda em Educação – PPGEd. Mestra em Letras: Cultura,
Educação e Linguagem. Professora Assistente do
Departamento de Estudos Linguísticos e Literária (DELL) da
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Grupo de
Pesquisa: Colaboradora do Grupo de Pesquisa GELFORPE.

ESTER MARIA DE FIGUEIREDO SOUZA, Southwest Bahia State University

Professora Plena. Doutora em Educação. Pós-doutora em
Linguística. Professora do Programa de Pós-graduação em
Educação (PPGEd) da Universidade Estadual do Sudoeste da
Bahia (UESB). Colaboradora do Grupo de Pesquisa GELFORP.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

ANA MARIA OLIVEIRA LIMA; ESTER MARIA DE FIGUEIREDO SOUZA. A CATEGORIA FREIREANA “INÉDITO VIÁVEL” NA PRODUÇÃO DE NARRATIVAS SOBRE A DOCÊNCIA EM CLASSES MULTISSERIADAS. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 4726–4739, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2197. Acesso em: 8 jul. 2025.