O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO CAMPUS XX DA UNEB: CONTRIBUIÇÕES DO SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR

Autores

Palavras-chave:

Formação Docente, PIBID, Política de Formação Inicial

Resumo

O foco deste estudo são os efeitos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID),
para formação inicial, assim como para a melhoria dos cursos de licenciatura, pois a formação de
professores nos dias atuais tem se tornado cada vez mais importante, haja vista, trata-se de um tema
preocupante e que não é recente. Neste sentindo o objetivo principal é analisar como o PIBID, através
do subprojeto interdisciplinar tem contribuído no processo formativo dos futuros professores, bolsistas
do Campus XX, UNEB. A pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como aporte teórico as concepções
de Fazenda (1999), Gatti (2005 e 2014), Imbernón (2011), Pimenta (2010), entre outros. Os participantes
da pesquisa são 23 bolsistas dos cursos de licenciatura em Letras e Pedagogia da Universidade do Estado
da Bahia, Campus XX–Brumado/BA, que estão atuando na educação em escolas públicas municipais e
federal. Para a coleta de dados, utilizamos entrevista semiestruturada e os relatórios semestrais dos
bolsistas, para análise optamos pela técnica de Análise de Conteúdo. O PIBID é oportunidade na
formação inicial, para que a ação-reflexão-ação faça parte do cotidiano do futuro professor, incentivando
o ensino e a pesquisa. Os dados apontam para o estímulo que o PIBID oportuniza na Formação Docente,
na valorização dos cursos de Licenciatura, na relação teoria e prática, na inovação metodológica e na
relação universidade/escola.

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Biografia do Autor

Jaciara de Oliveira Sant´Anna Santos, Universidade do Estado da Bahia

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação da UFBA,
mestra em UFBA. Mestra em Ensino, Linguagem e Sociedade pela UNEB. Docente da
UNEB Docente do Campus XX, Brumado. Integrante do CEPEP- UESB e GEPEL-UFBA
-BA GEPEL-UFBA -BA
Emai

Andréia Cristina Freitas Barreto, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação pelo PPGE/UFBA. Mestra em Educação em
Ciências pelo C Ciências/PPGEC/UESC. Pedagoga – FAM. Docente da UESC. Integrante
do CEPE Integrante do CEPEP- UESB e GEPEL-UFBA -BA

Marcolino Sampaio dos Santos, Centro Universitário Maurício de Nassau

Doutor em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari-
UNIVATES. Mestre em Teologia e Educação pela
UFRGS/EST.
Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 9, n. 22, p. 4787 - 4799, maio, 2024.
4799
Autor 3: Especialista em Gestão Escolar pelas Faculdades Integradas
de Jacarepaguá. Docente Centro Universitário Maurício de
Nassau

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

JACIARA DE OLIVEIRA SANT´ANNA SANTOS; ANDRÉIA CRISTINA FREITAS BARRETO; MARCOLINO SAMPAIO DOS SANTOS. O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO CAMPUS XX DA UNEB: CONTRIBUIÇÕES DO SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 4787–4799, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2201. Acesso em: 8 jul. 2025.