O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO CAMPUS XX DA UNEB: CONTRIBUIÇÕES DO SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR
Palavras-chave:
Formação Docente, PIBID, Política de Formação InicialResumo
O foco deste estudo são os efeitos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID),
para formação inicial, assim como para a melhoria dos cursos de licenciatura, pois a formação de
professores nos dias atuais tem se tornado cada vez mais importante, haja vista, trata-se de um tema
preocupante e que não é recente. Neste sentindo o objetivo principal é analisar como o PIBID, através
do subprojeto interdisciplinar tem contribuído no processo formativo dos futuros professores, bolsistas
do Campus XX, UNEB. A pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como aporte teórico as concepções
de Fazenda (1999), Gatti (2005 e 2014), Imbernón (2011), Pimenta (2010), entre outros. Os participantes
da pesquisa são 23 bolsistas dos cursos de licenciatura em Letras e Pedagogia da Universidade do Estado
da Bahia, Campus XX–Brumado/BA, que estão atuando na educação em escolas públicas municipais e
federal. Para a coleta de dados, utilizamos entrevista semiestruturada e os relatórios semestrais dos
bolsistas, para análise optamos pela técnica de Análise de Conteúdo. O PIBID é oportunidade na
formação inicial, para que a ação-reflexão-ação faça parte do cotidiano do futuro professor, incentivando
o ensino e a pesquisa. Os dados apontam para o estímulo que o PIBID oportuniza na Formação Docente,
na valorização dos cursos de Licenciatura, na relação teoria e prática, na inovação metodológica e na
relação universidade/escola.
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