CURRÍCULO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Celiane do Lago Novaes Côrtes
  • Valquíria Dias De Almeida Southwest Bahia State University image/svg+xml

Palavras-chave:

Aprendizagem, Inclusão, Deficiência intelectual

Resumo

O presente artigo pretende proporcionar uma análise e reflexão a respeito da inclusão do aluno com
deficiência intelectual no Ensino Regular por meio dos seguintes questionamentos: Como vem sendo
feitas as mudanças nos currículos para a inclusão dos alunos com deficiência intelectual? Os professores
estão preparados para trabalhar com alunos com deficiência intelectual? Quais práticas pedagógicas vêm
sendo usadas para esse público em especial? Sendo assim, o objetivo deste estudo foi compreender o
currículo, formação de professores e práticas pedagógicas no processo de inclusão escolar do aluno com
deficiência intelectual, trazendo a definição da mesma e compreendendo a importância do ensino
colaborativo no processo de aprendizagem do aluno com esse tipo de deficiência. Para a realização desta
pesquisa, a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, por meio de livros, artigos científicos e
revistas de sites confiáveis de autores conceituados como Santos (2012), (Mantoan (1997), Almeida
(2012) e outros que serviram como suporte teórico para elaboração do trabalho e esse estudo é resultado
de reflexões referente à fundamentação teórica assentada numa abordagem qualitativa fundamentada
em autores que discutem a temática, partindo do tema central. Entende-se que é necessária a aplicação
de uma proposta diferenciada que atenda às reais necessidades desses alunos, oferecendo apoio entre
professores de ensino regular e de sala de recursos, sendo que a principal conscientização deve vir da
família, e o papel da escola é criar momentos que incluam este aluno. Portanto, essa pesquisa é relevante,
pois, vai trazer novas perspectivas sobre a temática.

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Biografia do Autor

Celiane do Lago Novaes Côrtes

Graduada em
Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da
Bahia – UESB e 2ª licenciatura em Letras Libras
(UNIASSELVI). Pós-graduada em Linguística
(UESB) e pós-graduada em Libras (UNIP)

Valquíria Dias De Almeida, Southwest Bahia State University

Graduada em Filosofia
pela Universidade Estadual do Sudoeste da BahiaUESB. Graduada em Letras pela Universidade
Estadual de Santa Cruz- UESC. Mestra em
Educação – UESB. Doutoranda em Educação –
UESB, Professora da Universidade do Estado da
Bahia – UNEB Campus IV

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

CELIANE DO LAGO NOVAES CÔRTES; VALQUÍRIA DIAS DE ALMEIDA. CURRÍCULO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 4838–4849, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2204. Acesso em: 15 maio. 2025.