CURRÍCULO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Palavras-chave:
Aprendizagem, Inclusão, Deficiência intelectualResumo
O presente artigo pretende proporcionar uma análise e reflexão a respeito da inclusão do aluno com
deficiência intelectual no Ensino Regular por meio dos seguintes questionamentos: Como vem sendo
feitas as mudanças nos currículos para a inclusão dos alunos com deficiência intelectual? Os professores
estão preparados para trabalhar com alunos com deficiência intelectual? Quais práticas pedagógicas vêm
sendo usadas para esse público em especial? Sendo assim, o objetivo deste estudo foi compreender o
currículo, formação de professores e práticas pedagógicas no processo de inclusão escolar do aluno com
deficiência intelectual, trazendo a definição da mesma e compreendendo a importância do ensino
colaborativo no processo de aprendizagem do aluno com esse tipo de deficiência. Para a realização desta
pesquisa, a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, por meio de livros, artigos científicos e
revistas de sites confiáveis de autores conceituados como Santos (2012), (Mantoan (1997), Almeida
(2012) e outros que serviram como suporte teórico para elaboração do trabalho e esse estudo é resultado
de reflexões referente à fundamentação teórica assentada numa abordagem qualitativa fundamentada
em autores que discutem a temática, partindo do tema central. Entende-se que é necessária a aplicação
de uma proposta diferenciada que atenda às reais necessidades desses alunos, oferecendo apoio entre
professores de ensino regular e de sala de recursos, sendo que a principal conscientização deve vir da
família, e o papel da escola é criar momentos que incluam este aluno. Portanto, essa pesquisa é relevante,
pois, vai trazer novas perspectivas sobre a temática.
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