A GEOGRAFIA NO BRASIL: Desafios e Perspectivas

Autores

Palavras-chave:

Educação, Geografia

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o contexto histórico da Geografia no Brasil,
observando os avanços obtidos pela classe docente e os desafios enfrentados ao longo das
últimas décadas, tendo em vista que durante muito tempo a Geografia não foi considerada algo
relevante e que os conteúdos discutidos eram assuntos subjacentes às aulas de gramática, com
temáticas diversas, como relatos de viagem, curiosidades, relatórios estatísticos sobre países,
astronomia, dentre outros. Aliado a isso, as diversas problemáticas da educação no Brasil, como
a pouca valorização dos professores e da escola pelo poder público, a evasão escolar, a
existência de crianças não alfabetizadas na idade correta, além de docentes exaustos por
trabalharem em turmas superlotadas ou por ministrarem disciplinas que não fazem parte da sua
formação, são frutos de uma história colonial marcada pela exploração, violência e
discriminação.

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Biografia do Autor

Beatriz Vilarino da Silva

Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da
Bahia.

Vilomar Sandes Sampaio, Southwest Bahia State University

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Professor
Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

BEATRIZ VILARINO DA SILVA; VILOMAR SANDES SAMPAIO. A GEOGRAFIA NO BRASIL: Desafios e Perspectivas. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 5008–5021, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2217. Acesso em: 8 jul. 2025.

Edição

Seção

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO