O USO DA PEDAGOGIA SOCIAL E DA PEDAGOGIA AFETIVA NA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E SEU IMPACTO NA SOCIEDADE

Autores

Palavras-chave:

Educação, Pedagogia social, Pedagogia afetiva

Resumo

No senso comum a pedagogia é equivocadamente resumida a área da educação infantil e seus
profissionais são rotulados como agentes recreativos, erro este que além de diminuir a abrangência e
importância dessa ciência acaba desmotivando muitos de ingressarem na área por não conhecerem as
suas inúmeras vertentes, algumas quais serão abordadas no presente trabalho que tem por objetivo
geral analisar a interconexão entre a pedagogia social e a pedagogia afetiva no contexto do processo
de aprendizagem. Esta pesquisa propõe uma revisão bibliográfica abrangente de caráter qualitativo
sobre estes seguimentos da pedagogia, embasada por teóricos como Paulo Freire (1997), Carlos
Brandão (2006) e Maria Cândida Moraes (2010) que trazem reflexões sobre questões como: conceitos
amplos de educação, a educação formal e não formal e a ampla área de atuação da pedagogia. Ao
longo da pesquisa é ressaltada a relevância da pedagogia social ao lidar com questões sociais e a
formação de cidadãos conscientes, destacando seu papel na ressocialização de pessoas marginalizadas,
já a pedagogia afetiva é apresentada como reconhecimento da importância das emoções na
aprendizagem, destacando o papel do afeto no desenvolvimento humano. O resultado da pesquisa
destacou a complexa correlação entre essas abordagens, enfatizando a importância de equilibrar as
dimensões sociais e emocionais para uma educação holística e na formação integral dos indivíduos.

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Biografia do Autor

Amanda Almeida Oliveira, Faculdade Uninassau

Estudante do curso de Pedagogia da Faculdade Uninassau, interessa
pelas áreas da Pedagogia Social e a Pedagogia Montessoriana. Tem
experiência na Educação Infantil e Educação Social.

Marcolino Sampaio dos Santos, Faculdade Uninassau

Doutor em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari, professor
da Faculdade Uninassau, coordenador pedagógico da Educação
Básica. Pesquisador das seguintes áreas: Formação de Professores,
Gestão Escolar, Currículo, Educação do Campo e Educação de
Jovens e Adultos.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

AMANDA ALMEIDA OLIVEIRA; MARCOLINO SAMPAIO DOS SANTOS. O USO DA PEDAGOGIA SOCIAL E DA PEDAGOGIA AFETIVA NA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E SEU IMPACTO NA SOCIEDADE. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 5022–5032, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2218. Acesso em: 8 jul. 2025.

Edição

Seção

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO