O USO DA PEDAGOGIA SOCIAL E DA PEDAGOGIA AFETIVA NA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E SEU IMPACTO NA SOCIEDADE
Palavras-chave:
Educação, Pedagogia social, Pedagogia afetivaResumo
No senso comum a pedagogia é equivocadamente resumida a área da educação infantil e seus
profissionais são rotulados como agentes recreativos, erro este que além de diminuir a abrangência e
importância dessa ciência acaba desmotivando muitos de ingressarem na área por não conhecerem as
suas inúmeras vertentes, algumas quais serão abordadas no presente trabalho que tem por objetivo
geral analisar a interconexão entre a pedagogia social e a pedagogia afetiva no contexto do processo
de aprendizagem. Esta pesquisa propõe uma revisão bibliográfica abrangente de caráter qualitativo
sobre estes seguimentos da pedagogia, embasada por teóricos como Paulo Freire (1997), Carlos
Brandão (2006) e Maria Cândida Moraes (2010) que trazem reflexões sobre questões como: conceitos
amplos de educação, a educação formal e não formal e a ampla área de atuação da pedagogia. Ao
longo da pesquisa é ressaltada a relevância da pedagogia social ao lidar com questões sociais e a
formação de cidadãos conscientes, destacando seu papel na ressocialização de pessoas marginalizadas,
já a pedagogia afetiva é apresentada como reconhecimento da importância das emoções na
aprendizagem, destacando o papel do afeto no desenvolvimento humano. O resultado da pesquisa
destacou a complexa correlação entre essas abordagens, enfatizando a importância de equilibrar as
dimensões sociais e emocionais para uma educação holística e na formação integral dos indivíduos.
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