A PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA TEÓRICA DE PAULO FREIRE E MIKHAIL BAKHTIN: referências para uma prática docente libertadora e responsável

Autores

Palavras-chave:

Ato responsável, Educação para a liberdade, Prática docente

Resumo

Este trabalho bibliográfico tem como objetivo principal refletir sobre a prática docente
na perspectiva bakhtiniana, como um ato responsável, e dialógica e libertadora, na
perspectiva freiriana. A prática docente, enquanto ato responsável perpassa pela
dialogicidade nas dimensões sociais, políticas, culturais, éticas e estéticas. A partir
de Paulo Freire e Mikhail Bakhtin compreendemos que através de uma educação
dialógica é possível práticas contrárias ao “antidiálogo”, onde os sujeitos são
objetificados e impedidos de dizerem suas palavras. Para ambos os autores, o ser
humano, enquanto um ser em permanente construção, só é humano porque diz a
sua palavra é ouvido, visto, tocado, ou seja, é na comunicação e na inter-relação
que o ser humano existe de forma ativa e constitui-se sujeito. Desse modo,
concluímos que, uma prática docente responsável e dialógica implica reconhecer a
singularidade de cada educando e sua posição na sociedade. Isso requer um
compromisso ético com o diálogo e a transformação social. A prática docente deve
instigar os estudantes a pensarem criticamente, a serem agentes de mudança em
suas comunidades e valorizarem a diversidade e o debate de ideias.

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Biografia do Autor

Adenaide Amorim Lima, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Filosofia na Universidade de Santa Maria
(PPGF/UFSM); Mestre em Educação pela Universidade
Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED/UESB); Licenciada
em Pedagogia e Filosofia.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

ADENAIDE AMORIM LIMA. A PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA TEÓRICA DE PAULO FREIRE E MIKHAIL BAKHTIN: referências para uma prática docente libertadora e responsável. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 5047–5061, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2220. Acesso em: 8 jul. 2025.

Edição

Seção

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO