A PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA TEÓRICA DE PAULO FREIRE E MIKHAIL BAKHTIN: referências para uma prática docente libertadora e responsável
Palavras-chave:
Ato responsável, Educação para a liberdade, Prática docenteResumo
Este trabalho bibliográfico tem como objetivo principal refletir sobre a prática docente
na perspectiva bakhtiniana, como um ato responsável, e dialógica e libertadora, na
perspectiva freiriana. A prática docente, enquanto ato responsável perpassa pela
dialogicidade nas dimensões sociais, políticas, culturais, éticas e estéticas. A partir
de Paulo Freire e Mikhail Bakhtin compreendemos que através de uma educação
dialógica é possível práticas contrárias ao “antidiálogo”, onde os sujeitos são
objetificados e impedidos de dizerem suas palavras. Para ambos os autores, o ser
humano, enquanto um ser em permanente construção, só é humano porque diz a
sua palavra é ouvido, visto, tocado, ou seja, é na comunicação e na inter-relação
que o ser humano existe de forma ativa e constitui-se sujeito. Desse modo,
concluímos que, uma prática docente responsável e dialógica implica reconhecer a
singularidade de cada educando e sua posição na sociedade. Isso requer um
compromisso ético com o diálogo e a transformação social. A prática docente deve
instigar os estudantes a pensarem criticamente, a serem agentes de mudança em
suas comunidades e valorizarem a diversidade e o debate de ideias.
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