ANÁLISES ACERCA DOS CONCEITOS DE BRANQUITUDE E NEGRITUDE NO CURRÍCULO ESCOLAR

Autores

Palavras-chave:

Branquitude, Currículo, DCRB, Ensino Médio, Juventudes, Negritude

Resumo

Quando pensamos a branquitude no contexto escolar é perceptível como se constitui
um campo de silêncio do currículo. Assim, compreender o debate acerca do que são
os efeitos sociais que este silêncio produz, e a investigação da reverberação dos
processos históricos que o constituíram, é o desafio para esse trabalho que compõem
minha pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso. À vista disso, o presente trabalho
tem como objetivo gera realizar uma breve análise sobre como a branquitude e a
negritude ecoam no currículo do ensino médio baiano. Portanto, trata-se de uma
pesquisa documental, tendo como campo empírico o Documento Referencial
Curricular da Bahia (DCRB), com fundamentação teórica amparada pelos
pensamentos de Nilma Lino Gomes; Kabengele Munanga, Maria Aparecida Bento e
Lia Vainer Schucman. Por conseguinte, constatamos que o currículo se configura
como um instrumento de disputa, logo, os estudos acerca desses conceitos
mencionados são formas de problematizar sua recorrência no ambiente escolar e os
efeitos sobre os seus públicos: a juventudes negras e não negras.

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Biografia do Autor

Maria Luíza Amaral de Jesus Andrade, Southwest Bahia State University

Concluinte do curso de licenciatura em Ciências Sociais pela UESB,
graduanda em Letras Modernas pela Unigranrio. Atua como colaboradora
nos grupos: Oju Obirin e Viva 's relacionados a epistemologias feministas.
Atua e pesquisa, na área das relações étnico-raciais, branquitude, negritude
e práticas curriculares, na qual é o tema intitulado da sua monografia de
conclusão de curso.

Yan Caique de Souza Barros, Southwest Bahia State University

Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário de Tecnologia e
Ciências, atua no contexto clínico a partir da abordagem fenomenológicaexistencial, atualmente é mestrando no Programa de Pós-graduação em
Educação – PPGED/UESB, tem como interesse de pesquisa temas
relacionados aos tensionamentos existentes entre psicologia e educação,
processos de psicologização, patologização e medicalização da educação
e da vida, bem como os atravessamentos da contemporaneidade nas
formas de sofrimento existencial e adoecimento psíquico.

José Miranda Oliveira Júnior, Southwest Bahia State University

Mestre e doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em
Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e especialista em
Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça pela Universidade Federal da
Bahia. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa
Cruz e também é licenciado em Ciências Sociais pela mesma instituição.
Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e
coordenador do Programa de Educação Tutorial Institucional da UESB,
Subprojeto PETI Ciências Sociais, membro do Grupo de Estudos e Pesquisa
em Práticas Curriculares e Educativas (GEPPCE) do Programa de pósgraduação em Educação da UESB.

Nubia Regina Moreira, Southwest Bahia State University

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de
Janeiro (1995) e mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de
Campinas (2007) e Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília
(2013) .Realizou Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em
Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPED-UERJ),
como bolsista PNPD-CAPES .Professora Titular da Universidade Estadual do
Sudoeste da Bahia - (UESB). Professora permanente do Programa de Pósgraduação em Educação (PPGEd-UESB)

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

MARIA LUÍZA AMARAL DE JESUS ANDRADE; YAN CAIQUE DE SOUZA BARROS; JOSÉ MIRANDA OLIVEIRA JÚNIOR; NUBIA REGINA MOREIRA. ANÁLISES ACERCA DOS CONCEITOS DE BRANQUITUDE E NEGRITUDE NO CURRÍCULO ESCOLAR. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 5110–5122, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2225. Acesso em: 15 maio. 2025.

Edição

Seção

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO