ANÁLISES ACERCA DOS CONCEITOS DE BRANQUITUDE E NEGRITUDE NO CURRÍCULO ESCOLAR
Palavras-chave:
Branquitude, Currículo, DCRB, Ensino Médio, Juventudes, NegritudeResumo
Quando pensamos a branquitude no contexto escolar é perceptível como se constitui
um campo de silêncio do currículo. Assim, compreender o debate acerca do que são
os efeitos sociais que este silêncio produz, e a investigação da reverberação dos
processos históricos que o constituíram, é o desafio para esse trabalho que compõem
minha pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso. À vista disso, o presente trabalho
tem como objetivo gera realizar uma breve análise sobre como a branquitude e a
negritude ecoam no currículo do ensino médio baiano. Portanto, trata-se de uma
pesquisa documental, tendo como campo empírico o Documento Referencial
Curricular da Bahia (DCRB), com fundamentação teórica amparada pelos
pensamentos de Nilma Lino Gomes; Kabengele Munanga, Maria Aparecida Bento e
Lia Vainer Schucman. Por conseguinte, constatamos que o currículo se configura
como um instrumento de disputa, logo, os estudos acerca desses conceitos
mencionados são formas de problematizar sua recorrência no ambiente escolar e os
efeitos sobre os seus públicos: a juventudes negras e não negras.
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