O ENSINO DE FILOSOFIA E SUAS POSSIBILIDADES: NOTAS PARA UMA PRÁTICA EDUCATIVA RIZOMÁTICA
Palavras-chave:
Ensino, Filosofia, Pratica EducativaResumo
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma análise crítica acerca do retorno do
ensino de Filosofia a grade curricular das escolas brasileiras e sua correlação com as Práticas educativas.
A questão problema é: Quais os entraves e desafios enfrentados para o ensino de filosofia? Como podem
as práticas educativas serem aliadas para o enfrentamento deste processo? O percurso metodológico
adotado foi constituído por uma pesquisa qualitativa, para produção dos dados, utilizamos de pesquisas
bibliográficas com uma interpretação da literatura filosófica tomando como base uma correlação da
filosofia em Gilles Deleuze e Felix Guattari (1995) para a construção de uma Prática Educativa
rizomática, para o entendimento de Prática Educativa nos utilizamos das perspectivas teóricas de Zabala
(1998), Mota (2010), entre outros que subsidiaram esse estudo. Os resultados desta pesquisa anunciam
que ainda existem inúmeros obstáculos para o ensino de filosofia nas escolas brasileiras, e o quanto uma
prática educativa rizomática pode vim a contribuir com a superação destes entraves.
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