O ENSINO DE FILOSOFIA E SUAS POSSIBILIDADES: NOTAS PARA UMA PRÁTICA EDUCATIVA RIZOMÁTICA

Autores

  • Valquíria Dias De Almeida Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • Luiz Artur dos Santos Cestari Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • Celiane do Lago Novaes Côrtes
  • Mônica Araújo Santos Universidade do Estado da Bahia image/svg+xml

Palavras-chave:

Ensino, Filosofia, Pratica Educativa

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma análise crítica acerca do retorno do
ensino de Filosofia a grade curricular das escolas brasileiras e sua correlação com as Práticas educativas.
A questão problema é: Quais os entraves e desafios enfrentados para o ensino de filosofia? Como podem
as práticas educativas serem aliadas para o enfrentamento deste processo? O percurso metodológico
adotado foi constituído por uma pesquisa qualitativa, para produção dos dados, utilizamos de pesquisas
bibliográficas com uma interpretação da literatura filosófica tomando como base uma correlação da
filosofia em Gilles Deleuze e Felix Guattari (1995) para a construção de uma Prática Educativa
rizomática, para o entendimento de Prática Educativa nos utilizamos das perspectivas teóricas de Zabala
(1998), Mota (2010), entre outros que subsidiaram esse estudo. Os resultados desta pesquisa anunciam
que ainda existem inúmeros obstáculos para o ensino de filosofia nas escolas brasileiras, e o quanto uma
prática educativa rizomática pode vim a contribuir com a superação destes entraves.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valquíria Dias De Almeida, Southwest Bahia State University

Graduada em Filosofia pela
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB.
Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Santa
Cruz- UESC. Mestra em Educação – UESB. Doutoranda em
Educação – UESB; Professora da Universidade do Estado da
Bahia – UNEB Campus VI.

Luiz Artur dos Santos Cestari, Southwest Bahia State University

Graduado em Pedagogia
(1997), Mestre em Educação (2000) e Doutor em Educação
pela Universidade Federal de Pernambuco; atualmente é
Professor Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da
Bahia. Desenvolve pesquisas sobre a circulação de ideias no
campo educacional no Brasil e orienta pesquisas em
programas de pós-graduação: o PPGEd/UESB (Programa de
Pós-Graduação em Educação) e o PPGCA/UESB (Programa
de Pós-Graduação em Ciências Ambientais). Além disso, atua
como professor e orientador do mestrado e doutorado do
PPGE/UFPE.

Celiane do Lago Novaes Côrtes

Graduada em Letras pela
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB e 2ª
licenciatura em Letras Libras (UNIASSELVI). Pós-graduada
em Linguística (UESB) e pós-graduada em Libras (UNIP).

Mônica Araújo Santos, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda do 7º semestre de Letras, Língua Portuguesa e
Literaturas da Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

Referências

ÁVILA, C. de. Filosofia no II grau: Documento de Brasília. In: A Política da Filosofia no II

grau Rio de Janeiro: SEAF, 1986

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

HADOT, P. O que é a filosofia antiga? São Paulo: Loyola, 2014.

Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 9, n. 23, p.5150 - 5164, maio, 2024.

KOHAN, Walter Omar. Infância: entre a educação e a filosofia. Belo Horizonte:

Autêntica, 2003.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994

MOTA, F.A.B.; CABRAL, C.L.O. A prática educativa através dos tempos: dos antigos

aos pós-modernos. EccoS,São Paulo,n3I,p 207-233.maio/ago.2013.

OLIVEIRA, L. (2016). Dossiê Pierre Hadot: a filosofia como modo de vida. Archai, nº 18,

sept.- dec., p. 285- 289.

PEGORARO, O. Filosofia: a ressurreição depois do banimento. In: A política da filosofia no

II grau. SEAF, 1986.

RODHEN, V. A filosofia prática, sua relevância e atualidade. Debates filosóficos. Rio de

Janeiro, n. 2, 1980.

ROUSSEAU, J. EmílIo ou da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

SEAF. A reforma do ensino e a filosofia no II grau. Correio do Povo. Porto Alegre, 1978.

VÁZQUEZ, Adolfo Sanchez. Filosofia da práxis. Expressão Popular, 2007.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul,

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

VALQUÍRIA DIAS DE ALMEIDA; LUIZ ARTUR DOS SANTOS CESTARI; CELIANE DO LAGO NOVAES CÔRTES; MÔNICA ARAÚJO SANTOS. O ENSINO DE FILOSOFIA E SUAS POSSIBILIDADES: NOTAS PARA UMA PRÁTICA EDUCATIVA RIZOMÁTICA . Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 5150–5164, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2228. Acesso em: 8 jul. 2025.

Edição

Seção

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO