VAMOS FALAR SOBRE A REMEMORAÇÃO DE LEGADOS ESQUECIDOS, VAMOS FALAR SOBRE AS 5 MATRIZES PEDAGÓGICAS DO MST E A PEDAGOGIA SOCIALISTA
Palavras-chave:
Pedagogia do MST, Pedagogia Socialista, Matrizes pedagógicas do MSTResumo
O pôr teleológico desse artigo é ser radical, isto é, ir a raiz das matrizes da pedagogia
do MST para problematizar o caráter despudoradamente revolucionário e
diligentemente pouco conhecido das 5 matrizes pedagógicas que dão sustentação a
educação desse movimento social rural. A saber, nessa produção são apresentados
pontos fundamentais para a explicação do que é a pedagogia da luta social; a
pedagogia da organização coletiva; a pedagogia da terra; a pedagogia da cultura e a
pedagogia da história. Sistematizada por Roseli Salete Caldart no livro Pedagogia do
Movimento Sem Terra. Escola é mais que escola (2000), tal pedagogia inspira-se no
legado educacional construído pelos educadores socialistas que se projetaram
historicamente a partir da Revolução Russa (1917), instaurando na educação
brasileira, a partir de 1984 – ano de criação do MST – a ideação da mediação entre
trabalho ontológico e educação omnilateral, com o fim precípuo de problematizar as
contradições da reconhecida “escola bancária”. E só por essa intencionalidade
programática do trabalho que a Pedagogia do MST realiza, afirma-se que a Pedagogia
do MST instaura-se num campo de disputas bastante tenso com a visão ideológica
bancária, dessas disputas resultando a criminalização dessa pedagogia e do
movimento em sua totalidade.
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