INVESTIGAÇÕES SOBRE O SUJEITO QUILOMBOLA NA POLÍTICA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO DA BAHIA
Palavras-chave:
Currículo, Educação quilombola, Práticas pedagógicasResumo
O presente trabalho se configura numa pesquisa, ainda em andamento, que visa uma
tese de doutorado que se propõe a investigar o sujeito quilombola na política curricular
do Ensino Médio da Bahia, fazendo uma comparação entre as Diretrizes Nacionais
para Educação Escolar Quilombola e a Diretriz Estadual para Educação Escolar
Quilombola apontando suas semelhanças e diferenças a partir do conceito de território
do Sudoeste da Bahia e, além disso, estabelecer uma reflexão crítica e histórica sobre
o conceito de currículo e como se deu e se dá o percurso da tradução curricular a
respeito dos povos quilombolas para a formulação das Diretrizes Nacional e Estadual
que visam políticas educacionais. A pesquisa se constituirá em três etapas: o primeiro
momento fomentado por uma pesquisa documental, O segundo momento para
obtenção dos dados que visa responder a pergunta da pesquisa é a ida ao campo, ou
seja, escolas quilombolas e, por fim, a terceira etapa da une o mapeamento a respeito
do quantitativo de alunos e alunas que comprovaram ser moradores(as) de
comunidade(s) remanescente(s) de quilombo através de declaração de moradia
registrada na Fundação Cultural Palmares, bem como quais cursos
ocupam/ocuparam na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (campus Vitória
da Conquista) e entrevistas semi-estruturadas com a intencionalidade de saber a(s)
trajetória(s) de alguns desses sujeitos
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