INVESTIGAÇÕES SOBRE O SUJEITO QUILOMBOLA NA POLÍTICA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO DA BAHIA

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Educação quilombola, Práticas pedagógicas

Resumo

O presente trabalho se configura numa pesquisa, ainda em andamento, que visa uma
tese de doutorado que se propõe a investigar o sujeito quilombola na política curricular
do Ensino Médio da Bahia, fazendo uma comparação entre as Diretrizes Nacionais
para Educação Escolar Quilombola e a Diretriz Estadual para Educação Escolar
Quilombola apontando suas semelhanças e diferenças a partir do conceito de território
do Sudoeste da Bahia e, além disso, estabelecer uma reflexão crítica e histórica sobre
o conceito de currículo e como se deu e se dá o percurso da tradução curricular a
respeito dos povos quilombolas para a formulação das Diretrizes Nacional e Estadual
que visam políticas educacionais. A pesquisa se constituirá em três etapas: o primeiro
momento fomentado por uma pesquisa documental, O segundo momento para
obtenção dos dados que visa responder a pergunta da pesquisa é a ida ao campo, ou
seja, escolas quilombolas e, por fim, a terceira etapa da une o mapeamento a respeito
do quantitativo de alunos e alunas que comprovaram ser moradores(as) de
comunidade(s) remanescente(s) de quilombo através de declaração de moradia
registrada na Fundação Cultural Palmares, bem como quais cursos
ocupam/ocuparam na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (campus Vitória
da Conquista) e entrevistas semi-estruturadas com a intencionalidade de saber a(s)
trajetória(s) de alguns desses sujeitos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Miranda Oliveira Júnior, Southwest Bahia State University

Mestre e doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação
em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz.
Docente da (UESB) e coordenador do Subprojeto PETI Ciências
Sociais, membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas
Curriculares e Educativas (GEPPCE) do Programa de pós-graduação
em Educação da UESB.

Nubia Regina Moreira, Southwest Bahia State University

Professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
(UESB). Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de
Campinas (2007) e Doutora em Sociologia pela Universidade de
Brasília (2013).

Reginaldo Santos Pereira, Southwest Bahia State University

Professor adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2008) e
Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2015). PróReitor de Graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Referências

BAHIA. Documento Curricular Referencial da Bahia para o Ensino Médio (v. 2) /

Secretaria da Educação do Estado da Bahia. – Rio de Janeiro: FGV Editora, 2022.

CANDAU, V. M. F. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática

pedagógica. In: MOREIRA, A.F.B.; CANDAU, V.M.F. (Org.). Multiculturalismo:

diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p.

-37

DESTRO, D. S.; SANTOS, G.; RAMOS, R. B. Pesquisa em educação e a Teoria

do discurso: a produção textual no simpósio pós-estruturalismo e teoria social.

Revista Espaço do Currículo, v. 15, n. 2, p. 1-13, 2022

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas

lutas por emancipação. Petrópolis: RJ, Vozes, 2017

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de. Janeiro:

Lamparina, 2014.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Cia das Letras,1995.

LACLAU, Ernesto. Emancipação e Diferença. Rio de Janeiro: Editoria da

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2011.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias do Currículo. São Paulo:

Cortez, 2011.

MOURA, Clóvis. Os Quilombos e a Rebelião Negra. São Paulo: Brasiliense, 1981

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, Técnica e Arte: o desafio da pesquisa

social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria,

método e criatividade. Petrópolis: Ed. Vozes, 2019. p. 9-28

MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. 4. ed. Belo Horizonte:

Autêntica Editora, 2019.

NASCIMENTO, Abdias. O Quilombismo: documentos de uma militância panafricanista. 3º ed. São Paulo – SP: Editora Perspectiva, 2019.

NASCIMENTO, Beatriz. Uma história feita por mãos negras: relações raciais,

quilombos e movimentos. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.

OLIVEIRA, Amurabi. Etnografia para educadores. São Paulo: Editora Unesp, 2023.

SACRISTÁN, José Gimeno. O Currículo: Uma Reflexão Sobre a Prática. Porto

Alegre: Penso, 2017.

SOUZA, J. E. de ., & GIACOMONI, C. . (2021). Análise documental como

Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 9, n. 23, p. 5208 - 5224, maio, 2024.

ferramenta metodológica em história da educação: um olhar para pesquisas locais.

Cadernos CERU, 32(1), 139-156.

WEIZENMANN, Mateus. Foucault : sujeito, poder e saber. Pelotas : NEPFil online,

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e

conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn.

Identidade e diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. 14. ed. Petrópolis -

Rj: Editora Vozes, 2014. p. 7-20

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

JOSÉ MIRANDA OLIVEIRA JÚNIOR; NUBIA REGINA MOREIRA; REGINALDO SANTOS PEREIRA. INVESTIGAÇÕES SOBRE O SUJEITO QUILOMBOLA NA POLÍTICA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO DA BAHIA. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 5208–5224, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2232. Acesso em: 8 jul. 2025.

Edição

Seção

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO