A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UFRB

Autores

Palavras-chave:

Formação docente, PIBID, Educação do Campo

Resumo

Apresenta e discute as atividades desenvolvidas pelo Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência da Educação do Campo no Centro de Formação de
Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem por objetivo relatar
as atividades desenvolvidas no Programa durante os dezoito meses de ações,
trazendo reflexões sobre as expectativas, os aprendizados e as dificuldades, em
especial por se desenvolver em um período pandêmico que demandou o
replanejamento de todas as atividades. A exposição está organizada a partir dos três
semestres em que o Programa foi realizado, entre outubro de 2020 e março de 2022.
Ganham destaque as atividades formativas desenvolvidas com os estudantes, a
construção do inventário da realidade, as dez publicações de textos pelos estudantes
pibidianos em evento científico, a construção de planos de aula, sequências didáticas,
bem como, as limitações decorrentes da pandemia da Covid-19 e da histórica
negação de políticas públicas as comunidades do campo, das águas e das florestas.
Conclui indicando a importância do Programa na formação inicial de professores, e de
modo especial, na formação em Educação do Campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaine Zdebski da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora. Docente UFRB, no Centro de Formação de
Professores. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação do
Campo, Agroecologia e Movimentos Sociais (GECA/UFRB),
integrante da Rede latino-americana de estudos marxistas em
Educação do Campo

Referências

ANDES, Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Reportagem: Cortes de orçamento já são sentidos em universidades federais.

Maio de 2019.

CALDART, Roseli Salete, et all. Inventário da Realidade: guia metodológico para

uso nas escolas do campo. Veranópolis: Instituto de Educação Josué de Castro,

HAMMEL, Ana Cristina; et all. Complexos de Estudo – do inventário ao Plano de

Estudos. In: SAPELLI, Marlene Lucia Siebert; FREITAS, Luiz Carlos de; CALDART,

Roseli Salete (Org.). Caminhos para transformação da escola: organização do

trabalho pedagógico nas escolas do campo: ensaios sobre complexos de estudo. 1.

ed. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

PANIAGO, Rosenilde Nogueira, et all. O PIBID e a inserção à docência:

experiências, possibilidades e dilemas. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.34,

SANTOS, Josafá José dos. Et all. O inventário da realidade como um

instrumento pedagógico das escolas do campo. In: Anais do VI Fórum das

Licenciaturas da UFRB VII Seminário Institucional do PIBID UFRB II Seminário

Institucional da RP UFRB. Amargosa/BA, 2021.

SAVIANI, Dermeval. GALVÃO, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia do

“ensino” remoto. COVID-19: trabalho e saúde docente. Sindicato Nacional dos

Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES – SN). 2021.

SILVA, Flávia Braga, et. all. As contribuições do PIBID para a formação de

educadores/as do campo. In: Anais do VI Fórum das Licenciaturas da UFRB VII

Seminário Institucional do PIBID UFRB II Seminário Institucional da RP UFRB.

Amargosa/BA, 2021.

UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Suspensão de atividades

acadêmicas e administrativas. Portaria n° 322, de 17 de março de 2020.

Disponível em: https://www.ufrb.edu.br/portal/normativos-coronavirus-covid-19.

Acesso em 20 mar. 2020.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

JANAINE ZDEBSKI DA SILVA. A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UFRB. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 5300–5313, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2240. Acesso em: 15 maio. 2025.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO DO CAMPO, MOVIMENTOS SOCIAIS E RELAÇÕES COM A NATUREZA