PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO – FORMACAMPO: REFLEXÕES SOBRE OS RESULTADOS NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE ITAPARICA

Autores

Palavras-chave:

Educação do Campo, Formação de professores, Formacampo

Resumo

O presente texto apresenta a experiência do Programa de Formação de Educadores do Campo - Formacampo, no Território de Identidade Itaparica, realizado na edição do ano de 2023 e objetiva refletir sobre os resultados alcançados pelos Municípios do Território que aderiram ao Programa. Nesse viés, traz a exposição do Formacampo e descreve o Território de Identidade de Itaparica de modo a evidenciar os dados quantitativos e qualitativos, em relação à participação dos municípios que aderiram ao Programa, são eles: Chorrochó, Glória, Macururé, Paulo Afonso e Rodelas. O território teve um total de 436 cursistas inscritos e 67 escolas participaram do programa, destas, 64 estão localizadas no campo e 3 na cidade. Uma média de 200 cursistas conseguiram finalizar a formação. Em termos gerais, o Território teve uma participação ativa. Os coordenadores territoriais mediaram todo o processo entre a coordenação geral e os representantes municipais, a fim de que os cursistas obtivessem um melhor aproveitamento. Evidenciamos que as formações e atividades desenvolvidas trouxeram discussões e tensionamentos que colocam a Educação do Campo, enquanto projeto de sociedade que luta pelo direito à terra e a educação emancipadora. Portanto, esperamos que os resultados reverberem nas atividades e ações desenvolvidas nos espaços escolares e por conseguinte potencializem a qualidade da Educação nos respectivos municípios.

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Biografia do Autor

Jaqueline Braga Morais Cajaiba

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) na
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), especialista em
Psicologia da Educação, bacharela em Psicologia e Licenciada em
Letras Vernáculas pela UESC. Membra do Grupo de Estudos e
Pesquisas em Movimentos Sociais e Educação do Campo e da Cidade
(Gepemdecc) da UESB e coordenadora Territorial do Formacampo

Ana Karina Porto Viana

Licenciada em Pedagogia (UNEB). Pós-graduada em Gestão
Pública (UCSAL). Aluna especial do Programa de Pós-Graduação em
Educação (PPGED). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em
Movimentos Sociais, Diversidade, Educação do Campo e da Cidade
(GEPEMDECC).

Arlete Ramos dos Santos, Southwest Bahia State University

Pós-doutorado em Educação e Movimentos sociais (UNESP),
Doutorado e Mestrado em Educação (FAE/UFMG), Professora do
Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem
(DCHEL), Professora do Programa de Pós-graduação em Educação
da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do
Programa de Pós-graduação em Educação Mestrado Profissional em
Educação Básica (PPGE) da Universidade Estadual de Santa Cruz
(UESC). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas
Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade
(GEPEMDECC/CNPq), Coordenadora da Rede Latino Americana
de Educação do Campo - Movimentos Sociais (REDE PECC-MS) e
Coordenadora do Programa Formacampo

Referências

BAHIA, Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais Perfil dos Territórios de Identidade da Bahia. Salvador: SEI, 2023. 3 v. p. (Série territórios de identidade da Bahia, v. 3). Disponível em https://sei.ba.gov.br/images/informacoes_por/territorio/indicadores/pdf/itaparica.pdf Acesso em 15 de janeiro de 2024.

BAHIA, Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário PTDRSS Território Itaparica-BA. s/d. Disponível em: ttps://www.seplan.ba.gov.br/wpcontent/uploads/PTDS- erritorio_Itaparica.pdf Acesso em 03 de fevereiro de 2024.

CAJAIBA, Jaqueline Braga Morais; SANTOS, Arlete Ramos dos; BRITO, Valéria Souza Lima. Formação docente do/no campo: protagonismo do Programa Formação de Professores do Campo (Formacampo). Educ.Form. Fortaleza, v.7, e 8075, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8075. Acesso em 02 de março de 2024.

SANTOS, Arlete Ramos. Formação de professores do campo em municípios da Bahia. Revista Tempos E Espaços Em Educação, v.16, n. 35, e18632, 2023. Disponível em: Acesso em 15 de fevereiro de 2024.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, Cidades e Estados do

Brasil.2024. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/. Acesso em: 01 de abril de 2024.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

JAQUELINE BRAGA MORAIS CAJAIBA; ANA KARINA PORTO VIANA; ARLETE RAMOS DOS SANTOS. PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO – FORMACAMPO: REFLEXÕES SOBRE OS RESULTADOS NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE ITAPARICA. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 5485–5498, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2252. Acesso em: 13 maio. 2025.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO DO CAMPO, MOVIMENTOS SOCIAIS E RELAÇÕES COM A NATUREZA