PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO – FORMACAMPO: REFLEXÕES SOBRE OS RESULTADOS NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE ITAPARICA
Palavras-chave:
Educação do Campo, Formação de professores, FormacampoResumo
O presente texto apresenta a experiência do Programa de Formação de Educadores do Campo - Formacampo, no Território de Identidade Itaparica, realizado na edição do ano de 2023 e objetiva refletir sobre os resultados alcançados pelos Municípios do Território que aderiram ao Programa. Nesse viés, traz a exposição do Formacampo e descreve o Território de Identidade de Itaparica de modo a evidenciar os dados quantitativos e qualitativos, em relação à participação dos municípios que aderiram ao Programa, são eles: Chorrochó, Glória, Macururé, Paulo Afonso e Rodelas. O território teve um total de 436 cursistas inscritos e 67 escolas participaram do programa, destas, 64 estão localizadas no campo e 3 na cidade. Uma média de 200 cursistas conseguiram finalizar a formação. Em termos gerais, o Território teve uma participação ativa. Os coordenadores territoriais mediaram todo o processo entre a coordenação geral e os representantes municipais, a fim de que os cursistas obtivessem um melhor aproveitamento. Evidenciamos que as formações e atividades desenvolvidas trouxeram discussões e tensionamentos que colocam a Educação do Campo, enquanto projeto de sociedade que luta pelo direito à terra e a educação emancipadora. Portanto, esperamos que os resultados reverberem nas atividades e ações desenvolvidas nos espaços escolares e por conseguinte potencializem a qualidade da Educação nos respectivos municípios.
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Referências
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