PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM UM ASSENTAMENTO DO MST: A experiência do Tirocínio Docente
Palavras-chave:
Práticas Interdisciplinares, Tirocínio Docente, MSTResumo
O presente Relato de Experiência tem como objetivo analisar as práticas interdisciplinares de uma aula de campo no Assentamento Terra Vista, pertencente ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra – MST. A aula de campo ocorreu durante o processo de Tirocínio Docente do primeiro autor desse estudo. O Tirocínio Docente faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade – PPGELS, pertencente a Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus VI. Para alcançar os resultados aqui descritos, lançou mão de ferramentas e procedimentos metodológicos, no qual, o diário de campo foi uma importante ferramenta de anotações para o registro de observações advindas por parte do olhar do pesquisador, bem como, das falas de algumas lideranças do Assentamento Terra Vista. Para analisar tais registros, fez-se o uso da abordagem qualitativa, utilizada principalmente em pesquisas das ciências sociais que venham analisar as relações humanas. Os resultados demonstram as relações extensionistas entre a universidade e as comunidades externas, e as diferentes práticas interdisciplinares vistas no Assentamento Terra Vista, como por exemplo: os processos de manejo agroecológico, as relações dos povos do campo com o meio ambiente (configurando uma relação homem-natureza), bem como das relações entre juventudes e trabalho.
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