PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM UM ASSENTAMENTO DO MST: A experiência do Tirocínio Docente

Autores

Palavras-chave:

Práticas Interdisciplinares, Tirocínio Docente, MST

Resumo

O presente Relato de Experiência tem como objetivo analisar as práticas interdisciplinares de uma aula de campo no Assentamento Terra Vista, pertencente ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra – MST. A aula de campo ocorreu durante o processo de Tirocínio Docente do primeiro autor desse estudo. O Tirocínio Docente faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade – PPGELS, pertencente a Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus VI. Para alcançar os resultados aqui descritos, lançou mão de ferramentas e procedimentos metodológicos, no qual, o diário de campo foi uma importante ferramenta de anotações para o registro de observações advindas por parte do olhar do pesquisador, bem como, das falas de algumas lideranças do Assentamento Terra Vista. Para analisar tais registros, fez-se o uso da abordagem qualitativa, utilizada principalmente em pesquisas das ciências sociais que venham analisar as relações humanas. Os resultados demonstram as relações extensionistas entre a universidade e as comunidades externas, e as diferentes práticas interdisciplinares vistas no Assentamento Terra Vista, como por exemplo: os processos de manejo agroecológico, as relações dos povos do campo com o meio ambiente (configurando uma relação homem-natureza), bem como das relações entre juventudes e trabalho. 

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Biografia do Autor

Wisley Miranda Pereira, Universidade do Estado da Bahia

Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado
da Bahia – UNEB; é mestrando no Programa de Pós-Graduação em
Ensino, Linguagem e Sociedade – PPGELS.

Edna Souza Moreira, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação Conhecimento e Inclusão Social pela UFMG;
Mestre em Educação e Contemporaneidade pela PPGEduC – UNEB;
Licenciatura em Pedagogia pela UNEB. Professora adjunta da UNEB
Campus DCHT-XVII.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

WISLEY MIRANDA PEREIRA; EDNA SOUZA MOREIRA. PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM UM ASSENTAMENTO DO MST: A experiência do Tirocínio Docente. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 5604–5619, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2263. Acesso em: 8 jul. 2025.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO DO CAMPO, MOVIMENTOS SOCIAIS E RELAÇÕES COM A NATUREZA