INFÂNCIAS DO E NO CAMPO: Percurso metodológico de uma Pesquisa-Ação COM crianças de 3 a 5 anos da Educação Infantil do Campo
Palavras-chave:
Educação Infantil do/no Campo, Infâncias, Pesquisa Ação com CriançasResumo
Realizar pesquisa com crianças tem ganhado visibilidade nas discussões no cenário educacional, emergindo enquanto uma urgência em ouvir as crianças e seus posicionamentos, por meio das linguagens infantis, para construção de políticas educacionais, assim como reafirmar as crianças enquanto sujeitas de direitos. Este estudo é um recorte de uma pesquisa de mestrado com crianças sobre
suas vivências e experiências na Educação Infantil do/no Campo, assim como integra uma pesquisa intitulada “A Educação Infantil do/no campo: da gestão à organização do trabalho pedagógico nas redes municipais de educação situadas na região Sul da Bahia”, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPeGE) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), com 26 municípios do Sul da Bahia. Recorremos ao percurso teórico-metodológico da abordagem crítica e dialética fundamentada nas categorias indissociáveis da totalidade, contradição, mediação (CURY, 1992), hegemonia (GRAMSCI, 2022) e práxis (VÁSQUEZ, 1977). Além disso, ancoramos o estudo na concepção de Sociedade Civil em Gramsci (2022), compreendendo as relações de interesse e
contradições dos diversos grupos presentes na sociedade. Inspirado na metodologia da Pesquisa-Ação em Thiollent (2011) associa-se a metodologias de pesquisas COM crianças (CORSARO, 2005; KRAMER, 2002, 2019; FILHO; BARBOSA, 2010; PASUCH; MORAES, 2013; GOBI; FINCO, 2013; RODRIGUES; BORGES; SILVA, 2014), para refletir sobre a organização do trabalho pedagógico em uma instituição infantil localizada no contexto do campo na cidade de Ilhéus-BA.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. Diário
Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em:
https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf.A
cesso em: 06 fev. 2022.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da
educação nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 06 fev. 2024.
BRASIL. Resolução CNE/CEB/2/2008 – Estabelece diretrizes complementares, normas e
princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica
do Campo. MEC: Brasília - DF, 2008. Disponível em:<
http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/resolucao_2.pdf>. Acesso em: 3 abr. 2024.
BRASIL. Resolução n° 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Infantil. MEC: Brasília, 2009. Disponível em:<
http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf>. Acesso em: 9 abr.
CALDART, Rosali Salete. Educação do Campo: Notas para uma análise de percurso.
Trab. Educ.Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 35-64, mar./jun. 2009. Disponível em:<
https://www.scielo.br/j/tes/a/z6LjzpG6H8ghXxbGtMsYG3f/abstract/?lang=pt>. Acesso em:
de set. 2023.
CORSARO, William A. Entrada no Campo, aceitação e natureza da participação nos estudos
Etnográficos com crianças pequenas. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 91, p. 443-464,
Maio/Ago. 2005. Disponível em:<
https://www.scielo.br/j/es/a/HkDSKzZZJKdsSFtqBHmZxbF/?format=pdf&lang=pt>. Acesso
em: 11 de mar. 2024.
CURY, Carlos R. Jamil. Educação e Contradição: elementos metodológicos para uma teoria
crítica do fenômeno educativo. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1992.
FILHO, Altino José Martins; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Metodologias De
Pesquisas com Crianças. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.18, n2, p.08-28,
jul./dez. 2010. Disponível
em:<https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/1496>. Acesso em: 10 de mar.
GOBBI, Marcia; FINCO Daniela. Meninas e meninos em assentamento do MST:
representações e diferentes modos de ver e sentir da infância do campo. SILVA, Isabel de
Oliveira; SILVA, Ana Paula Soares da; MARTINS, Aracy Alves (org). Infâncias do Campo.
Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere: os intelectuais, o princípio educativo,
jornalismo. 9. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022.
KRAMER, Sonia. Des/acertos, silêncios e conflitos éticos: o que você faz com os resultados
da sua pesquisa? In: KRAMER, Sonia; PENA, Alexandra; TOLEDO, Maria Leonor P. B;
BARBOSA, Silvia Néli Falcão (org.). ÉTICA: Pesquisa e práticas com crianças na Educação
Infantil. São Paulo: Papirus, 2019, p.235-254.
KRAMER, Sonia. Autoria e Autorização: Questões Éticas na pesquisa Com Crianças.
Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 41-59, julho, 2002. Disponível em<
https://www.scielo.br/j/cp/a/LtTkWtfzsbJj8LcPNzFb9zd/?format=pdf&lang=pt >. Acesso em:
de mar. 2024.
KRAMER, Sonia. Des/acertos, silêncios e conflitos éticos: o que você faz com os resultados da
sua pesquisa? KRAMER, Sonia; PENA, Alexandra; TOLEDO, Maria Leonor P.B; BARBOSA, Silvia
Néli Falcão (org.). ÉTICA: Pesquisa e práticas com crianças na Educação Infantil. São Paulo:
Papirus, 2019.
MAIA, Marta. “Isso é o que eu não sei responder”: o currículo nas palavras das crianças.
KRAMER, Sonia; PENA, Alexandra; TOLEDO, Maria Leonor P.B; BARBOSA, Silvia Néli
Falcão (Orgs.). Ética: Pesquisa e práticas com crianças na Educação Infantil. Campinas,
SP: Papirus, 2019, p.99-124.
PASUH, Jaqueline; MORAES, Eulene Vieira. Retratos sociológicos das infâncias do campo.
SILVA, Isabel de Oliveira e; SILVA, Ana Paula Soares da; MARTINS, Aracy Alves (Orgs.).
Infâncias do Campo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013, p. 77-89.
RODRIGUES, Silvia Adriana; BORGES, Tammi Flavie Peres; SILVA, Anamaria Santana
da. “Com olhos de crianças”: a metodologia de pesquisa com crianças pequenas no cenário
brasileiro. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 2, p. 270-290,
maio/ago. 2014. Disponível em:<
https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3188/2698>. Acesso em: 04 de
mar. 2024.
SILVA, Ana Paula Soares da; PASUCH, Jaqueline. Orientações Curriculares para a Educação
Infantil do Campo. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em movimento- Perspectivas
Atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010. Disponível em: <
http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7162-2-10-artigo-mec-orientacoescurriculares-ei-campo-ana-paula/file>. Acesso em: 16 de mar. 2024.
SILVA, Ana Paula Sares da; PASUCH, Jaqueline; SILVA, Juliana Bezzon da. Educação
Infantil do campo. São Paulo: Cortez, 2012.
SOUSA, Emilene Leite de; PIRES, Flávia Ferreira. Entendeu ou quer que eu desenhe? Os
desenhos na pesquisa com crianças e sua inserção nos textos antropológicos. Horizontes
Antropológicos, Porto Alegre, v. 27, n. 60, p, 61-93, maio/ago. 2021. Disponível em:<
https://www.scielo.br/j/ha/a/V7gGJ47rf86VqnxpH5vgvVw/?format=pdf&lang=pt>. Acesso
em: 8 de fev. 2024.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
VIEIRA, Emilia; VAILLANT, Frédéric; MOREIRA, Maricélia. O uso da metodologia
pesquisa-ação para análise de políticas educacionais. Revista Intersaberes, v. 17, n. 40, p.
–25, 2022. Disponível em: <
https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2280> Acesso
em: 1 de abr. 2024.
VIEIRA, Emilia Peixoto; SILVA, Fernanda Cerqueira Candido da; TELES, Isabela
Fernandes. Educação Infantil do/no Campo no Brasil e no território Sul da Bahia. In:
VIEIRA, Emilia Peixoto; COUTINHO, Angela Scalabrin; LEAL, Fernanda de Lourdes
Almeida; SANTOS, Maria Walburga dos (Orgs.). Crianças, Infâncias e Educação Infantil do
Campo: Diversidades e Conexões Brasil e França. São Paulo: Pedro e João Editores, 2023, p.
-122.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.