INFÂNCIAS DO E NO CAMPO: Percurso metodológico de uma Pesquisa-Ação COM crianças de 3 a 5 anos da Educação Infantil do Campo

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil do/no Campo, Infâncias, Pesquisa Ação com Crianças

Resumo

Realizar pesquisa com crianças tem ganhado visibilidade nas discussões no cenário educacional,  emergindo enquanto uma urgência em ouvir as crianças e seus posicionamentos, por meio das linguagens infantis, para construção de políticas educacionais, assim como reafirmar as crianças enquanto sujeitas de direitos. Este estudo é um recorte de uma pesquisa de mestrado com crianças sobre
suas vivências e experiências na Educação Infantil do/no Campo, assim como integra uma pesquisa intitulada “A Educação Infantil do/no campo: da gestão à organização do trabalho pedagógico nas redes municipais de educação situadas na região Sul da Bahia”, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPeGE) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), com 26 municípios do Sul da Bahia. Recorremos ao percurso teórico-metodológico da abordagem crítica e dialética fundamentada nas categorias indissociáveis da totalidade, contradição, mediação (CURY, 1992), hegemonia (GRAMSCI, 2022) e práxis (VÁSQUEZ, 1977). Além disso, ancoramos o estudo na concepção de Sociedade Civil em Gramsci (2022), compreendendo as relações de interesse e
contradições dos diversos grupos presentes na sociedade. Inspirado na metodologia da Pesquisa-Ação em Thiollent (2011) associa-se a metodologias de pesquisas COM crianças (CORSARO, 2005; KRAMER, 2002, 2019; FILHO; BARBOSA, 2010; PASUCH; MORAES, 2013; GOBI; FINCO, 2013; RODRIGUES; BORGES; SILVA, 2014), para refletir sobre a organização do trabalho pedagógico em uma instituição infantil localizada no contexto do campo na cidade de Ilhéus-BA. 

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Biografia do Autor

Fernanda Cerqueira Candido da Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado
Profissional em Educação, PPGE da Universidade Estadual de Santa
Cruz/UESC. Bolsista Fapesb. Licenciada em Pedagogia pela UESC.
Integrante do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Gestão
Educacional (PPGE) da UESC.

Emilia Peixoto Vieira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Pós-Doutora Universidade Sorbonne Paris Nord. Professora Pleno do
Departamento de Ciências da Educação e do Programa de PósGraduação Mestrado e Doutorado Profissional em Educação/PPGE da
Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC. Vice-Coordenadora
PPGE/UESC. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas
e Gestão Educacional (PPeGE).

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

FERNANDA CERQUEIRA CANDIDO DA SILVA; EMILIA PEIXOTO VIEIRA. INFÂNCIAS DO E NO CAMPO: Percurso metodológico de uma Pesquisa-Ação COM crianças de 3 a 5 anos da Educação Infantil do Campo. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 5665–5678, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2267. Acesso em: 15 maio. 2025.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO DO CAMPO, MOVIMENTOS SOCIAIS E RELAÇÕES COM A NATUREZA