PRÁTICAS EDUCATIVAS REALIZADAS NO ASSENTAMENTO TERRA VISTA E CRECHE OKA KATUANA: notas etnográficas

Autores

Palavras-chave:

Assentamento, Educação do Campo, Creche Indígena, Práticas educativas

Resumo

O presente artigo visa relatar acerca do visto e do vivido em uma viagem de campo realizada pelos/as estudantes do curso de pedagogia noturno, da UNEB-Campus XII, no Assentamento Terra Vista, situado no município de Arataca-Ba e na Creche Oka Katuana
localizada no distrito de Olivença em Ilheús-Ba. Para a escrita deste artigo contamos com o apoio de autores como Molina e Jesus (2004), Tiriba e Profice (2018). Para coletar os dados utilizamos a observação e anotações etnográficas no caderno de campo.
Ressaltamos a importância dessa atividade de campo para compreendermos as práticas educativas realizadas em contextos escolares e não escolares, assim como ampliar nosso conhecimento e experiências com sujeitos diversos que interrogam o nosso jeito de ser e
estar no mundo.

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Biografia do Autor

ÁDILA FERNANDES TEIXEIRA, Universidade do Estado da Bahia

Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia pelo
Departamento de Educação - Campus XII da Universidade do
Estado da Bahia (UNEB).

SIMONE AMADO DE SOUZA, Universidade do Estado da Bahia

Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia pelo
Departamento de Educação - Campus XII da Universidade do
Estado da Bahia (UNEB).

SÔNIA MARIA ALVES DE OLIVEIRA REIS, Universidade do Estado da Bahia

Mestre e Doutora em Educação pela FaE/UFMG. Professora
titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus
XII. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação
(PPGEd/UESB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação
e Formação Docente (PPGEDuF/UNEB). É líder do Núcleo de
Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire –
Nepe/CNPq.

DOMINGOS RODRIGUES DA TRINDADE, Universidade do Estado da Bahia

Mestre e Doutor em Educação pela FE/UnB. Professor titular da
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus XII. Professor
do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Docente
(PPGEDuF/UNEB). Vinculado à Linha de Pesquisa: Educação do
Campo, Educação de jovens e Adultos e Movimentos Sociais do
Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire –
Nepe/CNPq.

Referências

ARROYO, Miguel. Pedagogias em Movimento – O que temos a aprender dos

movimentos sociais? Currículo sem Fronteiras, v.3, n.1, pp. 28-49, Jan/Jun 2003.

MOLINA, Mônica Castagna. JESUS, Sonia Meire Azevedo de. Por uma Educação

do Campo. 5. ed. Brasília, 2004.

TIRIBA, Léa. PROFICE, Christiana Cabicieri. Crianças Tupinambás: Rios, Colinas,

Bancos de areia e matas como lugares do brincar cotidiano. Revista Teias, v. 19, n.

, p. (28-47), 2018 (Jan/Mar).

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

ÁDILA FERNANDES TEIXEIRA; SIMONE AMADO DE SOUZA; SÔNIA MARIA ALVES DE OLIVEIRA REIS; DOMINGOS RODRIGUES DA TRINDADE. PRÁTICAS EDUCATIVAS REALIZADAS NO ASSENTAMENTO TERRA VISTA E CRECHE OKA KATUANA: notas etnográficas . Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 5713–5722, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2270. Acesso em: 8 jul. 2025.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO DO CAMPO, MOVIMENTOS SOCIAIS E RELAÇÕES COM A NATUREZA