PRÁTICAS EDUCATIVAS REALIZADAS NO ASSENTAMENTO TERRA VISTA E CRECHE OKA KATUANA: notas etnográficas
Palavras-chave:
Assentamento, Educação do Campo, Creche Indígena, Práticas educativasResumo
O presente artigo visa relatar acerca do visto e do vivido em uma viagem de campo realizada pelos/as estudantes do curso de pedagogia noturno, da UNEB-Campus XII, no Assentamento Terra Vista, situado no município de Arataca-Ba e na Creche Oka Katuana
localizada no distrito de Olivença em Ilheús-Ba. Para a escrita deste artigo contamos com o apoio de autores como Molina e Jesus (2004), Tiriba e Profice (2018). Para coletar os dados utilizamos a observação e anotações etnográficas no caderno de campo.
Ressaltamos a importância dessa atividade de campo para compreendermos as práticas educativas realizadas em contextos escolares e não escolares, assim como ampliar nosso conhecimento e experiências com sujeitos diversos que interrogam o nosso jeito de ser e
estar no mundo.
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Referências
ARROYO, Miguel. Pedagogias em Movimento – O que temos a aprender dos
movimentos sociais? Currículo sem Fronteiras, v.3, n.1, pp. 28-49, Jan/Jun 2003.
MOLINA, Mônica Castagna. JESUS, Sonia Meire Azevedo de. Por uma Educação
do Campo. 5. ed. Brasília, 2004.
TIRIBA, Léa. PROFICE, Christiana Cabicieri. Crianças Tupinambás: Rios, Colinas,
Bancos de areia e matas como lugares do brincar cotidiano. Revista Teias, v. 19, n.
, p. (28-47), 2018 (Jan/Mar).
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