PARALISAÇÃO E FECHAMENTO DE ESCOLAS DO CAMPO: a quem interessa esse fenômeno?
Palavras-chave:
Educação do Campo, Fechamento, NeoliberalismoResumo
Este estudo analisa a realidade do fechamento e paralisação das escolas do campo e os desafios enfrentados diante do quadro da precarização da educação no contexto campesino, como estratégia do desenvolvimento econômico neoliberal. Bem como reflete os impactos das políticas de paralisação e fechamento das escolas do campo. A metodologia utilizada vale-se das aproximações ao método Materialista Histórico-dialético, reunindo os aspectos das categorias “qualidade” e “quantidade”, permitindo uma melhor compreensão da realidade estudada, a partir de uma análise crítica do contexto situacional do desmonte das escolas campesinas engendradas pelas Secretarias de Educação. Este estudo teve início por via da pesquisa bibliográfica e documental das legislações vigentes, a posteriori houve coleta de dados estatísticos utilizando fontes oficiais, acrescida de uma análise comparativa com as
contribuições teóricas elencadas. Os resultados assinalam as consequências nefastas ocasionadas pelas paralisações e fechamentos que ocorrem arbitrariamente no campo.
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