QUINTAIS PRODUTIVOS FAMILIARES: SISTEMATIZANDO A EXPERIÊNCIA DO PROJETO LUANAS NEGRAS, NO ASSENTAMENTO LUCAS DANTAS, BAHIA
Palavras-chave:
Agroecologia, Educação popular, Escola Luana CarvalhoResumo
O artigo sistematiza a experiência do Projeto Luanas Negras, desenvolvido entre abril de 2022 e junho de 2023, no Assentamento Lucas Dantas, área conquistada pelo Movimento dos trabalhadores/as Rurais Sem Terra (MST), na cidade de Ituberá, Bahia. O objetivo do projeto foi estudar e atender as demandas de mulheres jovens negras, buscando a qualificação dos quintais produtivos, promovendo a autonomia, a participação na dinâmica produtiva agroecológica, atendendo às necessidades da família em relação à segurança alimentar. As beneficiárias eram estudantes e egressas do curso médio técnico integrado em agroecologia na Escola Técnica em Agroecologia Luana Carvalho (ETALC). Baseada na concepção da Agroecologia apresentada por Caldart, Altieri e pelo MST, foi escolhido como principal instrumento de planejamento os Planos de Transição Agroecológicas (PTA), partindo da realidade das pessoas na construção de caminhos da transição. A materialização deste instrumento só foi possível pelo vínculo da equipe de Assistência Técnica Rural (ATER) com o assentamento e ao MST, e posteriormente, pela prática da Educação Popular, apresentada por Paulo Freire e Ranulfo Peloso, e as elaborações de Caporal no tocante ao Desenvolvimento Rural Sustentável e Assistência Técnica Rural Agroecológica. Foram atendidas diretamente 16 famílias com as ações do projeto, mediante visitas técnicas, elaboração de um plano de transição agroecológico (PTA), aquisição de insumos e implantação e qualificação de hortas e galinheiros. Realizou-se também duas formações: uma sobre o manejo animal agroecológico e outra sobre racismo e questão agrária. Houve ainda, a produção de dois materiais, sendo um audiovisual em formato de documentário e o outro em forma de cartilha.
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