QUINTAIS PRODUTIVOS FAMILIARES: SISTEMATIZANDO A EXPERIÊNCIA DO PROJETO LUANAS NEGRAS, NO ASSENTAMENTO LUCAS DANTAS, BAHIA

Autores

Palavras-chave:

Agroecologia, Educação popular, Escola Luana Carvalho

Resumo

O artigo sistematiza a experiência do Projeto Luanas Negras, desenvolvido entre abril de 2022 e junho de 2023, no Assentamento Lucas Dantas, área conquistada pelo Movimento dos trabalhadores/as Rurais Sem Terra (MST), na cidade de Ituberá, Bahia. O objetivo do projeto foi estudar e atender as demandas de mulheres jovens negras, buscando a qualificação dos quintais produtivos, promovendo a autonomia, a participação na dinâmica produtiva agroecológica, atendendo às necessidades da família em relação à segurança alimentar. As beneficiárias eram estudantes e egressas do curso médio técnico integrado em agroecologia na Escola Técnica em Agroecologia Luana Carvalho (ETALC). Baseada na concepção da Agroecologia apresentada por Caldart, Altieri e pelo MST, foi escolhido como principal instrumento de planejamento os Planos de Transição Agroecológicas (PTA), partindo da realidade das pessoas na construção de caminhos da transição. A materialização deste instrumento só foi possível pelo vínculo da equipe de Assistência Técnica Rural (ATER) com o assentamento e ao MST, e posteriormente, pela prática da Educação Popular, apresentada por Paulo Freire e Ranulfo Peloso, e as elaborações de Caporal no tocante ao Desenvolvimento Rural Sustentável e Assistência Técnica Rural Agroecológica. Foram atendidas diretamente 16 famílias com as ações do projeto, mediante visitas técnicas, elaboração de um plano de transição agroecológico (PTA), aquisição de insumos e implantação e qualificação de hortas e galinheiros. Realizou-se também duas formações: uma sobre o manejo animal agroecológico e outra sobre racismo e questão agrária. Houve ainda, a produção de dois materiais, sendo um audiovisual em formato de documentário e o outro em forma de cartilha.

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Biografia do Autor

Fabrício Ribeiro Caires Brito

Coordenação do Projeto Luanas Negras, educador da Escola Luana
Carvalho, Tecnólogo em Agroecologia (UFRB) e Mestre em
Educação do Campo (UFRB). Educador e militante do Movimento
dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

Adriano Coelho de Almeida

Técnico de ATER, Tecnólogo em Agroecologia (UFRB)

Viviane de Jesus Barbosa

Educadora da Escola Luana Carvalho, Militante do Movimento de
Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra, Graduada em
Letras (UESC), Mestra em Letras/Estudos Literários (Unimontes).

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

FABRÍCIO RIBEIRO CAIRES BRITO; ADRIANO COELHO DE ALMEIDA; VIVIANE DE JESUS BARBOSA. QUINTAIS PRODUTIVOS FAMILIARES: SISTEMATIZANDO A EXPERIÊNCIA DO PROJETO LUANAS NEGRAS, NO ASSENTAMENTO LUCAS DANTAS, BAHIA. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 5786–5803, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2275. Acesso em: 15 maio. 2025.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO DO CAMPO, MOVIMENTOS SOCIAIS E RELAÇÕES COM A NATUREZA