ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR QUILOMBOLA: relato de experiência
Palavras-chave:
Orientação Profissional, Pré-vestibular Quilombola, PsicologiaResumo
O presente relato de experiência aborda uma prática de Orientação Profissional realizada em um cursinho Pré-Vestibular Quilombola, na cidade de Vitória da Conquista-BA. Participaram da intervenção cerca de 15 pessoas, pertencentes às comunidades quilombolas e/ou de grupos étnico-raciais de negros ou pardos, baixa renda, na faixa etária de 17 a 44 anos, sendo a maioria do gênero feminino e
trabalhadoras. A metodologia aplicada envolveu dinâmicas de grupo, com uso de materiais impressos, além de exposição de informações e discussões em grupo, processo vivenciado em seis encontros. Entende-se que a prática de Orientação Profissional foi um diferencial para os pré-vestibulandos. Apesar das dificuldades e limitações encontradas, buscou-se integrar os eixos de informação, autoconhecimento e escolhas baseando-se nos interesses dos participantes a fim de potencializar o leque de possibilidades destes, ainda que em um contexto sócio-cultural e econômico com privações. Aprecia-se que a Orientação Profissional esteja inserida em espaços que visem a dinamização de oportunidades para as classes populares e que seja uma ação mediadora para os que dela participarem.
Downloads
Referências
AITA, Elis Bertozzi; RICCI, Paulo Sérgio Pereira; TULESKI, Silvana Calvo. A orientação
profissional na perspectiva da psicologia histórico-cultural. Psicologia Escolar e
Educacional, v. 16, p. 175-177, 2012.
BARROS, Rebeca Neri de; PEIXOTO, Adriano de Lemos Alves. Integração ao ensino
superior e saúde mental: um estudo em uma universidade pública federal brasileira.
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 27, p. 609-631,
Notas de aula em supervisão do componente curricular Estágio Supervisionado V da formação complementar
Licenciatura em Psicologia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, realizada em 14 de novembro de 2023.
Não paginado.
Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 9, n. 25, maio, 2024.
CALDEIRA, Daniela Laender; SHIBATA, Erika Akemi Yoshida; PASSOS, Gabriela de
Oliveira. A orientação profissional em EJA: um caminho para a construção da
autoestima do aluno. 2014. 43 f. Monografia (II Curso de Especialização em Educação na
Diversidade e Cidadania, com ênfase em EJA) - Universidade de Brasília, Brasília - Distrito
Federal, 2014.
CURCIO, Amanda Dourado; LEITE, Bruna Ramos. O que vem depois do Ensino Médio?
Cartilha digital. 1ª Edição, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da
Conquista, 2022.
DESS, Conrado. Notas sobre o conceito de representatividade. Urdimento – Revista de
Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 43, abr. 2022.
DINÂMICA para Trabalhar o Autoconhecimento dos Alunos. Publicado pelo canal
Simone Luz, 13 de jun. de 2022. 1 vídeo (8 min. 57 s.). YouTube. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=wtUi1-yyPNw. Acesso em: 19 out. 2023.
EXERCÍCIOS de teatro / Jogos teatrais - Eu vou pra lua. Publicado pelo canal Viver de
Teatro, 26 de abr. de 2019. 1 vídeo (6 min. 53 s.). YouTube. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=qNQlSLjMwAY. Acesso em: 19 de out. de 2023.
GATTAI, Maria Cristina Pinto. Tipos de dinâmicas de grupo. In: Dinâmicas de Grupo: da
teoria à prática. São Paulo: Senac, 2019. p. 105-110.
KLÜSENER, Marisa Ana. Adultos retornam à escola: dificuldades e expectativas. 2011.
f. Monografia (Especialização em Educação Integrada à Educação Básica na modalidade
de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA) -Universidade Federal de Santa Maria, Rio
Grande do Sul. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/2420. Acesso em: 29 out.
LEAHY, Robert L.; TIRCH, Dennis; NAPOLITANO, Lisa A. Regulação emocional em
psicoterapia: um guia para o terapeuta cognitivo-comportamental. Artmed Editora, 2013.
LUCKOW, Heloiza Iracema; CORDEIRO, Aliciene Fusca Machado. Ensinar ou
socializar:dilemas no processo de escolarização de estudantes público-alvo da educação
especial inseridos no Ensino Médio. Revista Tempos e Espaços em Educação, p. 171-188,
MANDELLI, Maria Teresa; SOARES, Dulce Helena Penna; LISBOA, Marilu Diez.
Juventude e projeto de vida: novas perspectivas em orientação profissional. Arquivos
Brasileiros de Psicologia, v. 63, p. 49-57, 2011.
OCEANO particular. Dinâmica de grupo ou dinâmica do fósforo. 2016. Disponível em:
Oceano Particular: Resultados da pesquisa fósforo (oceano-particular.blogspot.com). Acesso
em: abr. 2023.
PASSOS, Flávio José dos. Quilombolas e a Reflexão sobre Ações Afirmativas na
Universidade Estadual da Bahia (UESB). Revista OQ, 2ª edição, 2013. Disponível em:
https://kn.org.br/oq/uploads/arquivo/5%20PASSOS,%20Fl%C3%A1vio%20Jos%C3%A9%2
-%20Revista%20OQ2.pdf. Acesso em: 31 out. 2023.
Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 9, n. 25, maio, 2024.
PEREIRA, Beatriz. Teatro na escola. Telefone Sem Fio Corporal. Jogos e Exercícios
Teatrais, 201-. Disponível em: https://www.teatronaescola.com/index.php/planeje-suaaula/jogos-e-exercicios-teatrais/itemlist/category/49-jogos-de-aquecimento. Acesso em: 19
out. 2023.
RAMOS, Daniela Karine; RIBEIRO, Fabiana Lopes; ANASTÁCIO, Bruna Santana; SILVA,
Gleice Assunção da. Elaboração de questionários: algumas contribuições. Research, Society
and Development, [S. l.], v. 8, n. 3, p. e4183828, 2019. DOI: 10.33448/rsd-v8i3.828.
Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/828. Acesso em: 31 oct.
REY, Fernando González. Complemento de frases. In: Subjetividade e saúde mental:
superando a clínica da patologia. São Paulo: Cortez, 2011. (p. 52-53).
SANTOS, Iasmim de Santana Meira dos. Uma proposta de Orientação Profissional para
Adolescentes e Jovens em Cumprimento de Medidas Socioeducativas. 2022. 17 f.
Atividade de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Psicologia) - Universidade
Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista. 2022.
SILVA, Carmem Virgínia Morais da. Supervisão do componente curricular do Estágio
Supervisionado V. 2023. Notas de aula. Acervo das autoras. Não paginado.
SOARES, Dulce Helena Penna; KRAWULSKI, Edite; DIAS, Maria Sara de Lima;
D’AVILA, Geruza T. Orientação Profissional em Contexto Coletivo: Uma experiência em
Pré-Vestibular Popular. Psicologia, Ciência e Profissão, v. 27, n. 4, p. 746-759. 2007.
SOUZA, Luiz Gustavo Silva; MENANDRO, Maria Cristina Smith; BERTOLLO, Milena;
ROLKE, Rafaela Kerckhoff. Oficina de Orientação Profissional em uma Escola Pública: Uma
Abordagem Psicossocial. Psicologia, Ciência e Profissão, v. 29, n.2, p. 416-427. 2009.
TEATRO na prática - aquecimento corporal. Vídeo: 4 min19 s. Publicado pelo Canal
Ruídos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HBi3qpKOk6k. Acesso em: 19
de out. de 2023.
VALORE, Luciana Albanese; CAVALLET, Luiza Helena Raittz. Escolha e orientação
profissional de estudantes de curso pré-vestibular popular. Psicologia & Sociedade, v. 24, p.
-363, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.