ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR QUILOMBOLA: relato de experiência

Autores

Palavras-chave:

Orientação Profissional, Pré-vestibular Quilombola, Psicologia

Resumo

O presente relato de experiência aborda uma prática de Orientação Profissional realizada em um cursinho Pré-Vestibular Quilombola, na cidade de Vitória da Conquista-BA. Participaram da intervenção cerca de 15 pessoas, pertencentes às comunidades quilombolas e/ou de grupos étnico-raciais de negros ou pardos, baixa renda, na faixa etária de 17 a 44 anos, sendo a maioria do gênero feminino e
trabalhadoras. A metodologia aplicada envolveu dinâmicas de grupo, com uso de materiais impressos, além de exposição de informações e discussões em grupo, processo vivenciado em seis encontros. Entende-se que a prática de Orientação Profissional foi um diferencial para os pré-vestibulandos. Apesar das dificuldades e limitações encontradas, buscou-se integrar os eixos de informação, autoconhecimento e escolhas baseando-se nos interesses dos participantes a fim de potencializar o leque de possibilidades destes, ainda que em um contexto sócio-cultural e econômico com privações. Aprecia-se que a Orientação Profissional esteja inserida em espaços que visem a dinamização de oportunidades para as classes populares e que seja uma ação mediadora para os que dela participarem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nádia de Souza Carvalho, Southwest Bahia State University

Bacharelanda e Licencianda em Psicologia pela Universidade Estadual
do Sudoeste da Bahia (UESB). Integrante do Núcleo de Pesquisas e
Estudos em Psicologia da UESB, Linha 2: Avaliação Psicológica,
Formação em Psicologia, Sociedade e Saúde.

Gabriela Cangussu de Souza Moraes, Southwest Bahia State University

Bacharel e licenciada em Psicologia. Mestranda em Educação pela
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Integrante do
Núcleo de Pesquisas e Estudos em Psicologia da Uesb (NUPEP), Linha
1: Desenvolvimento Humano, Educação e Saúde.

Carmem Virgínia Moraes da Silva, Southwest Bahia State University

PhD em Psicologia, Professora Titular da Universidade Estadual da
Bahia – UESB e professora permanente externa do Programa de
Psicologia da Saúde da Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Referências

AITA, Elis Bertozzi; RICCI, Paulo Sérgio Pereira; TULESKI, Silvana Calvo. A orientação

profissional na perspectiva da psicologia histórico-cultural. Psicologia Escolar e

Educacional, v. 16, p. 175-177, 2012.

BARROS, Rebeca Neri de; PEIXOTO, Adriano de Lemos Alves. Integração ao ensino

superior e saúde mental: um estudo em uma universidade pública federal brasileira.

Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 27, p. 609-631,

Notas de aula em supervisão do componente curricular Estágio Supervisionado V da formação complementar

Licenciatura em Psicologia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, realizada em 14 de novembro de 2023.

Não paginado.

Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 9, n. 25, maio, 2024.

CALDEIRA, Daniela Laender; SHIBATA, Erika Akemi Yoshida; PASSOS, Gabriela de

Oliveira. A orientação profissional em EJA: um caminho para a construção da

autoestima do aluno. 2014. 43 f. Monografia (II Curso de Especialização em Educação na

Diversidade e Cidadania, com ênfase em EJA) - Universidade de Brasília, Brasília - Distrito

Federal, 2014.

CURCIO, Amanda Dourado; LEITE, Bruna Ramos. O que vem depois do Ensino Médio?

Cartilha digital. 1ª Edição, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da

Conquista, 2022.

DESS, Conrado. Notas sobre o conceito de representatividade. Urdimento – Revista de

Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 43, abr. 2022.

DINÂMICA para Trabalhar o Autoconhecimento dos Alunos. Publicado pelo canal

Simone Luz, 13 de jun. de 2022. 1 vídeo (8 min. 57 s.). YouTube. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=wtUi1-yyPNw. Acesso em: 19 out. 2023.

EXERCÍCIOS de teatro / Jogos teatrais - Eu vou pra lua. Publicado pelo canal Viver de

Teatro, 26 de abr. de 2019. 1 vídeo (6 min. 53 s.). YouTube. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=qNQlSLjMwAY. Acesso em: 19 de out. de 2023.

GATTAI, Maria Cristina Pinto. Tipos de dinâmicas de grupo. In: Dinâmicas de Grupo: da

teoria à prática. São Paulo: Senac, 2019. p. 105-110.

KLÜSENER, Marisa Ana. Adultos retornam à escola: dificuldades e expectativas. 2011.

f. Monografia (Especialização em Educação Integrada à Educação Básica na modalidade

de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA) -Universidade Federal de Santa Maria, Rio

Grande do Sul. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/2420. Acesso em: 29 out.

LEAHY, Robert L.; TIRCH, Dennis; NAPOLITANO, Lisa A. Regulação emocional em

psicoterapia: um guia para o terapeuta cognitivo-comportamental. Artmed Editora, 2013.

LUCKOW, Heloiza Iracema; CORDEIRO, Aliciene Fusca Machado. Ensinar ou

socializar:dilemas no processo de escolarização de estudantes público-alvo da educação

especial inseridos no Ensino Médio. Revista Tempos e Espaços em Educação, p. 171-188,

MANDELLI, Maria Teresa; SOARES, Dulce Helena Penna; LISBOA, Marilu Diez.

Juventude e projeto de vida: novas perspectivas em orientação profissional. Arquivos

Brasileiros de Psicologia, v. 63, p. 49-57, 2011.

OCEANO particular. Dinâmica de grupo ou dinâmica do fósforo. 2016. Disponível em:

Oceano Particular: Resultados da pesquisa fósforo (oceano-particular.blogspot.com). Acesso

em: abr. 2023.

PASSOS, Flávio José dos. Quilombolas e a Reflexão sobre Ações Afirmativas na

Universidade Estadual da Bahia (UESB). Revista OQ, 2ª edição, 2013. Disponível em:

https://kn.org.br/oq/uploads/arquivo/5%20PASSOS,%20Fl%C3%A1vio%20Jos%C3%A9%2

-%20Revista%20OQ2.pdf. Acesso em: 31 out. 2023.

Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 9, n. 25, maio, 2024.

PEREIRA, Beatriz. Teatro na escola. Telefone Sem Fio Corporal. Jogos e Exercícios

Teatrais, 201-. Disponível em: https://www.teatronaescola.com/index.php/planeje-suaaula/jogos-e-exercicios-teatrais/itemlist/category/49-jogos-de-aquecimento. Acesso em: 19

out. 2023.

RAMOS, Daniela Karine; RIBEIRO, Fabiana Lopes; ANASTÁCIO, Bruna Santana; SILVA,

Gleice Assunção da. Elaboração de questionários: algumas contribuições. Research, Society

and Development, [S. l.], v. 8, n. 3, p. e4183828, 2019. DOI: 10.33448/rsd-v8i3.828.

Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/828. Acesso em: 31 oct.

REY, Fernando González. Complemento de frases. In: Subjetividade e saúde mental:

superando a clínica da patologia. São Paulo: Cortez, 2011. (p. 52-53).

SANTOS, Iasmim de Santana Meira dos. Uma proposta de Orientação Profissional para

Adolescentes e Jovens em Cumprimento de Medidas Socioeducativas. 2022. 17 f.

Atividade de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Psicologia) - Universidade

Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista. 2022.

SILVA, Carmem Virgínia Morais da. Supervisão do componente curricular do Estágio

Supervisionado V. 2023. Notas de aula. Acervo das autoras. Não paginado.

SOARES, Dulce Helena Penna; KRAWULSKI, Edite; DIAS, Maria Sara de Lima;

D’AVILA, Geruza T. Orientação Profissional em Contexto Coletivo: Uma experiência em

Pré-Vestibular Popular. Psicologia, Ciência e Profissão, v. 27, n. 4, p. 746-759. 2007.

SOUZA, Luiz Gustavo Silva; MENANDRO, Maria Cristina Smith; BERTOLLO, Milena;

ROLKE, Rafaela Kerckhoff. Oficina de Orientação Profissional em uma Escola Pública: Uma

Abordagem Psicossocial. Psicologia, Ciência e Profissão, v. 29, n.2, p. 416-427. 2009.

TEATRO na prática - aquecimento corporal. Vídeo: 4 min19 s. Publicado pelo Canal

Ruídos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HBi3qpKOk6k. Acesso em: 19

de out. de 2023.

VALORE, Luciana Albanese; CAVALLET, Luiza Helena Raittz. Escolha e orientação

profissional de estudantes de curso pré-vestibular popular. Psicologia & Sociedade, v. 24, p.

-363, 2012.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

NÁDIA DE SOUZA CARVALHO; GABRIELA CANGUSSU DE SOUZA MORAES; CARMEM VIRGÍNIA MORAES DA SILVA. ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR QUILOMBOLA: relato de experiência. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 5833–5850, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2279. Acesso em: 8 jul. 2025.