RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO ASSISTENTES DE PESQUISA EM UM PROJETO DE EXTENSÃO COM PRÁTICAS GRUPAIS DIALÓGICAS
Palavras-chave:
Assistente de Pesquisa, Extensão, Práticas Grupais DialógicasResumo
A universidade é um ambiente de grande relevância para a produção e propagação de conhecimento científico, tendo como base três eixos relacionados, quais sejam: extensão, ensino e pesquisa. Nesse sentido, este relato é baseado na vivência de duas assistentes de pesquisa em um projeto de extensão com práticas grupais dialógicas com pais/cuidadores durante a pandemia da COVID-19, com o objetivo de compreender os sentidos e significados atribuídos pelos pais/cuidadores na relação parental durante o ensino remoto. O projeto, vinculado a uma pesquisa do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde da Universidade Federal da Bahia – UFBA, propiciou às estudantes/assistentes de pesquisa uma compreensão do processo que compõe uma dissertação de mestrado e da construção do conhecimento científico. Nessa perspectiva, desenvolveram-se atividades de observação das intervenções grupais e
suporte técnico por meio de auxílio aos participantes no chat da plataforma Zoom, ao longo dos 5 encontros do projeto, bem como participação na coleta de dados, pesquisa de material bibliográfico e elaboração de tabelas e gráficos. Tal experiência forneceu uma compreensão das etapas que precedem a pesquisa de campo, os cuidados necessários para garantir a confiabilidade de seus resultados e o respeito ético com os indivíduos envolvidos nesse processo, como também uma vivência com as práticas grupais colaborativas-dialógicas e sua eficácia na intervenção com pais. Com isso, considera-se que a extensão universitária viabiliza a partilha do conhecimento adquirido, através do ensino e pesquisa desenvolvidos na instituição estudantil, bem como é uma oportunidade de aperfeiçoamento pessoal e profissional, com troca e construção de conhecimentos.
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