RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO ASSISTENTES DE PESQUISA EM UM PROJETO DE EXTENSÃO COM PRÁTICAS GRUPAIS DIALÓGICAS

Autores

Palavras-chave:

Assistente de Pesquisa, Extensão, Práticas Grupais Dialógicas

Resumo

A universidade é um ambiente de grande relevância para a produção e propagação de conhecimento científico, tendo como base três eixos relacionados, quais sejam: extensão, ensino e pesquisa. Nesse sentido, este relato é baseado na vivência de duas assistentes de pesquisa em um projeto de extensão com práticas grupais dialógicas com pais/cuidadores durante a pandemia da COVID-19, com o objetivo de compreender os sentidos e significados atribuídos pelos pais/cuidadores na relação parental durante o ensino remoto. O projeto, vinculado a uma pesquisa do Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde da Universidade Federal da Bahia – UFBA, propiciou às estudantes/assistentes de pesquisa uma compreensão do processo que compõe uma dissertação de mestrado e da construção do conhecimento científico. Nessa perspectiva, desenvolveram-se atividades de observação das intervenções grupais e
suporte técnico por meio de auxílio aos participantes no chat da plataforma Zoom, ao longo dos 5 encontros do projeto, bem como participação na coleta de dados, pesquisa de material bibliográfico e elaboração de tabelas e gráficos. Tal experiência forneceu uma compreensão das etapas que precedem a pesquisa de campo, os cuidados necessários para garantir a confiabilidade de seus resultados e o respeito ético com os indivíduos envolvidos nesse processo, como também uma vivência com as práticas grupais colaborativas-dialógicas e sua eficácia na intervenção com pais. Com isso, considera-se que a extensão universitária viabiliza a partilha do conhecimento adquirido, através do ensino e pesquisa desenvolvidos na instituição estudantil, bem como é uma oportunidade de aperfeiçoamento pessoal e profissional, com troca e construção de conhecimentos.

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Biografia do Autor

Sabrina Barros Feitosa, UniFG Centro Universitário

Estudante de Psicologia do 8º semestre, participante da Liga
Acadêmica de Psicopatologia, bem como participante assídua em
projetos de extensão, tendo também atuado como monitora de eventos
e Assistente de Pesquisa.

Suelane Pereira da Silva, UNIFG

Estudante de Psicologia do 10° semestre, já atuou como monitora de
Eventos sobre Saúde Mental, Mostra de estágio, Projeto de extensão,
Clínica Escola de Psicologia, Assistente de Pesquisa e do NUPEX.

Miriã Lima Malheiros

Psicóloga, Mestre em Psicologia da Saúde, docente do Centro
Universitário de Guanambi (UNIFG), Guanambi, Bahia, Brasil

Carmem Virgínia Moraes da Silva, Southwest Bahia State University

PhD em Psicologia, Professora Adjunta da Universidade Estadual do
Sudoeste da Bahia – UESB e professora permanente externa do
Programa de Psicologia da Saúde da Universidade Federal da Bahia –
UFBA.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

SABRINA BARROS FEITOSA; SUELANE PEREIRA DA SILVA; MIRIÃ LIMA MALHEIROS; CARMEM VIRGÍNIA MORAES DA SILVA. RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO ASSISTENTES DE PESQUISA EM UM PROJETO DE EXTENSÃO COM PRÁTICAS GRUPAIS DIALÓGICAS. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 5883–5894, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2282. Acesso em: 15 maio. 2025.