ANÁLISE DE TWEETS SOBRE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: possíveis implicações à adesão, engajamento e permanência estudantil

Autores

  • Pablo Mateus dos Santos Jacinto Southwest Bahia State University image/svg+xml

Palavras-chave:

Educação a distância, Pandemia, COVID-19, Engajamento, Persistência

Resumo

A pandemia de COVID-19 gerou impactos no quesito educacional vivenciado por toda a sociedade (notadamente estudantes e profissionais da educação). Modificou práticas, formas de acesso e experiências de escolarização. Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa que buscou analisar percepções de internautas sobre o ensino remoto emergencial que foi adotado durante o período pandêmico. Foram selecionadas postagens do Twitter datadas entre março e julho de 2021 e coletadas através da combinação dos descritores "EaD", "Ensino Remoto", "COVID" e "Coronavírus". Obteve-se 2.921 resultados que passaram por análise com auxílio dos softwares IRaMuTeQ e MAXQDA. Identificou-se quatro categorias: processos de cuidado e enfrentamento à COVID; Experiências negativas com a COVID; Percepções quanto à experiência da EaD na pandemia; e Sistema de ensino. As percepções apresentaram cunho prioritariamente negativo, enfatizando as barreiras decorrentes dos métodos e forma de execução do ensino remoto  emergencial. Essas experiências pareceram dificultar a adesão e a permanência de estudantes aos processos educacionais durante a pandemia. Sugere-se novos estudos, através de recursos metodológicos que possam selecionar com maior precisão seus participantes, já que a coleta em grandes redes sociais apresenta esse desafio.

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Biografia do Autor

Pablo Mateus dos Santos Jacinto, Southwest Bahia State University

Graduado em Psicologia pela UNEB. Mestre e doutor
em Psicologia pela UFBA. Coordenador do Grupo de
Pesquisa registrado no CNPQ: Observatório Psicologia
e Desenvolvimento Humano. Professor auxiliar A na
UESB.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

PABLO MATEUS DOS SANTOS JACINTO. ANÁLISE DE TWEETS SOBRE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: possíveis implicações à adesão, engajamento e permanência estudantil. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 5936–5950, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2287. Acesso em: 8 jul. 2025.