ANÁLISE DE TWEETS SOBRE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: possíveis implicações à adesão, engajamento e permanência estudantil
Palavras-chave:
Educação a distância, Pandemia, COVID-19, Engajamento, PersistênciaResumo
A pandemia de COVID-19 gerou impactos no quesito educacional vivenciado por toda a sociedade (notadamente estudantes e profissionais da educação). Modificou práticas, formas de acesso e experiências de escolarização. Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa que buscou analisar percepções de internautas sobre o ensino remoto emergencial que foi adotado durante o período pandêmico. Foram selecionadas postagens do Twitter datadas entre março e julho de 2021 e coletadas através da combinação dos descritores "EaD", "Ensino Remoto", "COVID" e "Coronavírus". Obteve-se 2.921 resultados que passaram por análise com auxílio dos softwares IRaMuTeQ e MAXQDA. Identificou-se quatro categorias: processos de cuidado e enfrentamento à COVID; Experiências negativas com a COVID; Percepções quanto à experiência da EaD na pandemia; e Sistema de ensino. As percepções apresentaram cunho prioritariamente negativo, enfatizando as barreiras decorrentes dos métodos e forma de execução do ensino remoto emergencial. Essas experiências pareceram dificultar a adesão e a permanência de estudantes aos processos educacionais durante a pandemia. Sugere-se novos estudos, através de recursos metodológicos que possam selecionar com maior precisão seus participantes, já que a coleta em grandes redes sociais apresenta esse desafio.
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