RELATO DE EXPERIÊNCIA EM MONITORIA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE TESTES PADRONIZADOS NO CURSO DE PSICOLOGIA

Autores

Palavras-chave:

Avaliação Psicológica, Formação em Psicologia, Monitoria acadêmica

Resumo

A literatura tem dado pouca atenção às práticas de monitoria de disciplina como recurso pedagógico útil para aprimorar os processos de ensino-aprendizagem dentro das formações em Psicologia. Nesse sentido, o presente trabalho relata as principais atividades desenvolvidas por um monitor junto à disciplina de TEP I (testes padronizados) para alunos de um curso de Psicologia em uma universidade estadual do interior da Bahia. Organizado como um Relato de Experiência, a exposição das informações segue os eixos de planejamento e acompanhamento das aulas, acompanhamento a alunos com orientação e treinamento para aplicação, correção e interpretação de testes e escalas psicométricas; acompanhamento na produção de laudos psicológicos; acompanhamento na produção de relato de experiência de testagem psicológica e elaboração e correção de atividades avaliativas sob supervisão
docente. Como efeito, a avaliação sobre a experiência foi positiva, considerando que os objetivos do Plano de Monitoria e da resolução institucional que regulamenta tal prática foram atingidos. Ao mesmo tempo, as avaliações fornecidas pelos discentes matriculados no componente curricular e as ponderações da docente apontam para o mesmo caminho. Ao final, limitações da experiência e do relato são discutidas, enquanto sugestões para estudos futuros são oferecidas.

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Biografia do Autor

Hétone Rodrigues Rocha, Universidade Federal da Bahia

Mestrando em Psicologia da Saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Psicólogo formado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Pesquisador do Laboratório Centrado na Pessoa
(LACP) e participante da Linha 2 do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Psicologia (NUPEP).

Roberta Bolzan Jauris, Southwest Bahia State University

Psicóloga e Pedagoga. Doutoranda PPGEn - UESB. Mestre em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC – UNEB). Professora Assistente da UESB. Coordenadora linha 2 do NUPEP (UESB). Participante dos grupos Neurônia (UFBA) e GEPIETEC (UNEB).

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

ROCHA, Hétone Rodrigues; JAURIS, Roberta Bolzan. RELATO DE EXPERIÊNCIA EM MONITORIA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE TESTES PADRONIZADOS NO CURSO DE PSICOLOGIA. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 5951–5962, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2288. Acesso em: 15 maio. 2025.