RELATO DE EXPERIÊNCIA EM MONITORIA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE TESTES PADRONIZADOS NO CURSO DE PSICOLOGIA
Palavras-chave:
Avaliação Psicológica, Formação em Psicologia, Monitoria acadêmicaResumo
A literatura tem dado pouca atenção às práticas de monitoria de disciplina como recurso pedagógico útil para aprimorar os processos de ensino-aprendizagem dentro das formações em Psicologia. Nesse sentido, o presente trabalho relata as principais atividades desenvolvidas por um monitor junto à disciplina de TEP I (testes padronizados) para alunos de um curso de Psicologia em uma universidade estadual do interior da Bahia. Organizado como um Relato de Experiência, a exposição das informações segue os eixos de planejamento e acompanhamento das aulas, acompanhamento a alunos com orientação e treinamento para aplicação, correção e interpretação de testes e escalas psicométricas; acompanhamento na produção de laudos psicológicos; acompanhamento na produção de relato de experiência de testagem psicológica e elaboração e correção de atividades avaliativas sob supervisão
docente. Como efeito, a avaliação sobre a experiência foi positiva, considerando que os objetivos do Plano de Monitoria e da resolução institucional que regulamenta tal prática foram atingidos. Ao mesmo tempo, as avaliações fornecidas pelos discentes matriculados no componente curricular e as ponderações da docente apontam para o mesmo caminho. Ao final, limitações da experiência e do relato são discutidas, enquanto sugestões para estudos futuros são oferecidas.
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