EDUCAÇÃO E SAÚDE: contribuições de artigos publicados na Revista Cenas Educacionais

Autores

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Saúde Pública, Ensino

Resumo

As produções científicas na área de educação voltadas à saúde são um meio para a busca e para a atualização de conhecimentos. Neste sentido, o presente estudo possui o objetivo de analisar as contribuições dos artigos publicados na Revista Cenas
Educacionais, no período de 2018 a 2023, sobre educação e saúde. Trata-se de uma revisão narrativa considerando os artigos encontrados na referida revista. Assim, foram encontrados 104 artigos com a temática saúde, dentre os quais 11 foram
selecionados para leitura completa e 10 considerados elegíveis para a pesquisa. Os resultados mostraram duas categorias: categoria 1 - Saúde na educação formal, que engloba os espaços de ensino básico e superior; categoria 2 - Saúde em espaços não formais, que envolve ações educacionais fora dos ambientes escolares ou universitários. As duas categorias apresentaram contribuições à saúde no campo educacional, considerando os diferentes espaços, e apesar dos estudos não apresentarem uma visão mais abrangente de saúde, sobretudo, considerando seus aspectos políticos e sociais, foi possível contribuir para a existência de uma saúde positiva. Concluiu-se que existem fragilidades conceituais com relação a definição de saúde, e de concepções de saúde/doença, entretanto, tais estudos foram considerados positivos para ações no campo educacional, devido as suas contribuições de forma isolada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Magalhães Teixeira

Pedagoga. Mestre em Intervenção Educativa e Social.
Coordenadora Pedagógica no Colégio Estadual do Rio do
Antônio – BA. Membro do Grupo de Pesquisa Educação,
Políticas Públicas e Desenvolvimento Social.

Claudio Bispo de Almeida, Universidade do Estado da Bahia

Profissional de Educação Física. Doutor em Ciências da
Saúde. Docente da Universidade do Estado da Bahia. Líder do
Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Lutas, Artes
Marciais e Esportes de Combate - UNEB.

Referências

AGOSTINHO NETO, J.; CAVALCANTE, P. S.; SILVA FILHO, J. D. da; SANTOS, F.

D. dos; MAIA, A. M. P. C.; SIMIÃO, A. R. O ensino da saúde coletiva no Brasil: uma

revisão integrativa. Saúde em Debate, [S. l.], v. 46, n. 6, p. 281–297, 2022.

ALMEIDA, C. B. de; CASOTTI, C. A.; SENA, E. L. da S. Reflexões sobre a

complexidade de um estilo de vida saudável. Avances en Enfermería, [S. l.], v. 36,

n. 2, p. 220-229.

Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 9, n. 25, maio, 2024.

ALMEIDA, E. F. de; SILVA, W. A. Formação para saúde: análise dos cursos de

educação física de Feira de Santana-BA. Cenas Educacionais, [S. l.], v. 3, p.

e9925, 2020. Disponível em:

https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/9925. Acesso em:

fev. 2024.

ANTUNES, M. C. P.; FERNANDES, S. D. Educação não formal: contributos para a

educação inclusiva. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p.

e11319, jan./dez. 2023. Disponível em:

https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11319. Acesso em: 24 abr.

AUSECH ANTONUCCI, G. Saúde Preventiva no Brasil e as tendências mundiais.

Ciência na Sociedade: Revista Científica do Instituto Nikola Tesla, [S. l.], v. 1, n.

, 2023. Disponível em:

https://ciencianasociedade.institutonikolatesla.com.br/index.php/1/article/view/4.

Acesso em: 30 mar. 2024.

AZEVEDO, M. M. de; SILVA, E. L. M. E. da; SILVA, L. L. M. da; PAULA, L. C. da C.;

GUIMARÃES, L. N.; SANTOS, C. S. M. dos. Metodologias de ensino para a

formação de profissionais da saúde: revisão integrativa da literatura. Saberes

Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e136954, 2024. Disponível em:

https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/136954. Acesso em: 29

mar. 2024.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro.

São Paulo: Edições 70, 2016.

BARONI, J. G.; SILVA, C. C. B. da. Percepção de profissionais da saúde e da

educação sobre o Programa Saúde na Escola. Saúde em Debate, v. 46, n. 3, p.

–115, nov. 2022.

BORGES, K. Programa Saúde na Escola poderá beneficiar mais de 23 milhões de

estudantes em 2021. Ministério da Saúde, Brasília, abr. 2021. Disponível em:

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2021/abril/programa-saude-naescola-podera-beneficiar-mais-de-23-mil-estudantes-em-2021. Acesso em: 30 mar.

COLLIER, L. S. Relações entre a atividade física e saúde na educação física

escolar. Cenas Educacionais, [S. l.], v. 4, p. e11196, 2021. Disponível em:

https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/11196. Acesso em:

fev. 2024.

COSTA, M. D.; RODRIGUES, R. M.; SCHÜTZ, G.; CONTERNO, S.; Programa

Saúde na Escola: desafios e possibilidades para promover saúde na perspectiva da

alimentação saudável. Saúde em Debate, v. 46, n. 3, p. 244–260, nov. 2022.

JOSÉ, H. P. M.; JOSÉ, W. D.; BASTOS, F. da P. de. O ato de pedalar e a

flexibilidade cognitiva em sala de aula: transversalidade curricular em meio

ambiente, saúde e pluralidade cultural. Cenas Educacionais, [S. l.], v. 3, p. e8620,

Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 9, n. 25, maio, 2024.

Disponível em:

https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/8620. Acesso em:

fev. 2024.

LISBÔA, D. K. M.; FONSECA, I. dos R.; MARISCO, G. Produção de mapas

conceituais para construção do conhecimento sobre as relações com os animais da

fauna urbana e saúde. Cenas Educacionais, [S. l.], v. 3, p. e8843, 2020. Disponível

em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/8843. Acesso

em: 20 fev. 2024.

MAIA, H. J. S.; THORPE, G. D. Pedagogia organizacional, breve revisão da literatura

sobre a área. Cadernos Intersaberes, Curitiba. v. 12, n. 42, p. 312-326, out. 2023.

Disponível em:

http://www.cadernosuninter.com/index.php/intersaberes/issue/view/159. Acesso em:

mar. 2024.

MALACARNE, J. A. D.; ROCHA, M. B. Educação física escolar e a educação em

saúde: uma análise em dissertações e teses brasileiras. Revista Brasileira de

Ciências do Esporte, v. 45, p. e009622, 2023.

https://www.scielo.br/j/rbce/a/Zs46RmbzSjDSj94fVLc9XpF/?format=pdf&lang=pt.

Acesso em: 30 mar. 2024.

MELLO, K. C.; BARBIANI, R.; CICONET, R. M.; NORA, C. R. D.; SCHAEFER, R.;

JUNIOR, N. L. E.; ATTADEMO, C. V. Metodologias educativas na aprendizagem de

primeiros socorros em escolas: revisão de escopo. Rev Min Enferm, [S. l.], v. 27, p.

e-1523, 2023. Disponível em:

https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/38536. Acesso em: 29 mar.

MOREIRA, L. R.; SILVA, A. de J. da; VITERBINO, C. C. Inclusão na educação física

escolar: uma revisão integrativa. Seven Editora, [S. l.], p. 161–184, 2023. Disponível

em: https://sevenpublicacoes.com.br/index.php/editora/article/view/1159. Acesso em:

mar. 2024.

MOREIRA, R. da S.; MAURICIO, H. de A.; JORDÃO, L. M. R.; FREIRE, M. do C. M.

Implementação do Programa Saúde na Escola: relação com aspectos da saúde

bucal dos estudantes. Saúde em Debate, v. 46, n. 3, p. 166-178, mar. 2024.

Disponível em:

https://www.scielo.br/j/sdeb/a/DWMfxkzYDRhxhzjp85GNv9N/?lang=pt. Acesso em:

Mar. 2024.

MOTTA, C. dos R.; SILVA, L. R.; CASTRO, H. de; FERRAZ, E. G. Psicoterapia

breve em pacientes com constipação intestinal funcional: contribuições à educação

médica. Cenas Educacionais, [S. I.] v. 1, n. 1, p. 222–241, jul. 2018.

NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões

para um estilo de vida ativo. 7. ed. Florianópolis: Ed. Do autor, 2017.

PROFESSORES e servidores da rede estadual recebem atendimento psicológico

on-line. Secretaria da Educação, Salvador, jun. 2020. Disponível em:

Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 9, n. 25, maio, 2024.

http://educadores.educacao.ba.gov.br/noticias/professores-e-servidores-da-redeestadual-recebem-atendimento-psicologico-line. Acesso em: 30 mar. 2024.

RIBEIRO, L. S.; RIBEIRO, M. S. de S. A pesquisa-formação como dispositivo escolar

para pensar a saúde mental de estudantes na pandemia. Cenas Educacionais, [S.

l.], v. 6, p. e14774, 2023. Disponível em:

https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/14774. Acesso em:

fev. 2024.

ROCHA, W. K. S.; SILVA, G. M. da. Intervenção educativa com abordagem lúdica

para educação em saúde: uma possibilidade de discutir HPV. Cenas Educacionais,

[S. l.], v. 5, p. e13645, 2022. Disponível em:

https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/13645. Acesso em:

fev. 2024.

SANTOS, O. M. dos; OSSEGE, C. L.; VILAÇA, D. S. S.; HOEPFNER, N. de O.;

FRANCO, A. C. D.; SOUZA, E. S.; CONCEIÇÃO, S. dos S.; CARVALHO, D. S. B.

de; REGO, E. R. de M.; MACHADO, A. C.; RONCA, D. B.; FIGUEIREDO, A. C. M.

G.; LYRIO, A. O. Tecnologias Educacionais em Saúde para a prática de

investigação de óbitos no Distrito Federal. Cenas Educacionais, [S. l.], v. 3, p.

e9442, 2020. Disponível em:

https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/9442. Acesso em:

fev. 2024.

SILVA, A. B. F. B. da; BORGES, G. S. S.; CORREIA, Y. V. C.; PASSOS, V. de A.;

CARDOSO, T. M. P. B.; SOUZA, M. C. de. O cuidar, o olhar subjetivo e a

interprofissionalidade: perceptos e trilhas nos processos formativos de residentes em

saúde. Cenas Educacionais, [S. l.], v. 6, p. e18324, 2023. Disponível em:

https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/18324. Acesso em:

fev. 2024.

SILVA, L. B.; VIANNA, R. de M. Contribuições da Educação Física escolar em

relação à obesidade infantil: uma revisão de literatura. Lecturas: Educación Física

y Deportes, v. 28, n. 309, p. 167-179, 2023. Disponível em:

https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/download/7064

/2036?inline=1. Acesso em: 24 mar. 2024.

SOARES, M. da C. do M.; GOI, M. E. J. Revisão de literatura: saúde no contexto

escolar. Revista Educar Mais, [S. l.], v. 8, p. 158–175, 2024. Disponível em:

https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3678. Acesso em: 29

mar. 2024.

SOUZA, A. S. de; NOGUEIRA, S. A. Estratégias de ensino-aprendizagem e

adaptações metodológicas utilizadas pelos professores nas aulas de educação física

para alunos com TEA. Cenas Educacionais, [S. l.], v. 4, p. e11755, 2021.

Disponível em:

https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/11755. Acesso em:

fev. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

PATRÍCIA MAGALHÃES TEIXEIRA; CLAUDIO BISPO DE ALMEIDA. EDUCAÇÃO E SAÚDE: contribuições de artigos publicados na Revista Cenas Educacionais. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 5963–5978, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2289. Acesso em: 15 maio. 2025.