INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS UTILIZADOS NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Palavras-chave:
Pedagogia da alternância, Educação do campo, Famílias AgrícolasResumo
O Estudo apresentado visa identificar o que tem sido produzido no Brasil sobre a pedagogia da
alternância na educação do campo, utilizou-se como método o artigo de revisão sistemática de
literatura, com objetivo identificar e analisar as principais tendências e características da
produção acadêmica produzida sobre a pedagogia da alternância na educação do campo no
Brasil. Para subsidiar o levantamento de estudos já publicados, foram realizadas pesquisas na
web por meio da Biblioteca Digital Brasileira de teses e dissertações (BDTD), com recorte
temporal de 2010 a 2020 através desse levantamento identificamos entre teses e dissertações
130 cento e trinta trabalhos publicados. Após realizar o levantamento das literaturas, realizouse um estudo exploratório por meio da leitura dos resumos das dissertações e teses identificadas,
para observação e análise do respectivo tema em questão, apropriando de estudos que dialogam
com a problemática de estudo para responder a seguinte questão de pesquisa: Quais os
benefícios da utilização dos instrumentos pedagógicos da pedagogia da alternância para o
ensino na educação básica nas escolas do campo? Como foram as evoluções das publicações
ao longo do tempo? Diante de uma análise especifica das dissertações e teses selecionadas, foi
possível identificar que os trabalhos articulam entre si ao trazer em suas discussões a pedagogia
da alternância e educação do campo na formação dos sujeitos, e que os princípios dessa
pedagogia devem ser permear os instrumentos pedagógicos da alternância e a busca por
valorização dos diferentes saberes culturais e de pertencimento dos estudantes do campo.
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