INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS UTILIZADOS NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Wanderson Gomes Teixeira
  • Edmilson dos Santos Lima

Palavras-chave:

Pedagogia da alternância, Educação do campo, Famílias Agrícolas

Resumo

O Estudo apresentado visa identificar o que tem sido produzido no Brasil sobre a pedagogia da
alternância na educação do campo, utilizou-se como método o artigo de revisão sistemática de
literatura, com objetivo identificar e analisar as principais tendências e características da
produção acadêmica produzida sobre a pedagogia da alternância na educação do campo no
Brasil. Para subsidiar o levantamento de estudos já publicados, foram realizadas pesquisas na
web por meio da Biblioteca Digital Brasileira de teses e dissertações (BDTD), com recorte
temporal de 2010 a 2020 através desse levantamento identificamos entre teses e dissertações
130 cento e trinta trabalhos publicados. Após realizar o levantamento das literaturas, realizouse um estudo exploratório por meio da leitura dos resumos das dissertações e teses identificadas,
para observação e análise do respectivo tema em questão, apropriando de estudos que dialogam
com a problemática de estudo para responder a seguinte questão de pesquisa: Quais os
benefícios da utilização dos instrumentos pedagógicos da pedagogia da alternância para o
ensino na educação básica nas escolas do campo? Como foram as evoluções das publicações
ao longo do tempo? Diante de uma análise especifica das dissertações e teses selecionadas, foi
possível identificar que os trabalhos articulam entre si ao trazer em suas discussões a pedagogia
da alternância e educação do campo na formação dos sujeitos, e que os princípios dessa
pedagogia devem ser permear os instrumentos pedagógicos da alternância e a busca por
valorização dos diferentes saberes culturais e de pertencimento dos estudantes do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderson Gomes Teixeira

Licenciado em Educação do Campo área de Ciências da
Natureza, Mestrando em Ensino, Diretor da Escola Família
Agrícola Bontempo Itaobim Minas Gerais

Edmilson dos Santos Lima

Licenciado em Ciências Biológicas e Química, Bacharel em
Biomedicina e Mestrando em Ensino, professor de química
no Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da
Conquista

Referências

AZEVEDO, A. A. A formação de técnicos agropecuários e a alternância no Estado de

São Paulo: uma proposta inovadora. Tese de Doutorado, Marília; 1998.

ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica C. Por uma

educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.

BRESSIANI, Clariana Maria werkauser. Formação por alternância e sustentabilidade da

agricultura familiar. Dissertação de mestrado Universidade Tecnológico Federal do Paraná

Pato Branco, 2012.

CNE. Resolução CNE/CEB 1/2002. Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas

Escolas do Campo. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de abril de 2002. Seção 1, p. 32.

Disponível em:

http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/mn_resolucao_%201_de_3_de_abril_de_2002.pdf

BEGNAMI, João Batista. Formação pedagógica de monitores das escolas famílias

agrícolas e alternâncias: um estudo intensivo dos processos formativos de cinco

monitores. 2003. Dissertação (Mestrado) –Universidade Nova de Lisboa/Universidade

François Rabelais/UNEFAB, Brasília, 2003.

COSTA, Agnaldo Chaves. Pedagogia da Alternância: Emancipação e territorialização

nas Escolas Famílias Agrícolas. 2016 tese (Doutorado) Pontifícia Universidade Católica de

São Paulo, 2016.

Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 9, n. 25, maio, 2024.

ESTEVAM, D. O. Casa Familiar Rural: a formação com base na pedagogia da

alternância. Florianópolis: Insular, 2012.

GIMONET, Jean-Claude. Praticar e compreender a pedagogia da alternância dos

CEFFAs. Petrópolis: Vozes, 2007.

GOMES NETO, J. B. F. Educação rural. São Paulo; Curitiba. Editora da Universidade de

São Paulo, 1994

MATTOS, Luciane Maria Serrer. O Plano de Formação no Contexto da Pedagogia da

Alternância: Articulações entre temas geradores e conteúdo de ensino médio na casa

Familiar Rural de Cruz Machado-PR. Dissertação de Mestrado Universidade Tecnológica

Federal do Paraná, Pato Branco 2014.

MOURA, Regina Celi Alvarenga. Pedagogia da Alternância: Limites e perspectiva do pro

jovem Campo em Minas Gerais. Dissertação de Mestrado UFV Universidade Federal de

Viçosa Minas Gerais 2011.

MORCELIN, Nayara Massucatto. Princípios e Fundamentos da Pedagogia da

Alternância: Alguns desdobramentos atuais. Dissertação de Mestrado Universidade

Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco 2016.

MELO, Erica Ferreira. Limites e Possibilidades do Plano de Estudo na Articulação

trabalho-Educação na escola Família Agrícola Paulo Freire. Dissertação de mestrado

Universidade Federal de Viçosa Minas Gerais, Viçosa 2013.

OLIVEIRA,Gutenber Gomes A educação do campo e a pedagogia da alternância no

centro de formação por alternância de Pinheiros-ES: Possibilidades pedagógicas de

superação da fragmentação campo/cidade dissertação de mestrado UESP SÃO PAULO

São Paulo 2016.

OLIVEIRA, Valdenor Santos. Ensino de Ciências na Escola do Campo em alternância; O

caso de uma escola do município de Terra Nova do Norte em Mato Grosso. Dissertação

de Mestrado Universidade Federal de Mato Grosso Cuiabá 2012.

PINA, Ticiana Petean. A influência da pedagogia da Alternância na formação de jovens

sucessores da agricultura familiar. Dissertação de mestrado Universidade Estadual Paulista.

Ilha Solteira 2017.

SOBREIRA, Milene Francisca Coelho Práxis e Construção do Conhecimento nos Estudos

Sobre Pedagogia da Alternância, dissertação de mestrado UFV Viçosa MG 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Rio de

Janeiro: Paz e Terra, 1999.

ZAMBERLAN, Sérgio. Formação e Desenvolvimento Sustentável: o lugar da família - na

vida institucional da escola-família - Participação e Relações de Poder, 2003. Dissertação

(Mestrado Internacional em Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa – Portugal

- Faculdade de Ciências e Tecnologia e Université François Rabelais de Tours – France -

Département des Sciences de l’Éducation et de la formation, 2003.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

WANDERSON GOMES TEIXEIRA; EDMILSON DOS SANTOS LIMA. INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS UTILIZADOS NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 6003–6016, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2292. Acesso em: 13 maio. 2025.