EVASÃO E RETENÇÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS, LÍNGUA INGLESA E LITERATURAS DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DA BAHIA NO PERÍODO DE 2010 A 2022

Autores

Palavras-chave:

Evasão, Retenção, Eficiência, Ensino superior

Resumo

As políticas de acesso e permanência no ensino superior brasileiro são ampliadas constantemente para alcançar as metas definidas pelo Plano Nacional de Educação 2014-2024. As estratégias adotadas pelas universidades públicas e privadas contribuem para que mais pessoas tenham acesso à educação superior. Por isso, objetivou-se analisar os índices de evasão e retenção dos cursos de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas das universidades estaduais da Bahia entre os anos de 2010 e 2022,
comparando também os resultados entre cursos privados, públicos, federais e estaduais entre si. Foi realizada uma revisão de literatura para identificação dos indicadores e das fórmulas a serem utilizadas para o cálculo dos indicadores de evasão e retenção. Constatou-se que o número de concluintes é expressivamente menor do que o de ingressantes e dos demais discentes das universidades públicas. O número de concluintes desse curso reflete o avanço do índice de retenção nas universidades públicas e
estaduais pesquisadas dentro do período estabelecido, diferentemente dos dados obtidos das instituições de ensino superior privadas, que apresentam elevado índice de evasão, e das federais, com maior número de concluintes e menor número de evasão. Apesar do avanço das políticas públicas destinadas ao acesso aos cursos de graduação e permanência dos discentes, é necessário que haja melhorias dessas políticas para que se identifique as causas do índice de retenção no curso das universidades públicas estaduais
estudadas, para que novas estratégias sejam adotadas e tal índice seja modificado.

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Biografia do Autor

Aline Lima Castro dos Anjos, Universidade do Estado da Bahia

estudante de graduação do curso de Licenciatura em Letras, Língua
Inglesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia,
Departamento de Ciências Humanas, Campus IV. Bolsista de Iniciação
Científica (PICIN/UNEB).

William Barbosa Candido Magalhães, Southwest Bahia State University

Graduando em Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade
do Estado da Bahia (UNEB); Bolsista de Iniciação Científica
(PICIN/UNEB)

Juliane Regina Trevisol, Universidade do Estado da Bahia

Professora assistente do curso de Letras, Língua Inglesa e Literaturas
da UNEB. Doutora em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários
(2019/UFSC) e Mestre em Língua Inglesa e Literatura Correspondente
(2010). Líder do FALE/UNEB e membro do AQUILES (UFSC/
UFSC).

Ariel Gustavo Letti, Universidade do Estado da Bahia

Professor Adjunto da UNEB. Doutor em Desenvolvimento Econômico
(UFPR/2019), Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio
(UNIOESTE/2010). Membro dos grupos de pesquisa GRUPIM,
GERU e FALE.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

ALINE LIMA CASTRO DOS ANJOS; WILLIAM BARBOSA CANDIDO MAGALHÃES; JULIANE REGINA TREVISOL; ARIEL GUSTAVO LETTI. EVASÃO E RETENÇÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS, LÍNGUA INGLESA E LITERATURAS DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DA BAHIA NO PERÍODO DE 2010 A 2022 . Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 6017–6028, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2293. Acesso em: 8 jul. 2025.