EVASÃO E RETENÇÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS, LÍNGUA INGLESA E LITERATURAS DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DA BAHIA NO PERÍODO DE 2010 A 2022
Palavras-chave:
Evasão, Retenção, Eficiência, Ensino superiorResumo
As políticas de acesso e permanência no ensino superior brasileiro são ampliadas constantemente para alcançar as metas definidas pelo Plano Nacional de Educação 2014-2024. As estratégias adotadas pelas universidades públicas e privadas contribuem para que mais pessoas tenham acesso à educação superior. Por isso, objetivou-se analisar os índices de evasão e retenção dos cursos de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas das universidades estaduais da Bahia entre os anos de 2010 e 2022,
comparando também os resultados entre cursos privados, públicos, federais e estaduais entre si. Foi realizada uma revisão de literatura para identificação dos indicadores e das fórmulas a serem utilizadas para o cálculo dos indicadores de evasão e retenção. Constatou-se que o número de concluintes é expressivamente menor do que o de ingressantes e dos demais discentes das universidades públicas. O número de concluintes desse curso reflete o avanço do índice de retenção nas universidades públicas e
estaduais pesquisadas dentro do período estabelecido, diferentemente dos dados obtidos das instituições de ensino superior privadas, que apresentam elevado índice de evasão, e das federais, com maior número de concluintes e menor número de evasão. Apesar do avanço das políticas públicas destinadas ao acesso aos cursos de graduação e permanência dos discentes, é necessário que haja melhorias dessas políticas para que se identifique as causas do índice de retenção no curso das universidades públicas estaduais
estudadas, para que novas estratégias sejam adotadas e tal índice seja modificado.
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