REFLEXÕES SOBRE O MÉTODO DA PESQUISA COMO MEDIAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

Autores

Palavras-chave:

: Materialismo Histórico e Dialético, Método, Psicologia Histórico-Cultural

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o desenho metodológico de uma pesquisa de iniciação científica em andamento. A pesquisa procura conhecer os sentidos e significados de psicólogas(os) que trabalham com a clínica infantil. Deste modo propõe-se, ao longo da presente produção, uma contextualização histórica da clínica infantil durante os séculos, assim como uma apresentação do método de apreensão da realidade, o materialismo histórico e dialético e o método Vigotskiano que defende o método como mediação entre a teoria e a prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

AMOM SANTOS SOUZA, Southwest Bahia State University

Graduando em bacharelado e licenciatura em Psicologia pela
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB e membro do
Núcleo de Pesquisas e Estudos em Psicologia da UESB -
NUPEP-UESB e do Laboratório de Estudos Marxista -
LEMarx/UESB.

Carmem Virgínia Moraes da Silva, Southwest Bahia State University

PhD em Psicologia, Professora Titular da Universidade Estadual da
Bahia – UESB e professora permanente externa do Programa de
Psicologia da Saúde da Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Referências

ALMEIDA, M. do S. da C.; SOARES, S. R.; BERALDO, F. R. C. L. Docência Universitária,

Inovando através do Ensino com Pesquisa. Plurais Revista Interdisciplinar, v. 1, n. 2, p.

-187, mai/ago, 2010. Disponível em

<https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/875/619> Acesso em 31 Mar.

BRZOZOWSKI, F. S.; CAPONI, S. N. de. Medicalização dos Desvios de Comportamento na

Infância: Aspectos Positivos e Negativos. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 33, n. 1, p.

–221, 2013. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/pcp/a/nsyXmyxCm5p5JFHzymj9tLm/abstract/?lang=pt#. Acesso em:

mar. 2024

DELARI JR., A. Questões de método em Lev Vigotski: busca da verdade e caminhos da

cognição. Umuarama: Estação Mir – arquivos digitais, 2010. Disponível em:

https://www.academia.edu/42389370/Quest%C3%B5es_de_m%C3%A9todo_em_Vigotski_B

usca_da_verdade_e_caminhos_da_cogni%C3%A7%C3%A3o

DEL PRIORE, M. O cotidiano da criança livre no Brasil entre a Colônia e o Império. In: DEL

PRIORE, M. História das Crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2006. p. 84-106

IASI, M. L. O MÉTODO: CATEGORIAS FUNDANTES DO SÉCULO XXI. Revista

Trabalho Necessário, v. 17, n. 32, p. 33-67, 28 mar. 2019.

ILIENKOV, E. V. Dialética e Visão de Mundo. 1977/2014. Disponível em:

<https://medium.com/katharsis/e-v-ilienkov-dial%C3%A9tica-e-vis%C3%A3o-de-mundo-19

-ae020da40979> Acesso em: 31 mar. 2024.

ISHIBASHI, W. L. S.; MARTINS, J. B. DIFICULDADES DO ENSINO DA TEORIA

HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI NO BRASIL.. In: Anais da I Conferência de

Psicologia Histórico Cultural: Ciência, Tecnologia e Sociedade. Anais...Curitiba(PR)

UTFPR, 2019. Disponível em:

https//www.even3.com.br/anais/CPTHC/201157-DIFICULDADES-DO-ENSINO-DA-TEOR

IA-HISTORICO-CULTURAL-DE-VIGOTSKI-NO-BRASIL. Acesso em: 31/03/2024

KAHHALE, E. M. S. P.; MONTREOZOL, J. R.; COSTA, C. M. A. da.; ZANATELI, T. R.

SENTIDO E SIGNIFICADO NA TEORIA SOCIO-HISTÓRICA. In: MOREIRA, M. I. C.;

SOUSA, S. M. G. (org.). Psicologia Socio-Histórica: bases epistemológicas, categorias

fundamentais e intervenções psicossociais. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2022. p. 207-218.

MAUAD, A. M. A vida das crianças de elite durante o Império. In: DEL PRIORE, M.

História das Crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2006. p. 137-176.

PASQUALINI, J. C.; MARTINS, L. M.. DIALÉTICA

SINGULAR-PARTICULAR-UNIVERSAL: IMPLICAÇÕES DO MÉTODO

MATERIALISTA DIALÉTICO PARA A PSICOLOGIA. Psicologia & Sociedade, v. 27, n.

, p. 362–371, maio 2015.

PEÑA, M. O que é o marxismo? Notas de iniciação marxista. [1. reimpr]. São Paulo:

Sunderman, 2015. 112p.

RAMOS, F. P. A história trágico-marítima das crianças nas embarcações portuguesas do

século XVI. In: DEL PRIORE, M. História das Crianças no Brasil. São Paulo: Contexto,

p. 19-54.

SILVA, C. V. M. da. Significações da Psicologia Clínica Infantil – Enfoque

Histórico-Cultural. In: SILVA, C. V. M. da. Psicologia Clínica Infantil – Enfoque

Histórico-Cultural. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2023.

SOUZA, K. C. V. de. INFÂNCIA(S) E CRIANÇA(S) SOB O OLHAR DA

PSICOTERAPIA: CONCEPÇÕES DE ESTAGIÁRIAS EM PSICOLOGIA. 2017. Tese

(Doutorado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade

Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

TUNES, E.; PRESTES, Z. Pontes ou muralhas: exame crítico de traduções de conceitos da

teria histórico-cultural. Educativa, Goiânia, v. 25, p. 1-19, 2022.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

AMOM SANTOS SOUZA; CARMEM VIRGÍNIA MORAES DA SILVA. REFLEXÕES SOBRE O MÉTODO DA PESQUISA COMO MEDIAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 6211–6224, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2295. Acesso em: 13 maio. 2025.