EM DEFESA DA IMPLANTAÇÃO DA CLASSE HOSPITALAR NO “CASTELINHO” DO HGPV, JEQUIÉ: experiências em busca da afirmação de um campo de trabalho para os pedagogos

Autores

Palavras-chave:

Atuação do pedagogo, Classe hospitalar

Resumo

Desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN - Lei
n.º 9.394), em 20 de dezembro de 1996, os educadores brasileiros parecem ter sido
despertados para considerarem a importância do trabalho humanizador, a ser
aplicado na mitigação das necessidades – programadas e furtuitas – que atingem aos
estudantes das escolas básicas do país. Dentro da categoria de sujeitos a qual esse
conceito de trabalho humanizador deve ser aplicado concretamente, a atuação do
pedagogo em classes hospitalares, professores de outras áreas e profissionais da
saúde pediátrica é reconhecida como algo de importância fundamental, posto que,
estudos comprovam uma redução significativa do tempo de internação das crianças e
adolescentes em hospitais que dispõem de tais classes. Esse trabalho questiona,
outrossim, o que pode a pedagogia fora da escola?; o que pode a pedagogia na classe
hospitalar?. Baseando-se em experiências concretas de ensino aprendizagem
realizada em ambientes de acolhimento e promoção da saúde de Jequié, nesse artigo
debate-se a importância do trabalho que o/a pedagogo/a pode realizar nas classes
hospitalares, mas sem perder de vista que a escola é a outra ponta desse processo
de relacionamento que favorece a humanização dos tratamentos de saúde para as
crianças hospitalizadas por períodos superiores a 15 dias. Concluindo, reconhece-se
que não temos hoje, formação institucionalizada sobre a atuação do/a pedagogo/a
nas classes hospitalares e assim, compassadamente, prudentemente, o artigo quer
levantar interesse sobre o tema, para que, no futuro próximo, possa-se garantir a esse
profissional, trabalho nesse ambiente desafiador.

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Biografia do Autor

Tânia Regina Braga Torreão Sá, Southwest Bahia State University

Líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Temporalidades,
Espacialidades, Educação e Memória (GPTEEM/CNPq). Pós-doc
em Geografia. Dra. Em Memória: Linguagem e Sociedade.
Docente Titular do DCHL/UESB.

Tamires Suelen Carvalho Fagundes, Southwest Bahia State University

Estudante vinculada ao GPTEEM/CNPq. Estudante do Curso de
Pedagogia, UESB, Campus de Jequié.

Bianca Celestina Santos, Southwest Bahia State University

Estudante vinculada ao GPTEEM/CNPq. Estudante do Curso de
Pedagogia, UESB, Campus de Jequié.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

TÂNIA REGINA BRAGA TORREÃO SÁ; TAMIRES SUELEN CARVALHO FAGUNDES; BIANCA CELESTINA SANTOS. EM DEFESA DA IMPLANTAÇÃO DA CLASSE HOSPITALAR NO “CASTELINHO” DO HGPV, JEQUIÉ: experiências em busca da afirmação de um campo de trabalho para os pedagogos. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 6085–6099, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2299. Acesso em: 15 maio. 2025.