ACHADOS PRELIMINARES SOBRE A PRÁTICA CLÍNICA INFANTIL NUMA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL: REVISÃO DE LITERATURA
Palavras-chave:
Clínica infantil;, Psicologia Histórico-Cultural, VigotskiResumo
O presente artigo apresenta os resultados preliminares de uma revisão de literatura, em andamento, cujo objetivo é realizar um levantamento de estudos sobre a atuação de profissionais psicólogas(os) na clínica infantil com enfoque Histórico-Cultural, com o propósito de conhecer os conceitos teóricos e práticos que subsidiam tal prática. A partir do levantamento bibliográfico realizado, bem como da análise dos artigos selecionados para compor o corpus da pesquisa, até o momento, notou-se a presença de determinados conceitos e ideias da teoria vigotskiana entre as produções, quais sejam: Zona de Desenvolvimento Proximal e a potencialização e emancipação do sujeito, destacando a relevância da abordagem para a psicologia no presente, uma vez que propõe uma prática sensível às particularidades do sujeito e à sua história e contexto social.
Downloads
Referências
CAMARGO-BORGES, C. Terapia social: desenvolvimento humano e mudança social.
Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 62, n. 3, p. 48-58, 2010. Disponível
em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-
&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 06 abr. 2024.
KAHHALE, E. M. S. P.; COSTA, C. M. A. da; MONTREOZOL, J. R. A clínica psicológica:
da tradição alienante à potência sócio-histórica do sujeito. Revista Psicologia Política, São
Paulo, v. 20, n. 49, p. 702-718, dez. 2020. Disponível em:
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-
X2020000300018&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 02 abr. 2024.
LIMA, P. M. de; CARVALHO, C. F. de C. de. A Psicoterapia Socio-Histórica. Psicologia:
Ciência e Profissão, v. 33, n. especial, p. 154–163, 2013.
PAN, M.; ZONTA, G. A.; TOVAR, A. Plantão institucional: relato de experiência de uma
intervenção psicológica na UFPR. Psicologia em Estudo, v. 20, n. 4, p. 555-562, 25 maio
SILVA, G. G. S. et al.. Um momento dedicado à espera e à promoção da saúde. Psicologia:
Ciência e Profissão, v. 33, n. 4, p. 1000–1013, 2013.
SOUZA, M. T. de; SILVA, M. D. da; CARVALHO, R. de. Integrative review: what is it?
How to do it?. Einstein (São Paulo), v. 8, n. 1, p. 102–106, jan. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.