ACHADOS PRELIMINARES SOBRE A PRÁTICA CLÍNICA INFANTIL NUMA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

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  • Carmem Virgínia Moraes da Silva Southwest Bahia State University image/svg+xml

Palavras-chave:

Clínica infantil;, Psicologia Histórico-Cultural, Vigotski

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados preliminares de uma revisão de literatura, em andamento, cujo objetivo é realizar um levantamento de estudos sobre a atuação de profissionais psicólogas(os) na clínica infantil com enfoque Histórico-Cultural, com o propósito de conhecer os conceitos teóricos e práticos que subsidiam tal prática. A partir do levantamento bibliográfico realizado, bem como da análise dos artigos selecionados para compor o corpus da pesquisa, até o momento, notou-se a presença de determinados conceitos e ideias da teoria vigotskiana entre as produções, quais sejam: Zona de Desenvolvimento Proximal e a potencialização e emancipação do sujeito, destacando a relevância da abordagem para a psicologia no presente, uma vez que propõe uma prática sensível às particularidades do sujeito e à sua história e contexto social.

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Biografia do Autor

Marina Bastos Miranda Aragão, Southwest Bahia State University

Bacharelanda em Psicologia pela Universidade Estadual do Sudoeste
da Bahia (UESB), Campus Vitória da Conquista - BA e integrante do
Núcleo de Pesquisas e Estudos em Psicologia da UESB - NUPEP -
UESB.

Carmem Virgínia Moraes da Silva, Southwest Bahia State University

PhD em Psicologia, Professora Titular da Universidade Estadual da
Bahia – UESB e professora permanente externa do Programa de
Psicologia da Saúde da Universidade Federal da Bahia – UFBA.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

MARINA BASTOS MIRANDA ARAGÃO; CARMEM VIRGÍNIA MORAES DA SILVA. ACHADOS PRELIMINARES SOBRE A PRÁTICA CLÍNICA INFANTIL NUMA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL: REVISÃO DE LITERATURA. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, [S. l.], v. 1, p. 6144–6155, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/2304. Acesso em: 8 jul. 2025.