Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional
Sobre
Sobre o Evento
Declaração de Privacidade
Atual
Arquivos
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 1 (2024): Anais do IX Seminário Nacional V Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional
v. 1 (2024): Anais do IX Seminário Nacional V Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional
Publicado:
2024-12-20
ESTADO, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL
DESCOLORIRÁ: Grupo Terapêutico Infantil em um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)
MARIA LUÍZA BARBOSA ARAÚJO, Marina Rocha dIAS, Rafaella Sthefany Pereira Araújo, Carmem Virgínia Moraes da Silva
1–15
PDF
DOCUMENTOS EDUCACIONAIS DO ENSINO MÉDIO, INTERDISCIPLINARIDADE E A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Lilian Cristina Fonseca Menezes, Cláudio Pinto Nunes
16–29
PDF
TRABALHO DOCENTE E NOVO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM AS PESQUISAS?
Magnara Moreira Santos Dias, LEILA PIO Mororó
30–42
PDF
GESTÃO DEMOCRÁTICA E DESAFIOS ENFRENTADOS POR GESTORAS ELEITAS PARA O BIENIO 2024/2025
Daiana Milene Lessa Ataide Correia, Isaura Francisco de Oliveira, SUSANE MARTINS DA SILVA Castro, Robson de Cássio dos Santos Dourado
43–62
PDF
A EDUCAÇÃO INFANTIL PÓS CONSTITUIÇÃO DE 1988 NO MUNICÍPIO DE SALVADOR
Elane Oliveira de Souza, Célia Tanajura Machado
63–78
PDF
A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES NA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024): a Meta 16
Elaine Cristina de Souza, Leila Pio Mororó
79-89
PDF
EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE: desafios e perspectivas
Weslei Ferreira Barreto, Vilomar Sandes Sampaio
90–103
PDF
ALIENAÇAO NA INTERFACE COM A POLÌTICA
DAVI AMANCIO DE SOUZA, Arlete Ramos dos Santos
104–116
PDF
POLÍTICAS NEOLIBERAIS: INFLUÊNCIAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL BRASILEIRO
Ana Clara Meira de Castro, Letícia Cruz Silva, Gicélia Aparecida Cotrim Costa, Sheila Cristina Furtado Sales
117–129
PDF
O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO – CAMPUS DE URUÇUCA COMO AGENTE DE DESENVOLVIMENTO LOCAL NA VISÃO DE SEUS GESTORES
José Ricardo Rosa dos Santos, Cláudio Eduardo Félix dos Santos
130–146
PDF
REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA: reflexões sobre sua produção e as possíveis interfaces com a prática pedagógica
Jéssica Gomes das Mercês, Edinaldo Medeiros Carmo, Sandra Escovedo Selles
147–159
PDF
EDUCAÇÃO NOS CONGRESSOS NACIONAIS DA PSICOLOGIA: Um compromisso da categoria profissional?
Pablo Mateus dos Santos Jacinto
160–172
PDF
EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA EM TEMPOS DE COVID-19: revisão sistemática (2020-2022)
Natilaane Brito Santos, Ennia Debora Passos Braga Pires, Jasmym Alves França, Fabyanna Benício Teixeira
173–188
PDF
EVASÃO E RETENÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA BAHIA NO PERÍODO DE 2010 A 2022
Renato Damaceno dos Santos, William Barbosa Candido Magalhães, Aline Lima Castro dos Anjos, Ariel Gustavo Letti
189-199
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E OS POSSÍVEIS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
Anely Silva Oliveira, Leila Pio Mororó, Adriana Martins Marques da Costa
200–213
PDF
IMPACTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: UM ESTUDO EM BRUMADO - BA
ANDERSON SILVA DIAS, RENILDA SANTOS DE SOUZA, MICHELINE FLORES PORTO DIAS, CLÁUDIA MADALENA FEISTAUER
214–231
PDF
EDUCAÇÃO RESTAURATIVA: reflexões dos seus pressupostos para o estabelecimento de uma gestão educacional emancipadora, inclusiva e humana
Fabiana Andrade Santos
232–245
PDF
O PIBID COMO POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Andreza Costa de Souza, Fernanda Pereira de Souza, Francine Alves Mares de Souza Céo, Sheila Cristina Furtado Sales
246–257
PDF
EVASÃO E RETENÇÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DA BAHIA NO PERÍODO DE 2010 A 2022
William Barbosa Candido Magalhães, Renato Damaceno dos Santos, Aline Lima Castro dos Anjos
258–271
PDF
O FUTURO DA DOCÊNCIA COM ASCENSÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Valdeir Brito Santana, Isaura Francisco de Oliveira
272–288
PDF
AS POSSIBILIDADES E OS DESAFIOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE AIQUARA-BAHIA NUMA PERSPECTIVA GLOCAL
Miriam Moreira da Silva de Jesus
289–304
PDF
DESIGUALDADE DE GÊNERO NO BRASIL: DESAFIANDO O PATRIARCADO E AVANÇANDO RUMO À IGUALDADE
Dyule Soares Dos Santos
305–319
PDF
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E A ARTICULAÇÃO COM OS CONCEITOS DESCENTRALIZAÇÃO E CENTRALIZAÇÃO
Veluzia Santos da Silva Silva
320–331
PDF
EVASÃO E RETENÇÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS, LÍNGUA INGLESA E LITERATURAS DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DA BAHIA NO PERÍODO DE 2010 A 2022
Aline Lima Castro dos Anjos, William Barbosa Candido Magalhães, Juliane Regina Trevisol, Ariel Gustavo Letti
332–343
PDF
MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS: a realidade do município de Belo-Campo-BA
Alana Periquito de Oliveira, Vilomar Sandes Sampaio
344–359
PDF
O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE: uma análise à luz do ciclo de políticas públicas
Ailla Costa Santos, Nandyara Souza Santos Sampaio
360–370
PDF
A GESTÃO ESCOLAR NA ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: Perspectivas em municípios de Territórios de Identidade da Bahia
Rosimeiry Souza Santana, Rosilda Costa Fernandes, Vanessa Costa dos Santos
371–396
PDF
QUANDO SUBVERTER NÃO É APENAS UMA PALAVRA: implicações da política de gestão das escolas militarizadas
Érico José dos Santos, Gabriela Sousa Rêgo Pimentel
397–410
PDF
A Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Professora Titular e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), da Universidade do Estado da Bahia. Líder do grupo de pesquisa: EDUCATIO –
Leila Pio Mororó, Beatriz Sousa Correia, Flávio Lopes da Silva
411–422
PDF
COLEGIADO ESCOLAR NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS: um levantamento bibliográfico
Jasmym Alves França, Ennia Débora Passos Braga Pires, Hilheno Oliveira Miranda, Natilaane Brito Santos
423– 436
PDF
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, JUVENTUDE E PROJETO DE VIDA: uma análise a partir de uma entrevista feita com a coordenação de uma escola em Guanambi
Debora Mayara Nogueira Vilas Boas Ledo, Josias Benevides da Silva
437–446
PDF
A GESTÃO E A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS ESCOLARES: Um relato de experiência de pesquisa e Estágio em Gestão Educacional e Escolar
Iure Dourado Coelho, Jaiane Dias Espínola, Isaura Francisco de Oliveira
447–458
PDF
O NOVO ENSINO MÉDIO E A REFORMA EMPRESARIAL DA EDUCAÇÃO
Euvaldo Cotinguiba Gomes, Claudio Eduardo Félix dos Santos
459–473
PDF
POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DO CAMPO: UM ESTUDO NA COMUNIDADE RURAL OROBÓ-VALENÇA/BA
Carolina Santos Menezes
474–487
PDF
DEMOCRACIA NO ESPAÇO DA ESCOLA PÚBLICA INFANTIL: Uma reflexão a respeito do Conselho Escolar
ANATALIA OLIVEIRA DE SOUZA, UBIRAJARA COUTO LIMA
488–497
PDF
UNIVERSIDADE PÚBLICA E EMANCIPAÇÃO DE CLASSES: desafios relacionados ao capitalismo dependente e as perspectivas à luz das Políticas de Ações Afirmativas
Vera Lúcia Fernandes de Brito
498–529
PDF
A POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES E GESTORES DAS REDES PÚBLICAS DE ENSINO DO ESTADO DA BAHIA
Antônio Pereira de Carvalho, Dalvani Magnavita Ferraz, Leila Pio Mororó
530–543
PDF
MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO E CATEGORIAS METODOLÓGICOS MARXIANAS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Hilheno Oliveiral Miranda, Ennia Débora Passos Braga Pires
544–558
PDF
REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR: o cotidiano da gestão em uma escola do ensino fundamental II de gestão compartilhada modelo - CPM em Bom Jesus da Lapa - Ba
Juliana Pereira Soares, Rosiene Ribeiro da Silva, Isaura Francisco de Oliveira, Gisele Ferreira Amorim
559 –570
PDF
A AVALIAÇÃO EXTERNA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O IDEB COMO INDICADOR DE QUALIDADE
Vaneide Ferreira Viana, Ennia Débora Passos Braga Pires, Hilheno Oliveiral Miranda, Adriana Vieira Brito
571–586
PDF
LEVANTAMENTO DE PUBLICAÇÕES SOBRE A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Marco Antonio Paes de Souza, Berta Leni Costa Cardoso
587-602
COORDENADORES PEDAGÓGICOS NA PANDEMIA DA COVID-19: o Cenário do Ensino Remoto
Beatriz dos Santos Pinheiro Cangussu, Ennia Débora Passos Braga Pires
603–615
PDF
TRILHAS CRUZADAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FINANCIAMENTO NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA MÃE JOVINA
Rebeca Bispo Oliveira, Alex Verdério
616-628
PDF
GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA: relato de experiência do estágio supervisionado em gestão numa escola dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública municipal de Vitória da Conquista (BA)
Flávia Cristina Batista Caires, Hévene Souza Silva, Isabela Reis Nascimento, Rosimeire Silva de Almeida
629-641
PDF
A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA BAHIA: ASPECTOS LEGAIS E PEDAGÓGICOS
Leandro Santos Prado, Ennia Débora Passos Braga Pires, Beatriz dos Santos Pinheiro Cangussu
642-658
PDF
POLÍTICAS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM AS PESQUISAS SOBRE OS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO?
Fernanda Silva Santos, Jany Rodrigues Prado
659-671
PDF
A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM ESCOLAS DO CAMPO: Fragilidades e potencialidades
Alice de Souza Silva, Gisele Ferreira de Amorim, Terezinha Camargo Magalhães
672-686
PDF
DIÁLOGOS SOBRE OS DESAFIOS DO NOVO ENSINO MÉDIO PARA OS/AS GESTORES/AS E COORDENADORES/AS
Juliana Barbosa da Silva, Valéria Souza Lima Brito, Maisa Rose Serra de Almeida
687-701
PDF
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: uma análise das políticas públicas educacionais pós-LDB 9.394/96
Adriele Oliveira Costa, Isaias Teixeira dos Santos, Adenilson Souza Cunha Júnior
702-719
PDF
PANORAMA DO CAMPO ACADÊMICO DA POLÍTICA EDUCACIONAL E AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS: à luz da teoria de Pierre Bourdieu
Beatriz Bernardo Silva, Emanuelly Queiroz de Jesus, Isadora Nogueira de Oliveira, Isac Pimentel Guimarães
720-730
PDF
A A INFLUÊNCIA DA ESCOLA NA FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E PROBLEMATIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS
Thiago da Silva Martins, Jaciara de Oliveira Sant´anna Santos, Risia Silva Chaves
731-745
PDF
A IMPORTÂNCIA DA (RE)ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Antônio Domingos Moreira, Claudio Pinto Nunes
746-767
PDF
O PAPEL DA PESQUISA COMO PILAR PARA APRIMORAMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
Flávia Cristina Rodrigues Paiva
768-780
PDF
PADRÕES DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E POLÍTICA DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA (2012 - 2022)
Isac Pimentel Guimarães, Emilia Peixoto Vieira
781-793
PDF
A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E O REDIMENSIONAMENTO DO PAPEL DO ESTADO NAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS
Adriana Vieira Brito, Ennia Débora Passos Braga Pires, Hilheno Oliveiral Miranda, Vaneide Ferreira Viana
794-807
PDF
EVASÃO ESCOLAR PÓS PANDEMIA: UMA AVALIAÇÃO DOS INDICADORES DE EVASÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA, NO ANO 2022
Daniel Carlos Pereira de Oliveira, Sidérea Santana Soares, Marcelo Inácio Ferreira Ferraz
808-820
PDF
A POLÍTICA DE INCLUSÃO DO/A ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
Carliane Teixeira Santos, Telma Jaíne da Silva Cardoso Teixeira Bomfim, Marinalva Nunes Fernandes
821-836
PDF
CONSIDERAÇÕES SOBRE OS ATORES POLÍTICOS LOCAIS EM IGAPORÃ-BA
Katiely Silva de Oliveira, MARIA GORETH SILVA E NERY
837-849
PDF
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO TRABALHO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Rafaela Rocha Ribeiro, Thaluane Marlla da Silva Ferreira, Terezinha Camargo Magalhães, Gisele Ferreira Amorim
850-863
PDF
Uma AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL (OBSERVA), IMPLANTADO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA(UESB) - CAMPUS JUVINO OLIVEIRA
Ludimila Santos Alves, Daelcio Ferreira Campos Mendonça
864-876
PDF
A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM ESCOLAS DO CAMPO: Fragilidades e potencialidades
Alice de Souza Silva, Gisele Ferreira de Amorim, Terezinha Camargo Magalhães
877-891
PDF
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Dielma Marques Xavier
892-903
PDF
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: Desafios e Dilemas Num Contexto Pós – Pandêmico
Maria Emília de Andrade Santos Botelho, Gabriela Cangussu de Souza Moraes, Ana Lúcia Moreira dos Santos
904-920
PDF
EXPERIÊNCIA NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Antônio Domingos Moreira
921-935
PDF
O ENSINO DAS ARTES NOS PLANOS DE GOVERNO DOS CANDIDATOS (AS) À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DO BRASIL
ROBERT ALEXANDRE RODRIGUES, TEMISTOCLES DAMASCENO SILVA
936-946
PDF
NOVO ENSINO MÉDIO E TRABALHO DOCENTE: primeiras aproximações
Valéria Prazeres dos Santos
947-960
PDF
COMITÊ TERRITORIAL BAIANO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL INTEGRADA: CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO INTEGRAL
Iamara Junqueira Sousa Carvalho, Marinalva Nunes Fernandes, Marta Juvênia Navarro Caramelo, Rosemária Joazeiro Pinto de Sousa
961-971
PDF
O O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS DO CAMPO OU DAS ESCOLAS DA CIDADE QUE ACOLHEM ALUNOS DO CAMPO: DIRETRIZES ORIENTADORAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA
EDJALDO VIEIRA DOS SANTOS, ARLETE RAMOS DOS SANTOS
972-988
PDF
A UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA COMO PROTAGONISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA NA BAHIA
Hete Teixeira Leal, TATYANNE GOMES MARQUES
989-1004
PDF
O COMITÊ TERRITORIAL BAIANO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL INTEGRADA E A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM MUNICÍPIOS DA BAHIA - À LUZ DAS PEDAGOGIAS CONTRA HEGEMÔNICAS
HIGRO SOUZA SILVA, Ennia Débora Passos Braga Pires, Queziane Martins da Cruz
1005-1020
PDF
MUNICIPALISMO E EDUCAÇÃO NO SUL DA BAHIA ENTRE AS DÉCADAS DE 1940 E 1950
Daisy Laraine Moraes de Assis, Lucia Gracia Ferreira
1021-1032
PDF
PLANOS DECENAIS DE EDUCAÇÃO E AS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS COMO ESPAÇO PROPOSITIVO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Marinalva Nunes Fernandes, Cláudio Pinto Nunes
1033-1045
PDF
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PERÍODO COLONIAL: UM OLHAR SOBRE O RACISMO NA EDIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO MOÇAMBICANA 1917-1930
FERNANDO JOSÉ SITOE
1046-1058
PDF
“OS VENTOS DO NORTE NÃO MOVEM MOINHOS”: a contribuição do pensar decolonial para uma pedagogia queer
Celio Silva Meira
1059-1070
PDF
REORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS URBANOS BRASILEIROS: a segregação dos terreiros de matriz africana
Hércules Souza de Carvalho, Glauber Barros Alves Costa, Rosicleia Jesus da Silva
1071-1083
PDF
PANORAMA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA STRICTO SENSU SOBRE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE NO BRASIL
Bernardino Galdino de Sena Neto
1084-1096
PDF
“ECOS DO TEMPO: INVESTIGANDO O PASSADO ATRAVÉS DE IMAGENS”: O uso de Caixas Históricas como potencializadora da Aprendizagem Histórica1
Edelaine Nobre da Silva, Maria Aparecida Silva Costa, Rodrigo Guimarães da Silva, Antonieta Miguel
1097-1110
PDF
RACISMO ALGORÍTMICO: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 3° ANO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA DO IFBA - CAMPUS BRUMADO
Renato Ribeiro Silva, Erik Louhan Machado Silva
1111-1125
PDF
A APAE ENQUANTO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA AUTISTA
Keren Passos dos Santos, Bernardino Galdino de Sena Neto
1126-1148
PDF
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Ivani Leão Cardoso, Isaura Francisco de Oliveira
1149-1163
PDF
LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO E DECOLONIALIDADE
Marisol Emanuele Sena Gomes, Glauber Barros Alves Costa
1164-1176
PDF
ACESSIBILIDADE ESCOLAR: Em que medida as escolas públicas de Itapetinga-ba vêm exercendo as políticas públicas de acessibilidade escolar no que se refere ao deficiente físico a partir do que preveem as leis.
Marcielle Rocha Bastos, Davi Alves Guimarães, Aline Santos Ferraz Lima, Ricardo Costa dos Santos
1177-1190
PDF
A “TRANSIVERSIDADE” E A CONSTRUÇÃO DO COLETIVO “UNETRANS+” NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Miguel Arthur Teixeira Oton, Tamara de Matos Guerra, Natiele de Lima Silva, Glenda Felix Oliveira
1191-1206
PDF
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL INSTITUCIONAL: As intervenções do PETI Ciências Sociais1 em benefício da comunidade acadêmica
Leonardo Santana Barreto, Dalila Fernandes Logrado, Emili Almeida da Conceição
1207-1217
PDF
A LEI MARIA DA PENHA NO BRASIL: ATUALIDADE E OUTRAS REFLEXÕES
Camila Celestino Figueiredo, Érica Meira Rocha, Maria Beatriz Silva, Ana Luiza Salgado Cunha
1218-1234
PDF
A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO RACIAL NO PROCESSO EDUCACIONAL: a emancipação para a superação do racismo
MATHEUS GABRIEL MATOS BENEVIDES
1235-1247
PDF
PARA LER MULHERES NA ESCOLA NUMA PERSPECTIVA FEMINISTA
Andréa Andrade Oliveira Prado, Adriana Maria de Abreu Barbosa
1248-1261
PDF
DIFICULDADES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NA AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES DIAGNOSTICADOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: estudo com docentes da educação básica de Feira de Santana-BA
Márcia Gerailde Almeida Macêdo de Oliveira, Willian Falcão Lopes, José Karam-Filho
1262-1276
PDF
AVANÇOS E DESAFIOS PARA A INSERÇÃO DOS SURDOS NO MERCADO DE TRABALHO
Celiane do Lago Novaes Côrtes, Valquíria Dias De Almeida
1277-1289
PDF
UMA ANÁLISE ACERCA DAS VIVÊNCIAS, TENSÕES E MOVIMENTO LGBTQIAPN+ EM ESPAÇOS ESCOLARES A PARTIR DO LONGA METRAGEM “ALICE JÚNIOR”
Luís Felipe Silva da Cruz
1290-1303
PDF
CURRÍCULO, RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS: reflexões Decoloniais
Rafael Conceição dos Santos, Dinalva de Jesus Santana Macêdo
1304-1317
PDF
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA: superando o silenciamento e produzindo resistências
Lécia Nájla dos Santos Melo, Edmacy Quirina de Souza
1318-1331
PDF
CONSTRUINDO PONTES DE COMPREENSÃO: Relato de experiência sobre a prática com grupos terapêuticos e orientação parental na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
Hellen Mara Moreira Cardoso, Isadora Santana Pereira, Sara Luz Fernandes, Carmem Virgínia Moraes da Silva
1332-1344
PDF
ASSENTAMENTO TERRA VISTA E CRECHE OKA KATUANA: “todo mundo aqui ensina, todo mundo aprende”1
LUÍZ FELIPE SOUZA DA CRUZ, ESTER DE JESUS MOURA, CAMILA SANTOS CRUZ, SÔNIA MARIA ALVES DE OLIVEIRA REIS
1345-1358
PDF
AS INFÂNCIAS E A REDE DE PROTEÇÃO À CRIANÇA: Pesquisas interinstitucionais e intersetoriais em andamento
Jeane Silva Lima, Edmacy Quirina de Souza, Priscila Rodrigues Nonato, Romilson Martins Siqueira
1359-1375
PDF
A BUSCA PELO ROMPIMENTO DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA (HETEROCIS)NORMATIZANTE: um relato de experiência a partir do projeto “Cine-Debate: LGBT tem classe!”
Julie Evilin Lopes Donato, Caio Gabriel Barbosa Nascimento
1376-1387
PDF
ANTIRRACISMO E REQUALIFICAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE, ENTRE UMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA ÉTNICO-RACIAL E A ETNOMATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: DIAGNOSE E PROGNOSE
Islândia de Oliveira Menezes, Milton Ferreira da Silva Junior
1388-1396
PDF
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: GÊNERO, SEXUALIDADE E DOMÍNIOS FOUCAULTIANOS
Welington de Sena Santos, Alexandre Galvão carvalho
1397-1408
PDF
O DOMÍNIO DA INTERNET NA ASCENDÊNCIA DA ESCRITA: INFLUÊNCIAS E ANÁLISES
Alexandre Rosa
1409-1424
PDF
EDUCAÇÃO, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E INTERCULTURALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Relato de Experiência do Programa Institucional de Iniciação Científica
José Valdir Jesus de Santana, Felipe Souza Bonfim, Letícia Rodrigues da Anunciação
1425-1438
PDF
ENSINO DO DIREITO E ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA: A INSERÇÃO DOS NÚCLEOS DE PRÁTICA JURÍDICA NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA
Ana Carolina Silva e Santos, José Carlos Melo Miranda de Oliveira
1439-1451
PDF
A ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS NEGROS EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM DOIS MUNICÍPIOS BAIANOS: UM OLHAR SOBRE OS DADOS REFERENTES A AUTOIDENTIFICAÇÃO E DISTORÇÃO IDADE/SÉRIE
Iure Dourado Coelho, Patrícia Ramos Nogueira, Iany da Silva Pereira, Edna Sousa Moreira
1452-1468
PDF
AQUILOMBAMENTO ACADÊMICO: um reflexo na clínica
Rafaella Sthefany Pereira Araújo, Núbia Regina Moreira
1467-1477
PDF
TRAJETÓRIA DE MULHERES NA CIÊNCIA: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO BRASIL
LUMA DA SILVA GONÇALVES, SÔNIA MARIA ALVES DE OLIVEIRA REIS
1478-1497
PDF
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: Impactos na vida social, educacional e emocional da mãe
Fernanda Góes Santana Prates, Felipe Daniel Magalhães Moitinho
1498-1510
PDF
CONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE AULA SOBRE O SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO PARA UM ESTUDANTE COM DISCALCULIA DO DESENVOLVIMENTO POR MEIO DO LESSON STUDY
Bruno Barros dos Passos, Roberta D’Angela Menduni-Bortoloti
1511-1527
PDF
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO SUJEITO E DA CRIANÇA NEGRA NO AMBIENTE ESCOLAR
Rosângela Alves de Aguiar
1528-1544
PDF
SURDOS, LEGISLAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL:UM OLHAR PARAAS POLÍTICAS PÚBLICAS
Wermerson Meira Silva, Igor Tairone Ramos dos Santos, GILVAN DOS SANTOS SOUSA
1545-1556
PDF
PESQUISA COM CRIANÇAS: um olhar para as questões raciais na Educação Infantil do campo
Lavinia Brasilino de Moraes, Emilia Peixoto Vieira
1557-1571
PDF
PROGRAMA “NÓS! NÃO ESTAMOS SÓS” E SEUS MULTILETRAMENTOS: Reescrevendo imagens cotidianas
Mickelle Xavier Santos, Nayra Lisboa Ferreira
1572-1582
PDF
EDUCAÇÃO INTERSECCIONAL EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS EM DIÁLOGO COM POLÍTICAS DE PROTEÇÃO À MULHER
Eduardo de Oliveira Gusmão, Guilherme Alves de Matos
1583-1594
PDF
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM FOCO: um olhar sobre o Centro Integrado Florestan Fernandes e a Creche Indígena Oka Katuana
CLEIDIENE GOMES DE AMEIDA, SÔNIA MARIA ALVES DE OLIVEIRA REIS
1595-1610
PDF
REFLEXÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS NEGRAS NO ENSINO SUPERIOR: imagens de controle, teoria do ponto de vista e poder epistêmico
Rívia de Jesus Santos
1611-1622
PDF
QUEM DISSE QUE SOU PRETA?: relatos sobre racismo na escola
Alina Santos de Souza Costa, Edivanda Jesus da Silva, Luana Sousa custodio, Silvano da Conceição
1623-1639
PDF
Os MITOS DA(S) MASCULINIDADE(S) NEGRA(S) EM JJ BOLA
Antoniel dos Santos Gomes Filho
1640-1654
PDF
GÊNERO E SEXUALIDADE NAS PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Lêda Barreto Santos Reis, Daniele Farias Freire Raic
1655-1666
PDF
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR: ludicidade com as crianças da casa de passagem Aloisio Tanajura
Luciene da Costa Santos, Maria Sivanilda Paula de Araújo, Uilma Ramos de Oliveira, Gisele Ferreira Amorim
1667-1682
PDF
LINGUAGEM E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO
ALÉM DE QUATRO PAREDES: NOTAS PARA PROBLEMATIZAR ALGUMAS QUESTÕES DO BRINCAR LIVRE NOS ESPAÇOS EXTERNOS DE CRECHES
ANANDA VIEIRA DOS SANTOS, MARILETE CALEGARI CARDOSO
1683-1695
PDF
BRINCAR, CRIAR E SE MOVIMENTAR: UM ESTUDO ACERCA DAS PERFORMANCES DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE LAJEDO DO TABOCAL – BAHIA
GRACIELE OLIVEIRA PIRES, PRISCILA d’ALMEIDA FERREIRA, MARILETE CALEGARI CARDOSO
1696-1707
PDF
ASCETISMO E CAPITALISMO EM WEBER (1904/05): QUANDO A RELIGIÃO ESTÁ A SERVIÇO DO CAPITAL
Davi Amancio de Souza, Arlete Ramos dos Santos
1708-1720
PDF
O FILME AZALI E O TWITTER: lugares de produção do corpo da mulher negra
Adeuma Silva Dias, Janaina de Jesus Santos
1721-1739
PDF
A Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, DCH VI/UNEB, líder do Laboratório de Estudos do Audiovisual e do Discurso - AUDiscurso/UNEB, atua no Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade- PPGEL e no Programa de Pósgraduação em
Ivana Lima e Silva, Vilomar Sandes Sampaio
1740-1752
PDF
MEMÓRIAS, SABERES E EXPERIÊNCIAS DE PAULO FREIRE EM “CARTAS A CRISTINA”
Ana Carla De Souza Ferraz, Luiz Artur Cestari dos Santos, Manuella Souza Ferraz
1753-1766
PDF
IMAGENS DO ENEM E MEMES: por leituras discursivas na escola
Ana Naiele de Souza Almeida, Maria Aparecida Pinheiro Magalhães Bittencourt, Janaina de Jesus Santos
1767-1781
PDF
DESAQUENDAR A EDUCAÇÃO PARA SUBJETIVIDADE E DIVERSIDADE DA IDENTIDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA
Douglas Lima Rodrigues, Hárllen Éric B. de Castro, Ana Luiza Salgado Cunha, Janaina de Jesus Santos
1782-1801
PDF
(RE)CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS A PARTIR DA PEDAGOGIA DECOLONIAL E DOS ESTUDOS DISCURSIVOS NA PRÁXIS DOCENTE
NEIVA DE SOUZA MIRANDA, JANAINA DE JESUS SANTOS, EDNA ALVES PEREIRA DA SILVA
1802-1818
PDF
O PAPEL E O MAR: DISCURSOS E PRÁTICAS DE RESISTÊNCIA DE SUJEITOS NEGROS
George Rodrigues Muniz, Janaina de Jesus Santos
1819-1831
PDF
EDUCAÇÃO HOLÍSTICA: Um caminho para uma abordagem completa do ser na Educação Infantil
Taisa Santos Sacramento, :Marilete Calegari Cardoso
1832-1841
PDF
DA LINGUAGEM FORMAL A ADAPTATIVA: conhecer para incluir
Renata Pereira Sousa Brandão, Jenniffer Caroline Cerqueira Ribeiro, Érica Augusta Soares Mendes
1842-1858
PDF
CARTAS FEMININAS DO PERÍODO DE 1851-1908 NO ALTO SERTÃO DA BAHIA: REGISTROS RELEVANTES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Rosa Camila Xavier Azevedo.
1859-1872
PDF
ASPECTOS SOCIORRETÓRICOS NO GÊNERO MONOGRAFIA: uma abordagem na perspectiva da Linguística Textual
Jaqueline Feitoza Santos, Márcia Helena de Melo Pereira
1874-1888
PDF
COMENTÁRIO ONLINE ENQUANTO ATO RESPONSIVO: uma análise bakhtiniana do ser-evento no TikTok
Kendra Santos Silveira, Márcia Helena de Melo Pereira, Caroline Moreno Botelho Pereira, Cissa Nunes Barbosa Silva
1889-2005
PDF
LITERATURA QUEER E A REPRESENTATIVIDADE IDENTITÁRIA NA OBRA EU SOU UMA LÉSBICA, DE CASSANDRA RIOS
Gabriela Souza Silva, Marcus Antônio Assis Lima
2006-2017
PDF
LINGUAGEM E DOENÇA DE ALZHEIMER: limitações e possibilidades
Elisângela Andrade Moreira Cardoso, Nirvana Ferraz Santos Sampaio
2018-2031
PDF
LINGUAGEM E AFASIA: Investigações sobre a escrita do sujeito GR
Brena Batista Caires, Nirvana Ferraz Santos Sampaio
2032-2042
PDF
É ASSIM QUE ACABA: Uma leitura discursiva das práticas confessionais no Booktok
Milva Alves Magalhães, : Janaina de Jesus Santos
2043-2058
MOSTRAS DE SI E(M) PROCESSOS INTERSUBJETIVOS: réplicas da e na interação didática para a formação discursiva docente
Vinicius Sampaio Aguiar, Fernanda de Castro Modl
2059-2072
PDF
O COMENTÁRIO DE BOOKTUBE: as relações de dialogia entre o eu e o outro no ambiente digital
Amanda Bonfim Silva, Márcia Helena de Melo Pereira, Vitória Helena Oliveira da Silva, Maria Fernanda Silva
2073-2087
PDF
A DESATIVAÇÃO DE ESCOLAS: UMA DISCUSSÃO SOBRE LUGARES DE MEMÓRIA
Valéria Matos de Oliveira
2088-2098
O LÚDICO NO CONTEXTO ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: Um Estado da Arte
Geysimara Pereira Teixeira de Souza, Reinaldo Santos Oliveira, Priscila d’Almeida Ferreira, Nereida Maria Santos Mafra de Benedictis
2099-2113
PDF
DESAFIOS DA INSERSÃO DE ESCRITORAS E ESCRITORES NEGROS NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO
Douglas Souza Bezerra, Zoraide Portela Silva
2114-2122
PDF
ENTRE A ESCOLA E A RUA: reflexões sobre as memórias escolares da população em situação de rua em Vitória da Conquista – Bahia
Ana Flávia Magalhães Coelho Castro, Irismar Bastos Viana Junior
2123-2136
PDF
PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE AS EXPERIÊNCIAS E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS PRODUZIDAS COM IMAGENS NAS AULAS DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Willian Falcão Lopes
2137-2151
PDF
MOVIMENTOS DIALÓGICOS ENTRE LITERATURA E TELEVISÃO: o livro infantil originado do K-drama It´s Okay to Not Be Okay e a sua contribuição para a (re)construção de subjetividade(s)
Mateus Freire Santana Silva, Marina Santos Soares Pereira, Larissa Felicidades dos Santos, Fernanda de Castro Modl
2152-2168
PDF
NOMEAÇÃO DO SIGNO TOPONÍMICO VITÓRIA DA CONQUISTA E(M) APONTAMENTOS DIALÓGICOS COM A LINGUÍSTICA APLICADA
Woshiton Carvalho Almeida, Célia Farias Aguiar Rocha, Fernanda de Castro Modl
2169-2181
PDF
REPRESENTAÇÃO DA MULHER, SUA FORÇA, CORAGEM E RESILIÊNCIA NA OBRA TORTO ARADO
Mônica Araújo Santos, Valquíria Dias De Almeida
2182-2192
PDF
SABER DOCENTE :memórias e ciberespaço na construção do conhecimento
BRUNO LACERDA SANTOS, NEREIDA MARIA SANTOS MAFRA DE BENEDICTIS
2193-2306
PDF
DOCUMENTÁRIO CONTAS DO ROSÁRIO: resistência, saberes e experiências do Terno De Moçambique Zumbi Dos Palmares
MAYCOL DOUGLAS LIMA DA SILVA, DENIO SANTOS AZEVEDO, MARILETE CALEGARI CARDOSO
2307-2319
PDF
LABcorpoÉTICO: acolhendo carências na formação de educadores e colhendo afecções
: Laura Campos Daibert, Daniele Farias Freire Raic, Francione Oliveira Carvalho
2320-2335
PDF
CONHECIMENTO E PRÁTICAS ESCOLARES
JOGOS EDUCATIVOS: quais as contribuições no processo de alfabetização das crianças?
Ailla Costa Santos, Nandyara Souza Santos Sampaio
2336-2350
PDF
SIGNIFICAÇÕES DE PSICÓLOGAS ESCOLARES SOBRE O PROCESSO DE PATOLOGIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM: IMPLICAÇÕES PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL
Flavia dos Santos S. Oliveira, Rita de Cássia de Souza Nascimento Ferraz
2351-2372
PDF
FORMAÇÃO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO DOS ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma revisão do Estado do Conhecimento
Ana Geisa Barbosa Rocha, Andrecksa Viana Oliveira Sampaio
2374-2388
PDF
PROGRAMA DE MENTORIA ONLINE DA UESB: Reflexões sobre o início da carreira docente
Érica Augusta Soares Mendes, Lúcia Gracia Ferreira, Renata Pereira Sousa Brandão, Lucimar Gracia Ferreira
2389-2403
PDF
DESAFIOS E ESTRATÉGIAS EFICAZES PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM AMBIENTES DE AULAS REMOTAS
Rodrigo Ribeiro Dos Santos
2404-2421
PDF
Os REFLEXOS DO SAEB/PROVA BRASIL NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA TURMA DO 5º ANO DOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA
Eulalia Oliveira Santos, Nádia Oliveira Lima, Gicélia Aparecida Cotrim Costa, Sheila Cristina Furtado Sales
2422-2436
PDF
Os DANOS CAUSADOS PELO HOMEM NO MEIO AMBIENTE E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA OFICINA INTERATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Laura Carolline Fernandes Alves Amado
2437-2449
PDF
A DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS FÍSICOS NA DISCIPLINA ESCOLAR CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL APÓS A BNCC
Ingrid Oliveira de Sousa, Edinaldo Medeiros Carmo
2450-2461
PDF
VIVÊNCIAS NO PIBID – REFLEXÕES ACERCA DO COTIDIANO EM SALA DE AULA
Igor Ferreira Dantas, Micaele De Jesus Silva, Samuel Sousa Correia, Francine Alves Mares De Souza Céo
2462-2473
PDF
LETRAMENTO DIGITAL EM MATERIAL DIDÁTICO: reflexões e implicações sobre o Livro de Língua Portuguesa, Alfabetização, Leitura e Escrita
NILSON ROBERTO DE NOVAES ALVES, Rosana Ferreira Alves
2474-2493
PDF
A RELAÇÃO ENTRE O PETI CIÊNCIAS SOCIAIS E A EXTENSÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Escarlath Ohara Botêlho Tosta, Lívia Almeida Santos, José Miranda Oliveira Júnior, Nubia Regina Moreira
2494-2505
PDF
O JOGO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA PRODUÇÃO DE SABERES
Irlane Moreno Santos, Gabriela Silveira Rocha
2506-2522
PDF
METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS NO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO (2022-2023)
Marcelo Nogueira Machado
2523-2535
PDF
EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA EDUCAÇÃO
SAMUEL PRATES DE SOUSA E SILVA, MILENE MEYRE DA SILVA
2536-2546
PDF
RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID: a construção e aplicação de uma sequência didática e o seu papel na formação e prática docente
Adriely Ramos Santos Silva, Isabela Reis Nascimento, Sheila Cristina Furtado Sales, Verônica Gonçalves Carvalho
2547-2557
PDF
SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: Revisão Sistemática da Literatura
Edmilson dos Santos Lima, Wanderson Gomes Teixeira
2558-2571
PDF
ORIENTAR, DESORIENTAR, GIRAR: Sugestões para o ensino e avaliação da rosa-dos-ventos na alfabetização cartográfica
Gustavo dos Santos Cirino
2573-2584
PDF
JOGOS EDUCATIVOS: quais as contribuições no processo de alfabetização das crianças?
Ailla Costa Santos, Nandyara Souza Santos Sampaio
2585-2596
PDF
A ESCRITA DE CARTAS PEDAGÓGICAS COMO PRÁTICA EDUCATIVA
Marcolino Sampaio dos Santos, Amanda Almeida Oliveira, Jaciara de Oliveira Sant´Anna Santos
2597-2607
PDF
A HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR E O PENSAMENTO GEOGRÁFICO: contribuições teóricas para as pesquisas de iniciação científica
Tatiana Silva dos Santos, Manoel Henrique Moreira Porto, Andrecksa Viana Oliveira Sampaio
2608-2620
PDF
Os SABERES DOCENTES: uma discussão teórica
Edinaldo Sousa Almeida, Tânia Neto Pina da Silva, Rosimar Rosa Ávila, Andrecksa Viana Oliveira Sampaio
2621-2632
PDF
A INFLUÊNCIA DO PIBID PARA FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO QUALITATIVO COM PIBIDIANOS ATUANTES NA ESCOLA LYCIA PEDRAL
Lucimara dos Santos Pereira, Marciely Silva dos Santos, Sheila Cristina Furtado Sales, Gicélia Aparecida Cotrim Costa
2633-2644
PDF
EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA E A DOCÊNCIA: fuxicando com as narrativas de um professor
Pedro Alves Castro, Dinah Vasconcellos Terra
2645-2656
PDF
DIFERENTES INSTRUMENTOS AVALIATIVOS: inovar para promover aprendizagem
Stela de Jesus
2657-2669
PDF
RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO PIBID DE GEOGRAFIA: Um olhar para a formação docente
Ilara Santos Lemos, Talita de Novais Almeida
2670-2683
PDF
O PENSAMENTO GEOGRÁFICO NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM GEOGRAFIA DA UESB
Luciana Amorim de Oliveira, Andrecksa Viana Oliveira Sampaio
2684-2695
PDF
Os IMPACTOS DA BNCC NA DISCIPLINA ESCOLAR CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mariana Ferreira Bittencourt, Edinaldo Medeiros Carmo
2696-2707
PDF
DA EXPECTATIVA À REALIDADE: observações de estágio sobre o desafio de emancipação dos alunos das escolas da rede pública
Leonardo Santana Barreto
2708-2719
PDF
INTEGRAÇÃO DE APLICATIVOS AO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM: olhar a partir das metodologias ativas
Danielle Santos Menezes, Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Joanna Angélica Melo de Andrade, Lilian Cristina Fonseca Menezes
2720-2739
PDF
MAPEANDO A LITERATURA: uma análise das publicações do grupo de pesquisa NUCA
Danielle Santos Menezes, Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Lilian Cristina Fonseca Menezes, Joanna Angélica Melo de Andrade, Joanna Angélica Melo de Andrade
2740-2754
PDF
PERCEPÇÕES DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA QUANTO A ADOÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO
Gabriela Jade Novais da Silva, Viviane Chagas Santos
2755-2766
PDF
A ERA DA FAKE NEWS FORJADA PELO VIÉS DE CONFIRMAÇÃO: A Educação Midiática Interdisciplinar como enfrentamento
Rogério Gusmão, José Palmito Rocha, Roniere Lima Souza, Denise Aparecida Brito Barreto
2767-2778
PDF
HISTÓRIAS EM QUADRINHO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM: uma vivência nas aulas de Biologia no Ensino Médio
Janine Ranielle Bahia de Miranda Sousa, Jéssica Gomes das Mercês
PDF
EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: O CENTRO DE EQUOTERAPIA DE JEQUIÉ NO ESTADO DA BAHIA
Gleyce Kelly Gonçalves Oliveira Guimarães, Bernardino Galdino de Sena Neto
PDF
PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA E A CONCEPÇÃO CRÍTICO EMANCIPATÓRIA
Miqueias Pereira dos Santos, Fátima Moraes Garcia
2801-2816
PDF
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: Construção com o auxílio da Inteligência Artificial (IA) Copilot
Alexsandro de Oliveira Silva, Andrecksa Viana Oliveira Sampaio
2817-2827
PDF
PSICOLOGIA E CLIMA ESCOLAR: Relato de experiência sobre prática em escola pública
Isis Eduarda Jesus Sousa, Lesiana Oliveira Vaz, Silvânia Vaz Araújo
2828-2838-
PDF
Os DOCUMENTOS CURRICULARES E O ENSINO DA ANTIGUIDADE: Uma análise do Eurocentrismo na Educação Básica
Keila dos Santos Carvalho, Alexandre Galvão Carvalho
2839-2852
PDF
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AS METODOLOGIAS PARA O TEMA CORPO HUMANO
Dhionatan de Souza da Rocha
2853-2871
PDF
O LIVRO DIDÁTICO: historicidade, problematização enquanto objeto de pesquisa e ensino de história
Caio Pinheiro Oliveira, Lucia Gracia Ferreira
2872-2884
PDF
SENTIDOS DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO E DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO ENSINO REMOTO
Luciana Pereira Camacam, Jenilza Rodrigues dos Santos, Clívio Pimentel Júnior
2885-2902
PDF
EXPLORANDO O PASSADO COM FERRAMENTAS DO PRESENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Mateus Soares de Oliveira
2903-2918
PDF
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: A identidade e a memória da cidade de Brumado-BA
DEBORA AGUIAR BARBOSA DA SILVA, FERNANDA VIANA DE ALCANTARA, TATIANE PINHEIRO RIBEIRO
2919-2935
PDF
A LITERATURA E OUTRAS ARTES COMO PONTO DE PARTIDA PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS NO FUNDAMENTAL II: Uma didática interdisciplinar
José Eduardo da Silva Oliveira, Jamille Souza da Silva, Jaciara de Oliveira Sant´Anna Santos
2936-2948
PDF
VIVÊNCIAS NO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Lívia Almeida Santos, Laiza Vitoria Costa Xavier, José Miranda Oliveira Júnior
2949-2959
PDF
CAMINHOS E (DES)ENCONTROS: relato de experiência de orientação profissional com estudantes do ensino médio da educação pública
Tainá Silva Rocha, Wallace Sousa Cruz, Carmem Virgínia Moraes da Silva
2960-2973
UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA DO IFBA - CAMPUS BRUMADO
Amanda Mesquita Viana, Thiago Miranda dos Santos Souza
2974-2990
PDF
REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: relato de experiências durante o PIBID Interdisciplinar de Ciências
Jeanderson de Jesus Albuquerque, Daniela Marques Alexandrino
2991-3005
PDF
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS ESCOLARES E DA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO
FELIPE FERRAZ SANTOS, ÉRICA TEIXEIRA VIANA, ADRIANA DE MELLO AMORIM NOVAIS SILVA, SANDRA MARA VIEIRA OLIVEIRA
3015-3025
PDF
A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO E SUA PRECARIZAÇÃO: de que forma essa problemática interfere na prática docente?
TAISA SOUZA CRUZ SILVA, JÉSSICA DE OLIVEIRA PINHEIRO, LUCIA GRACIA FERREIRA, RITA DE CÁSSIA SOUZA NASCIMENTO FERRAZ
3026-3038
PDF
O ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DAS SUAS CATEGORIAS DE ANÁLISES
Guilherme Lima Guimarães, Tainara dos Santos Nascimento, Glauber Barros Alves Costa
3039-3056
PDF
JOGOS ELETRÔNICOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Franciele da Silva Alves, Wildson Haryston da Silva Tenório, Vanilda Batista Ribeiro
3057-3067
PDF
O PAPEL DO PROFESSOR EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: reflexão sobre sua prática pedagógica
DEBORA AGUIAR BARBOSA DA SILVA
3068-3084
PDF
O CONHECIMENTO DAS PRÁTICAS ESCOLARES E O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR
Marcos João Púcuta, Bonifácio dos Santos Luemba, Adelaide Cambinja Leopoldo
3085-3097
PDF
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: Análise da Prática e Ensino de Sociologia no Instituto Federal da Bahia - IFBA do Sudoeste Baiano
Milena Azevedo Rodrigues, Ingride da Silva Oliveira, Cintia Ferreira da Silva
3098-3109
PDF
ANUROS COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: revisão de literatura
Nayron Henrique Cardoso Rebouças, Thely Alves Maciel
3110-3122
PDF
TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO POTENCIALIDADE DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL
Romário Pereira Carvalho, Eloísia Amaral Sena, Odair Ledo Neves
3123-3137
PDF
VEM PRO IF: Identidade Institucional e busca ativa de estudantes para o EMI no PósPandemia
Pedro Henrique Silva Santos Machado, Tiago Yamazaki Izumida Andrade, Hanna Gabriela Carneiro Silva, Hanna Gabriela Carneiro Silva
3138-3148
PDF
PRÁTICAS DE ESCREVIVÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS
Beatriz Nascimento Andrade Moura, Maria Vitoria da Silva
3149-3159
PDF
EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS
A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: um desafio secular
IGOR FERREIRA DANTAS, Claudionor Alves da Silva
3160-3174
PDF
Os SABERES E A EXPERIÊNCIA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA EJA NO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA-BA
Luan Tigre Viana, Priscila d’Almeida Ferreira
3175-3188
PDF
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: diálogos reflexivos com o ensino de geografia
Everaldo Góes Santos, Mônica Clementino de Menezes, Humberto Cordeiro Araujo Maia
3189-3202
PDF
UM CENÁRIO DESAFIADOR DA EPJAI: VIVÊNCIAS DE AIQUARABAHIA
Miriam Moreira da Silva de Jesus
3203-3215
PDF
NARRATIVAS DE MULHERES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: questões de identidade e gênero
Iris Eloisa de Oliveira Silva, Isaura Francisco de Oliveira
3216-3229
PDF
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPO: Abordagens em pesquisas nacionais
Renata Nunes Duarte Dias, Geysa Novais Viana Matias, Adenilson Souza Cunha Júnior, Arlete Ramos dos Santos
3230-3248
PDF
PRÁTICAS CURRICULARES: DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES COM A REFORMA DA MATRIZ CURRICULAR - EJA 2022/2023
Adriana de Mello Amorim Novais Silva, Luciana Amorim de Oliveira, Andrecksa Viana Oliveira Sampaio, Vilomar Sandes Sampaio
3249-3260
PDF
PALAVRAS-TEMA: UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Euvaldo Cotinguiba Gomes, Luiz Artur dos Santos Cestar
3261-3277
PDF
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DILEMAS E DESAFIOS
Ana Clara Meira de Castro, Claudionor Alves da Silva
3278-3292
PDF
Os DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS: DIREITOS EM PERSPECTIVAS
Taisa Santos Sacramento, Luana Sena da Silva, Amanda Queiroz Rocha, Marilete Calegari Cardoso
3293-3308
PDF
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE DO NÍVEL DE CONHECIMENTO FINANCEIRO DOS DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO DA UNEB CAMPUS XII
Tainara dos Santos Nascimento, Guilherme Lima Guimarães
3309-3325
PDF
RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EJA: sustentabilidade como emancipadora do saber
JÉSSICA DA SILVA ALMEIDA, KAMILA SANTOS BARROS, CRISTIANE SANTANA SOARES, JAQUELINE DOS SANTOS CARDOSO
3226-3237
PDF
REFLEXÕES SOBRE AS FORMAS DE ENSINAR EM TURMAS DA EJA: experiências no ensino de Biologia em uma escola do campo
Fabricio Junqueira Rocha, Kamila Santos Barros, Cristiane Santana Soares, Jaqueline dos Santos Cardoso
3238-3251
PDF
“SULEAR E ESPERANÇAR” NA EJA: REFLEXÕES SOBRE CURRÍCULO, FORMAÇÃO E EMANCIPAÇÃO
Edicleuma de Oliveira Souza, Kergilêda Ambrósio de Oliveira Mateus
3267-3282
PDF
POSSIBILIDADES E DESAFIOS NAS RELAÇÕES DE GÊNERO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Luana Pereira de Andrade, Dailza Araújo Lopes
3283-3295
PDF
EMPODERAMENTO FEMININO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM TEXTOS DO LIVRO DIDÁTICO
Roberta Pacheco Caetano Borges, Emanuela de Souza Cordeiro
3306-3321
PDF
O PENSAMENTO HUMANISTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM PRISÕES E A ESSÊNCIA DO ENSINO NA RESSIGNIFICAÇÃO DO SUJEITO EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE
Elenita Brito Aragão Assis, Kergilêda Ambrósio de Oliveira Mateus
3322-3340
PDF
A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA DO/NO CAMPO PARA GARANTIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMPESINOS
Josimario Marques dos Santos, Mônica Clementino de Menezes
3341-3354
PDF
A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO PRISIONAL NO BRASIL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO CARCERÁRIA FEMININA
Jéssica Fialho Bispo
3355-3367
PDF
O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Eliane Ferreira da Silva Santos Barbosa, Elda Rosa Rodrigues da Silva Brito, Emanuela de Souza Cordeiro
3368-3381
PDF
A INTERSECÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- EJA COM EDUCAÇÃO DO CAMPO: uma revisão integrativa
Marta Cristina Rodrigues Pereira, Edna Sousa Moreira
3382-3395
PDF
EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL, ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: estratégias de intervenção lúdicas contra práticas de bullying
Felipe Bueno Lima, Maria das Graças Costa Carvalho, Gisele Ferreira Amorim, Luís Geraldo Leão Guimarães
4029-4043
PDF
RELATO DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS EM UM AMBIENTE BRINCANTE: ALGUNS APONTAMENTOS
Tamires Cristine Pereira da Silva, Tatyanne Gomes Marques
4044-4060
PDF
ANÁLISES DE REGISTROS DE CRIANÇAS PEQUENAS A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA INVESTIGATIVA
Andréia Cristina Freitas Barreto, Viviane Briccia, Paloma Oliveira Bezerra
4061-4075
PDF
A LEITURA NAS SÉRIES INICIAS ENQUANTO FORMAÇÃO E REAFIRMAÇÃO DE IDENTIDADE QUILOMBOLA
Deise Cristina de Oliveira Carvalho, Kelly Barros Santos
4076-4088
PDF
ATELIÊ BRINCANDO E CONTANDO: Lugar de bagunça ou de produção de sentidos?
Josielle Marques Peixoto, Marilete Calegari Cardoso
4089-4104
PDF
A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO DO PROALFA PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS/AS PROFESSORES/AS ALFABETIZADORES/AS
Maria Luísa da Silva Braz, Nandyara Souza Santos Sampaio
4105-4119
PDF
QUESTÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: os desafios do Ensino Fundamental do e no contexto da Educação Básica
Antonia Jakcilene dos Santos Matos, Edna Maria Goulart Joazeiro
4120-4131
PDF
DO BERÇO AO BERÇÁRIO: EXPERIENCIANDO AS PRÁTICAS DOCENTES NO CEI – SANDRA MARIA DOS SANTOS NO PROJETO FORMOSO A
Tihara Rodrigues Pereira, Cláudia Batista da Silva, Leonídia Cristina Fernandes Alves Macedo, Arlete Ramos dos Santos
4128-4144
PDF
O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO PRIMÁRIO: DIFICULDADES E DESAFIOS
Marcos João Púcuta
4145-4158
PDF
A INFÂNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Relato de experiência
Francine Alves Gonçalves, Zizelda Lima Fernandes
4159-4172
PDF
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um olhar sobre a prática docente
Ailla Costa Santos, Adriellen Santos Pereira, Cácia Cristina França Rehem
4173-4182
PDF
ENTRE O REAL E O IMAGINÁRIO: reflexões sobre o universo do faz de conta infantil no Estágio Supervisionado
Ailla Costa Santos, Adriellen Santos Pereira, Larissa Monique de Souza Almeida
3396-3408
PDF
O ENSINO DE ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ENQUANTO AUXILIADORA NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO DOS ALUNOS
Eliel Santos Melo
3409-3421
PDF
MEMÓRIAS DO ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Um relato de experiência
Marly Batista Chagas de Oliveira, Antonieta Miguel
3422-3432
PDF
MUNDIVIDÊNCIA DO PROTAGONISMO COMPARTILHADO: A POTÊNCIA DO BAÚ BRINCANTE NA CONSTRUÇÃO DE LAÇOS ENTRE CRIANÇAS E EDUCADORES
Amanda Queiroz Rocha, Marilete Calegari Cardoso, Crislaine Dias Polceno
3433-3443
PDF
O PAPEL DO BRINCAR NA VIDA DAS CRIANÇAS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
Jéssica Caroline Silva Aguiar, Alan de Aquino Rocha
3444-3455
PDF
DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA POR CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma experiência no programa residência pedagógica
Andressa Pereira Dos Santos, Renata Silva de Melo, Cristiane Pinheiro dos Santos, Jaine Barbosa Assunção
3456-3467
PDF
CRIATIVIDADE NA BRINCADEIRA LIVRE DA CRIANÇA: A potência do Baú Brincante na Experiência de Criação com Materiais Não Estruturados
Luana Sena da Silva, Anatalia Oliveira de Souza, Marilete Calegari Cardoso
3468-3482
PDF
O BRINCAR NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
Adriely Ramos Santos Silva, Isabel Cristina de Jesus Brandão
3483-3498
PDF
DOCÊNCIA ALFABETIZADORA E DIDÁTICA LÚDICA: Tecendo narrativas de professores de uma escola do campo, em Jequié-Ba.
NÁDIA ADRIANA DE ANDRADE MOREIRA, MARILETE CALEGARI CARDOSO
3499-3513
PDF
CARTOGRAFANDO O BRINCAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS PROFESSORAS DA CRECHE: indícios e desperdícios
Elaine Rosa de Almeida Ribeiro, MARILETE CALEGARI CARDOSO
3514-3525
PDF
QUEM CONTA UM CONTO: relato de experiência de estágio nos anos iniciais do ensino fundamental
Ana Gabriela dos Santos Barbosa, Yuri de Oliveira Luna e Almeida, Gisele Ferreira Amorim
3526-3541
PDF
O DISPOSITIVO CURRICULAR OPERANTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma análise discursiva entre as tramas e entrelaços
Gilmara Santos de Jesus, Reginaldo Santos Pereira
3542-3555
PDF
Os CONTEXTOS DE EXPERIÊNCIA COMO POTENCIALIZADORES DE APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Um relato de experiência de Pesquisa e Estágio
Iure Dourado Coelho, Jaiane Dias Espínola, Susane Martins da Silva Castro
3556-3570
PDF
A GESTÃO DO TEMPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Reflexões a partir de uma Experiência de Estágio Supervisionado
Anatalia Oliveira de Souza, Taísa Santos Sacramento, Larissa Monique de Souza Almeida
3571-3584
PDF
CRIANÇAS, INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO INFANTIL: o que dizem as professoras?
Máyra Luísa Nogueira Correia, Dinalva de Jesus Santana Macêdo
3585-3595
PDF
ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: as crianças experienciando brincar com livros
Carina Alves Santana, Daniela de Jesus Souza, Susane Martins da Silva Castro
3596-3612
PDF
INTERAÇÕES ENTRE AS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um relato de experiência de pesquisa e estágio
Juliana Pereira Soares, Rosiene Ribeiro da Silva, Susane Martins da Silva Castro
3629-3643
PDF
VIVÊNCIAS DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: contextos de experiência varal da fantasia
Jovania Arlene de Jesus Santos, Karina Pereira da Costa E Silva, Gisele Ferreira de Amorim, SUSANE MARTINS DA SILVA CASTRO
3644-3656
PDF
RELATO DE EXPERIÊNCIA ESTÁGIO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: a atuação do pedagogo na biblioteca pública de Bom Jesus da Lapa
Ana Gabriela dos Santos Barbosa, Evellem Santos de Almeida, Karine da Silva Souza, Gisele Ferreira de Amorim
3657-3671
PDF
A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Lívia Kelly Fernandes Brito, Vera Lúcia Fernandes de Brito
3672-3687
PDF
FORMAÇÃO DAS AUXILIARES DE CLASSE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: perspectiva do/sobre o “não lugar” profissional
Livia Karen Figueredo de Jesus, Lucia Gracia Ferreira
3688-3699
PDF
PEQUENO PRÍNCIPE: O desenho e a relevância do ensino de artes para o desenvolvimento da criatividade na infância
ROBERTA PACHECO CAETANO BORGES
3700-3713
PDF
OFICINA DA ALEGRIA: Confeccionando instrumentos musicais na Educação Infantil
Alice de Souza Silva, Gisele Ferreira de Amorim, Liliany Pedrôlina da Silva Santos, Zenaide Viana Soares Fortunato
3714-3726
PDF
RELATO DE EXPERIENCIA DO ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL: O lúdico nas práticas de aprendizagem de leitura e escrita em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental
Alice de Souza Silva, Gisele Ferreira de Amorim, Luiz Geraldo Leão Guimarães, Silvano Ribeiro dos Santos Júnior
3727-3741
PDF
DO TRADICIONAL AO LÚDICO: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Kelly Tarciara Ferreira do Amaral, Tamara Silva Barbosa, Anna Donato Gomes Teixeira, Jamille Pereira Pimentel dos Santos
3742-3753
PDF
BRINCANDO A GENTE APRENDE: vivências do estágio na educação infantil
Flávio Santos de Oliveira, Renata Silva de Melo
3754-3765
PDF
RELATO DE EXPERIÊNCIA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL I – ANOS INICIAIS
Rafaela Rocha Ribeiro, Thaluane Marlla da Silva Ferreira, Gisele Ferreira de Amorim
3766-3779
PDF
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: o cuidado e o pertencimento à natureza na infância
Maiane de Sousa Santos, Maria Karina Rodrigues Laura, Gisele Ferreira Amorim
3779-3791
PDF
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO: reflexão sobre o processo de alfabetização
Cleuma Pereira Oliveira Leite, Karina Pereira da Costa E Silva, Gisele Ferreira de Amorim, Luís Geraldo Leão Guimarães
3792-3808
PDF
BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR: um estudo de caso
Marleide Silva de Jesus
3809-3824
PDF
ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO LETRAMENTO SOCIAL: Uma Intervenção Pedagógica
Jaqueline Duarte Carvalho, Roberto de Araújo Santos, Denise Aparecida Brito Barreto
3825-3835
PDF
UMA ANÁLISE SOBRE A EDUCAÇÃO NA PANDEMIA NO ANO DE 2021: relatos e vivências
Brenna Ferreira Azevedo, Letícia Fernandes Abade Donato, Nayron Henrique Cardoso Rebouças
3836-3849
PDF
PERCURSO HISTÓRICO DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL E A RELEVÂNCIA DA LEITURA E DO TEXTO NA SALA DE AULA
Ana Cláudia Mendes Novais
3850-3862
PDF
CONTEXTOS DE INFLUÊNCIA E PRODUÇÃO DA POLÍTICA DE ATENDIMENTO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE GUANAMBI – BA
Gustavo Alves Oliveira, Elenice de Brito Teixeira Silva
3863-3873
PDF
A CONSTITUIÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE BEBÊS, CRIANÇAS E EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ, NA BAHIA
Monalysa Pinto da Silva, Vitória do Nascimento Oliveira, Kamilla Davila Santos, Larissa Monique de Souza Almeida
3874-3887
PDF
ANÁLISE COMPARATIVA DA FLUÊNCIA LEITORA DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Síria Carinhanha Pires da Silva, Claudionor Alves da Silva
3887-3898
PDF
ENSINO PELA LIBRAS: estudo sobre recursos visuais como meio de mediação da alfabetização e letramento de crianças surdas
Mariadna da Silva Costa, Denise Aparecida Brito Barreto
3899-3912
PDF
A INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA NA AÇÃO COTIDIANA DO/A PROFESSOR/A DA EDUCAÇÃO INFANTIL: rota para a garantia do direito de brincar
Evânia Maia Nogueira, Marilete Calegari Cardoso
3913-3924
PDF
A INFÂNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Relato de experiência no Estágio Supervisionado
Francine Alves Gonçalves, Zizelda Lima Fernandes
3925-3938
PDF
A ALFABETIZAÇÃO COMO UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA SOCIAL: A CONTRIBUIÇÃO DO MÉTODO SOCIOLINGUÍSTICO PARA ENSINAR ÀS CRIANÇAS A LER E ESCREVER
Adrielle Viana Ramos, Nandyara Souza Santos Sampaio
3939-3952
PDF
CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA, CRIANÇA E EDUCAÇÃO INFANTIL PÓS CONSTITUIÇÃO FEDERAL
Thaluane Marlla da Silva Ferreira, Susane Martins da Silva Castro, Gisele Ferreira de Amorim
3953-3966
PDF
CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA TEMPO DE APRENDER NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Shauana Araújo de Abreu, Gleydson da Paixão Tavares
3967-3982
PDF
DA REALIDADE À BRINCADEIRA: como as crianças expressam suas vivências no contexto da Brinquedoteca Lydia Hortélio do DEDC XII/UNEB
Giovanne de Almeida Pereira, Suziane Silva Teixeira
3983-3995
PDF
ERA UMA VEZ: LUDICIDADE E GÊNEROS TEXTUAIS NO PROCESSO DE ALFALETRAR
Camila Fernandes de Oliveira, Lucas Magalhães Silva
3996-4011
PDF
LEITURA DE FÁBULAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: As fábulas de Liev Tolstói na sala de aula
Liliane Alves de Lima Ferreira, Halysson F. Dias Santos
4012-4028
PDF
DIDÁTICA, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
FORMAÇÃO CONTINUADA EM AVALIAÇÃO: Carência Identificada
VANUZA CECÍLIA DE OLIVEIRA
4183-4197
PDF
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: Lembranças de uma trajetória escolar
Vanuza Cecilia de Oliveira, Raquel de Souza Dias Soares
4198-4213
PDF
PROFESSORES INICIANTES E PROGRAMAS DE INSERÇÃO DOCENTE: o que dizem as pesquisas?
Lívia de Andrade Sousa, Roselane Duarte Ferraz
4214-4230
PDF
HISTÓRIAS DIGITAIS NA SALA DE AULA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: UMA REVISÃO DE ESTUDOS
Keysianne Pereira Souza, Juliane Regina Trevisol, Ariel Gustavo Letti, Christian Leone Ferreira Moreira
4231-4249
PDF
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR-PESQUISADOR: reflexões sobre a investigação da cultura de uma escola de educação infantil no município de Jequié-BA
Eliel Santos Melo, Bernardino Galdino de Sena Neto
4250-4260
PDF
A CONTEXTUALIZAÇÃO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA PRÁTICA DE ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Noélia Carvalho de Oliveira, Laura Carolline Fernandes Alves Amado, Ginaldo Cardoso de Araújo
4261-4273
PDF
METODOLOGIAS ATIVAS NO LIVRO DIDÁTICO: Uma avaliação sobre o Livro Didático de Língua Portuguesa e Geografia adotado no PNLD 2024
RAYANNE KELLY DE OLIVEIRA ALVES, VALDINEI PAULO CARDOSO
4274-4287
PDF
PETI CIÊNCIAS SOCIAIS E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO
Eduardo de Oliveira Gusmão, Micaely Santos Dias, José Miranda Oliveira Júnior, Nubia Regina Moreira
4288-4299
PDF
PIBID COMO FERRAMENTA DE INSERÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UESB NA REDE PÚBLICA DE VITÓRIA DA CONQUISTA
Camila Pereira da Silva, Inara Goveia Moreira, Sheila Cristina Furtado Sales, Gicélia Aparecida Cotrim Costa
4300-4313
PDF
PENSANDO A IDENTIDADE NEGRA: relato de experiência de uma oficina com professores e alunos da graduação
ITALO SOUZA LIMA, LAVINIA BRASILINO DE MORAES, TAISE BALBINA DOS SANTOS COUTINHO
4313-4324
PDF
FORMAÇÃO DOCENTE E POLÍTICAS PÚBLICAS
Márcia Lima Xavier, Francine Santos Gomes
4325-4334
PDF
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID: Sociologia no cotidiano escolar
Emilie França Santos, Loise Vitória Silva Pina
4335-4343
PDF
APRENDIZAGENS DOCENTES POR HOMOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL EM QUÍMICA
Dulcinéia da Silva Adorni
4344-4355
PDF
A GEOGRAFIA ESCOLAR NO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA AS ESCOLAS INDÍGENAS BRASILEIRAS E NO CURRÍCULO ESPECÍFICO DOS TUPINIKIM
LEIDIANE PEGO DE SOUZA SEZINANDO, ADRIANA DAVID FERREIRA GUSMÃO
4356-4371
PDF
A CONSTRUÇÃO DO LABIRINTO CURRICULAR: experiências do fazer docente no encontro entre a docência e o corpo com deficiência no ensino superior
Amanda Nery da Silva, Glaurea Nádia Borges de Oliveira
4372-4388
PDF
DESTRAVANDO AS BARREIRAS DA LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Vinícius da Silva Cunha, Saara Santos Anunciação, Gracielia Novaes da Penha, Juliane Regina Trevisol
4389-4406
PDF
PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma análise das ementas dos cursos de licenciatura das universidades estaduais da Bahia
Pablo Mateus dos Santos Jacinto, Hellen Mara Moreira Cardoso
4407-4422
PDF
CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE COM FOCO NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Kamilly Vitória Borhrer de Almeida, Luane Coqueiro Santos, Jaciara de Oliveira Sant´Anna Santos
4423-4433
PDF
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: entre teoria e prática
Lilian Cristina Fonseca Menezes, Vanessa de Jesus Matias, Anniquele Souza das Neves, Luciana Sedano
4434-4448
PDF
VISIBILIDADE DO CONTEÚDO “LUTAS” EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE UM CURSO PÚBLICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Daniel de Jesus Torres, Luís Fernando Mendes Teixeira, Claudio Bispo de Almeida
4449-4467
PDF
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS DE GRADUANDAS NUMA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA
Juciele Oliveira Sousa, Tatiane Oliveira Reis Silva, Sheila Cristina Furtado Sales, Verônica Gonçalves Carvalho
4468-4479
PDF
REFORMA DO ENSINO MÉDIO: tensões e contradições da BNCC ao Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB)
Ítalo Costa Vaz Santana, Reginaldo Santos Pereira
4480-4496
PDF
DIRETRIZES CURRICULARES REFERENCIAS DA BAHIA: implicações e desafios na rede estadual no município de Piatã-Ba
Ileni de Araújo Caraúba Silva, Reginaldo Santos Pereira
4497-4506
PDF
O PIBID E O CLUBE DE LEITURA: Uma experiência pedagógica que estimula a formação docente
Leandro Silva Santos, Edinaldo Medeiros Carmo
4507-4516
PDF
A A IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NO MUNICÍPIO DE TAPEROÁ - BAHIA
Zenádia Nunes de Souza Lopes, Luzineide Miranda Borges.
4517-4529
PDF
CURRÍCULO SOB A ÓTICA DE UM EXERCÍCIO POLÍTICO EMANCIPATÓRIO
RENATA CARDOSO OLIVEIRA
4530-4540
PDF
DISCUSSÕES E DIÁLOGOS VIVENCIADOS NO NUAMSEE: Um lugar de memórias, concepções teóricas e experiências compartilhadas
Mariana Sousa de Oliveira Dias, Irlandia da Ponte Lima, Nereida Maria Santos Mafra Benedictis
4541-4551
PDF
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO DOS SURDOS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS
Celiane do Lago Novaes Côrtes, Valquíria Dias De Almeida
4552-4563
PDF
CONTRIBUIÇÃO DO TIROCÍNIO PARA FORMAÇÃO DOCENTE: Relato de experiência
Alice Angélica Mafra, Denise Aparecida Brito Barreto, Nerêida Maria Santos Mafra De Benedictis
4564-4575
PDF
O ENSINO DE GEOGRAFIA NO INTERIOR DO ESTADO DA BAHIA COM A IMPLANTAÇÃO DO CURSO LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NO CAMPUS VI DA UNEB
Guilherme Lima Guimarães, Tainara dos Santos Nascimento, Glauber Barros Alves Costa
4576-4587
PDF
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DA PERSPECTIVA LOCAL DE CAETITÉ
GUILHERME LIMA GUIMARÃES, Glauber Barros Alves Costa, Rosicléia Jesus da Silva, Tainara dos Santos Nascimento
4588-4599
PDF
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E INTERDISCIPLINARIDADE
Rosemeire da Rocha Couto Araújo, Maria Goreth e Silva Nery
4600-4613
PDF
A FORMAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCADORAS DO CAMPO NO VALE DO JIQUIRIÇÁ: um olhar sobre o Programa Formacampo
Antoniel dos Santos Peixoto, Arlete Ramos dos Santos, Elaine Moraes Santos
4614-4630
PDF
SOBRE SABERES E EXPERIÊNCIA DOCENTE: um estado da arte
Hildacy da Silva Mota Dias, Katiane Medeiros Rodrigues, Denise Aparecida Brito Barreto
4631-4644
PDF
O TEXTO DIDÁTICO COMO RECURSO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA
ÉRIC EDUARDO SANTOS SILVA, ADRIANA DE MELLO AMORIM NOVAIS SILVA, SANDRA MARA VIEIRA OLIVEIRA
4645-4656
PDF
CURRÍCULO E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: reflexões a partir de um curso sobre diversidade étnico-racial na escola
Esdras Oliveira de Souza, Edmacy Quirina de Souza
4671-4685
PDF
PERSPECTIVAS E DESAFIOS: uma análise do processo de ensino e aprendizagem de Química na visão dos/as estudantes do Ensino Médio
José Marcos de Lemos Souza, Dulcinéia da Silva Adorni
4686-4697
PDF
REPENSANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Darlane da Silva Amaral Ferraz, José Miranda Oliveira Júnior
4698-4708
PDF
DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO APRENDIZADO DA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NO CURSO DE PEDAGOGIA
Fatima Moraes Garcia, Rosimeiry Souza Santana, Sillas Oliveira Santos, Maricelia Almeida dos Santos Trindade
4709-4725
PDF
A CATEGORIA FREIREANA “INÉDITO VIÁVEL” NA PRODUÇÃO DE NARRATIVAS SOBRE A DOCÊNCIA EM CLASSES MULTISSERIADAS
ANA MARIA OLIVEIRA LIMA, ESTER MARIA DE FIGUEIREDO SOUZA
4726-4739
PDF
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PPI/FP) DA UESB
Flávia Cristina Batista Caires, Tiago Luz Ribeiro Souza, Reginaldo Santos Pereira
4740-4754
PDF
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DE BOM JESUS DA LAPA - BA
Geovanna Ferreira dos Santos Lacerda, Patrícia Regina Cardoso Santos, Gisele Ferreira Amorim
4755-4768
PDF
RACISMO NO AMBIENTE ESCOLAR: ALGUMAS REFLEXOES
Fabiana Gomes Soares, Rosângela Alves de Aguiar, Antonieta Miguel
4769-4786
PDF
O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO CAMPUS XX DA UNEB: CONTRIBUIÇÕES DO SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR
Jaciara de Oliveira Sant´Anna Santos, Andréia Cristina Freitas Barreto, Marcolino Sampaio dos Santos
4787-4799
PDF
“NÃO BASTA NÃO SER RACISTA, É PRECISO SER ANTIRRACISTA”: COMBATENDO O RACISMO NA ESCOLA A PARTIR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NUMA PERSPECTIVA DECOLONIAL
Reneila Souza Paiva Pimentel, Núbia Regina Moreira, Edmacy Quirina de Souza
4800-4816
PDF
REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENSINO APRENDIZAGEM NA REDE BÁSICA DE ENSINO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS COM A PRODUÇÃO DE CANA-DEAÇÚCAR E SEUS DERIVADOS NO POVOADO DE SANTA LUZIA - CAETITÉ/BA
Fabiana Gomes Soares, Glauber Barros Alves Costa
4817-4823
PDF
CURRÍCULO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Celiane do Lago Novaes Côrtes, Valquíria Dias De Almeida
4838-4849
PDF
EXPERIÊNCIAS E CONSIDERAÇÕES DO PIBID: Teoria e prática na formação docente do curso de Geografia
MARIA HELOÍSA OLIVEIRA ARAÚJO, ADRIANA DAVID FERREIRA GUSMÃO
4850-4859
PDF
CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADE DOCENTE: origens, história de formação acadêmica e o estágio supervisionado
Magnólia Santos Nascimento, Zizelda Lima Fernandes
4860-4872
PDF
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO JURÍDICA EXPANSIVA NA CAPACITAÇÃO DE BACHARÉIS EM DIREITO: Relato de uma Experiência
Amanda de Oliveira Dias, Caroline Pereira Gusmão
4873-4883
PDF
BIOLOGIA E MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS: Um olhar para a integração curricular
Jerlane Nascimento Moura, Ana Paula Perovano
4884-4896
PDF
FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: contextos e desafios em municípios do sul da Bahia
Roziane Aguiar dos Santos, Emilia Peixoto Vieira, Carla dos Reis Santos, Jaciara de Souza Santos
4897-4910
PDF
MÉTODOS ADEQUADOS PARA SOLUÇÃO DE CONFLITOS NA FORMAÇÃO HUMANA E PROFISSIONAL NOS CURSOS DE DIREITO DE VITÓRIA DA CONQUISTA/BA
Murilo Nunes Araujo
4911-4920
PDF
TECENDO SABERES NUTRICIONAIS: Uma jornada educativa em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) para promover hábitos alimentares saudáveis
Mariana Sousa de Oliveira Dias, Franciele Santos Lima, Nereida Maria Santos Mafra De Benedictis
4921-4929
PDF
TECNOLOGIZAÇÃO DO MUNDO E SEUS DESDOBRAMENTOS NA EDUCAÇÃO: Inteligência Artificial e Formação Docente
Alana Maqueise Silva Cruz, Livia Andrade Coelho
4930-4939
PDF
ANÁLISE DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA
Giselle Katry dos Santos Pessoa, Selma Norberto Matos
4940-4954
PDF
CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – DEDC/Campus XII: mediações e percepções no processo de materialização
ALESSANDRA DA SILVA REIS COSTA, SÔNIA MARIA ALVES DE OLIVEIRA REIS
4960-4976
PDF
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO DO CAMPO EM DEBATE: Desvelando as contradições da BNCC
Cláudia Batista da Silva, Tihara Rodrigues Pereira, Arlete Ramos dos Santos
4977-4996
PDF
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Os CONSELHOS DE EDUCAÇÃO E O CONTROLE SOCIAL NA PERSPECTIVA HISTÓRICA
Micaela Souza dos Santos Fernandes
4996-5007
PDF
A GEOGRAFIA NO BRASIL: Desafios e Perspectivas
Beatriz Vilarino da Silva, Vilomar Sandes Sampaio
5008-5021
PDF
O USO DA PEDAGOGIA SOCIAL E DA PEDAGOGIA AFETIVA NA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E SEU IMPACTO NA SOCIEDADE
Amanda Almeida Oliveira, Marcolino Sampaio dos Santos
5022-5032
PDF
A PROCRIAÇÃO COMO TRABALHO PRODUTIVO FEMININO
Adenaide Amorim Lima, Lisiane da Silva Zuchetto
5033-5046
PDF
A PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA TEÓRICA DE PAULO FREIRE E MIKHAIL BAKHTIN: referências para uma prática docente libertadora e responsável
Adenaide Amorim Lima
5047-5061
PDF
AUTORAS CLÁSSICA E CONTEMPORÂNEAS NA TEORIA SOCIOLÓGICA
Rívia de Jesus Santos
5062-5071
PDF
A PESQUISA NO CONTEXTO DO PETI DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Ivanete Araújo Oliveira, José Miranda Oliveira Júnior, Leonardo Santana Barreto, NATÁLIA OLIVEIRA BARBOSA
5072-5083
PDF
DA COLONIZAÇÃO À ESCRAVIDÃO E SEUS RESQUÍCIOS: o preto como potência de dinamismo social, formação cultural e desenvolvimento econômico de um país
Leonardo Santana Barreto, Marcos Freitas Dutra, José Miranda Oliveira Júnior
5084-5094
PDF
A ESSÊNCIA DO SER MULHER PELO OLHAR DE EDITH STEIN E CLARICE LISPECTOR
Natália Silva Santos, Valquíria Dias De Almeida
5095-5109
PDF
ANÁLISES ACERCA DOS CONCEITOS DE BRANQUITUDE E NEGRITUDE NO CURRÍCULO ESCOLAR
Maria Luíza Amaral de Jesus Andrade, Yan Caique de Souza Barros, José Miranda Oliveira Júnior, Nubia Regina Moreira
5110-5122
PDF
PODER REVELADO: o simbolismo religioso como instrumento de hierarquização e dominação em Angola Janga: uma história de palmares
Camillo Prisco Santos Oliveira, Valquíria Dias de Almeida
5123-5134
PDF
UNIVERSIDADES ESTADUAIS DA BAHIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO
Maria Goreth e Silva Nery, Moizéis Silva Nery, Nubia Maria de Brito Silva
5135-5149
PDF
O ENSINO DE FILOSOFIA E SUAS POSSIBILIDADES: NOTAS PARA UMA PRÁTICA EDUCATIVA RIZOMÁTICA
Valquíria Dias De Almeida, Luiz Artur dos Santos Cestari, Celiane do Lago Novaes Côrtes, Mônica Araújo Santos
5150-5164
PDF
VAMOS FALAR SOBRE A REMEMORAÇÃO DE LEGADOS ESQUECIDOS, VAMOS FALAR SOBRE AS 5 MATRIZES PEDAGÓGICAS DO MST E A PEDAGOGIA SOCIALISTA
Tânia Regina Braga Torreão Sá, Marcelo Torreão Sá
5165-5183
PDF
TRABALHO DOCENTE E QUALIDADE DE VIDA: um estudo com professoras da educação infantil em Cândido Sales - BA
Kelliane de Jesus Nascimento, Cláudio Pinto Nunes
5184-5196
PDF
NEOLIBERALISMO, CURRÌCULO E SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: formação política e social das juventudes negras
Valdívia Araújo
5197-5207
PDF
INVESTIGAÇÕES SOBRE O SUJEITO QUILOMBOLA NA POLÍTICA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO DA BAHIA
José Miranda Oliveira Júnior, Nubia Regina Moreira, Reginaldo Santos Pereira
5208-5224
PDF
UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA PÚBLICA PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DO ALUNO: RECONHECIMENTO E PERTENCIMENTO
Larissa Braga Fernandes
5225-5235
PDF
EDUCAÇÃO DO CAMPO, MOVIMENTOS SOCIAIS E RELAÇÕES COM A NATUREZA
Revisão Sistemática de Literatura entre os anos de 2013 e 2023: Conhecimentos Socioespaciais no Processo de Alfabetização e Letramento em Escolas do Campo
Raquel de Souza Dias Soares
5236-5252
PDF
A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O FECHAMENTO DAS ESCOLAS EM ÁREAS RURAIS NO BRASIL (2010–2020)∗
Rosimeiry Souza Santana, Cláudio Eduardo Félix dos Santos
5253-5270
PDF
Os DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA DOCÊNCIA COMPARTILHADA EM TURMAS MULTISSERIADAS EM UMA ESCOLA CAMPESINA NO INTERIOR DE BOM JESUS DA LAPA
Robson Ribeiro Soares, Inaiara Alves Rolim
5271-5288
PDF
CAPACITAÇÃO DOCENTE: pesquisando a agroecologia na Educação Básica com o foco na formação inicial de educadores do campo
Janaine Zdebski da Silva, Natacha Eugênia Janata, Alex Verdério
5289-5301
PDF
A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UFRB
Janaine Zdebski da Silva
5300-5313
PDF
ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO ENQUANTO DIFUSÃO DO CONHECIMENTO E TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE
Euza Souza Sampaio Silva, Jaqueline Braga Morais Cajaiba, Valéria Souza Lima Brito, Arlete Ramos dos Santos
5314-5330
PDF
A EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO UMA POLÍTICA PÚBLICA CONSTITUÍDA: conquistas e retrocessos
Rosimeiry Souza Santana, Arlete Ramos dos Santos, Jaqueline Braga Morais Cajaíba, Rosilda Costa Fernandes
5331-5350
PDF
DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E O ACESSO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS NO CAMPO EM BARRA DO CHOÇA — BA
Rosimeiry Souza Santana, Arlete Ramos dos Santos, Cláudio Eduardo Félix dos Santos, Geysa Novais Viana Matias
5351-5372
PDF
MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES URBANOS NO BRASIL: lutas, conquistas e contribuições
Rosimeiry Souza Santana, Rosilda Costa Fernandes, Ricardo Alexandre Castro Castro
5373-5391
PDF
A INVISIBILIDADE DAS LEGISLAÇÕES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO PERÍODO PANDÊMICO E PÓS-PANDÊMICO NO TERRITÓRIO DA BACIA DO RIO CORRENTE
Hernaide da Silva Miranda, Euza Souza Sampaio Silva, Arlete Ramos dos Santos
5392-5408
PDF
Os MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL E OS ASPECTOS CONJUNTURAIS DA REALIDADE BRASILEIRA
Rosilda Costa Fernandes, Arlete Ramos dos Santos
5409-5427
PDF
EDUCAÇÃO DO CAMPO: Uma análise no município de Ituberá-BA
Rebeca Bispo Oliveira, Itamiles Santos Nascimento
5428-5438
PDF
AGROECOLOGIA, EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS RELAÇÕES DO SER HUMANO COM A NATUREZA A PARTIR DA HORTA ESCOLAR NO SISTEMA MANDALA
ANA DÉBORA COSTA DO NASCIMENTO MASCARENHAS, ARLETE RAMOS DOS SANTOS, PAULO SÉRGIO MONTEIRO MASCARENHAS, VANDIQUE M. C. MEIRA
5439-5447
PDF
O PERCURSO FORMATIVO DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO NARRATIVO
Viviane Chagas Santos, Daniele Farias Freire Raic
5448-5460
PDF
“BRINCAR DE SER YOUTUBER”: influências da cultura digital nas brincadeiras de crianças camponesas do município de Paratinga-BA
Maiane de Sousa Santos, Maria Karina Rodrigues Laura, Gisele Ferreira Amorim
5461-5471
PDF
SABERES DA VIDA: práticas camponesas na comunidade de Curral Novo, município de Caturama (BA)
Daiana Silva Marques, Jaqueline Silva Portela, Aline Farias Fialho
5472-5484
PDF
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO – FORMACAMPO: REFLEXÕES SOBRE OS RESULTADOS NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE ITAPARICA
Jaqueline Braga Morais Cajaiba, Ana Karina Porto Viana, Arlete Ramos dos Santos
5485-5498
PDF
AGRICULTURA, RESISTÊNCIA E EXPERIÊNCIA: O DEBATE DA REPRODUÇÃO CAMPONESA EM PLANALTO-BA
Jaqueline Silva Portela, Daiana Silva Marques, Aline Farias Fialho
5499-5510
PDF
GESTÃO DEMOCRÁTICA/ PARTICIPATIVA: LIMITES E AVANÇOS NA GESTÃO ESCOLAR DAS ESCOLAS DO CAMPO
Ruth de Oliveira Sousa, Regiane Dias Cardoso, Edjaldo Vieira dos Santos
5511-5527
PDF
TURMAS MULTISSERIADAS NAS ESCOLAS DO/NO CAMPO DE SERRA DO RAMALHO/BA: FORMAÇÃO DOCENTE E SUPERAÇÃO DOS DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Raine Márcia Lopes Cavalcante, Kergileda A. O. Mateus
5528-5541
PDF
DESNUCLEAÇÃO E REABERTURA DE ESCOLAS DO CAMPO EM SERRA DO RAMALHO/BA: GARANTIA DE DIREITOS E RESISTÊNCIA ÀS POLÍTICAS HEGEMÔNICAS
INAIARA ALVES ROLIM, SHIRLEY GONÇALVES DE SOUZA, Terciana Vidal Moura
5542-5556
PDF
AMPLIAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO CAMPO FRENTE AO AVANÇO DO PROJETO NEOLIBERAL
Vanderlei Rocha Lima, Washington Luis de Andrade Cardoso Junior
5557-5571
PDF
EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO ESPAÇO DE RESISTÊNCIA: Reflexões teóricas iniciais
Maria Heloísa Oliveira Araújo; Jucillan Deyvid Queiroz, Hanna Camilly Bispo Sousa, Aline Farias Fialho
5572-5588
PDF
A TRAJETÓRIA DE UMA ESCOLA DO CAMPO NA CIDADE E AS VOZES DOS ESTUDANTES CAMPESINOS
CLEONICE MATOS AMARAL, KERGILÊDA AMBRÓSIO DE OLIVEIRA MATEUS
5589-5603
PDF
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM UM ASSENTAMENTO DO MST: A experiência do Tirocínio Docente
Wisley Miranda Pereira, Edna Souza Moreira
5604-5619
PDF
ESCOLAS PÚBLICAS NAS DEPENDÊNCIAS ADMINISTRATIVAS DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA -BAHIA: uma amostra da política de fechamento de escola no Brasil
Rosimeiry Souza Santana, Cláudio Eduardo Félix dos Santos
5620-5634
PDF
INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS UTILIZADOS NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Wanderson Gomes Teixeira, Edmilson dos Santos Lima
5635-5648
PDF
PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE JUVENTUDE DO CAMPO E/OU RURAL: O estado da arte como produção de conhecimento
Cleberson Alves Cardoso, Milena Alves Fernandes, EDNA SOUZA MOREIRA, Tatiane dos Santos Nascimento
5649-5664
PDF
INFÂNCIAS DO E NO CAMPO: Percurso metodológico de uma Pesquisa-Ação COM crianças de 3 a 5 anos da Educação Infantil do Campo
Fernanda Cerqueira Candido da Silva, Emilia Peixoto Vieira
5665-5678
PDF
PRÁTICAS DOCENTES COM CRIANÇAS EM UMA INSTITUIÇÃO INFANTIL DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS/BA
Isabela Fernandes Teles, Emilia Peixoto Vieira
5679-5695
PDF
AMPLIANDO PERSPECTIVAS: Vivências no Assentamento Terra Vista e na Creche indígena Oka Katuana
RAFAELA PEREIRA DE SOUZA, DEISIANE ALVES PEREIRA, JAÍZA ABRANTE DA SILVA, DOMINGOS RODRIGUES DA TRINDADE
5696-5712
PDF
PRÁTICAS EDUCATIVAS REALIZADAS NO ASSENTAMENTO TERRA VISTA E CRECHE OKA KATUANA: notas etnográficas
ÁDILA FERNANDES TEIXEIRA, SIMONE AMADO DE SOUZA, SÔNIA MARIA ALVES DE OLIVEIRA REIS, DOMINGOS RODRIGUES DA TRINDADE
5713-5722
PDF
“O PORCO BEBE LAVAGEM”: o recreio de crianças de uma escola do campo do Sertão Produtivo e as relações com a natureza
Fernanda de Deus Junqueira, Juliane dos Santos Amorim
5723-5739
PDF
EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS E MODOS DE VIDA: “as crianças aprendem brincando e não mandando”
ALINE DOS SANTOS CHAGAS, GABRIELE FIGUEIREDO CHAVES, LÍVIA VITÓRIA NASCIMENTO BOA SORTE, DOMINGOS RODRIGUES DA TRINDADE
5740-5754
PDF
INFRAESTRUTURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO: realidade que desafia a oferta da educação de qualidade
Euza Souza Sampaio Silva, Arlete Ramos dos Santos
5755-5770
PDF
PARALISAÇÃO E FECHAMENTO DE ESCOLAS DO CAMPO: a quem interessa esse fenômeno?
Fabiano Neves Silva, Ana Karina Porto Viana, Jaqueline Braga Morais Cajaiba, Arlete Ramos dos Santos
5771-5785
PDF
QUINTAIS PRODUTIVOS FAMILIARES: SISTEMATIZANDO A EXPERIÊNCIA DO PROJETO LUANAS NEGRAS, NO ASSENTAMENTO LUCAS DANTAS, BAHIA
Fabrício Ribeiro Caires Brito, Adriano Coelho de Almeida, Viviane de Jesus Barbosa
5786-5803
PDF
EXPERIÊNCIA NO ASSENTAMENTO TERRA VISTA E NA OKA KATUANA: LUTA, SENTIDO COMUNITÁRIO E PRÁTICA EDUCATIVA
Marcos Gabriel Matos dos Santos, Lara Marques de Jesus Santos, Domingos Rodrigues da Trindade
5804-5817
PDF
EDUCAÇÃO, ENSINO E SAÚDE
DESCOLORIRÁ: Grupo Terapêutico Infantil em um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)
Maria Luiza Barbosa Araújo, Marina Rocha Dias, Rafaella Sthefany Pereira Araújo, Carmem Virgínia Moraes da Silva
5818-5832
PDF
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR QUILOMBOLA: relato de experiência
Nádia de Souza Carvalho, Gabriela Cangussu de Souza Moraes, Carmem Virgínia Moraes da Silva
5833-5850
PDF
CRIANÇA COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ligia Santos Pereira Nery, Sheila Cristina Furtado Sales
5851-5868
PDF
PROJETO VERÃO: SÁUDE E BEM-ESTAR DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Deise Bastos de Araújo, Janara Aparecida Teixeira Batista
5869-5882
PDF
RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO ASSISTENTES DE PESQUISA EM UM PROJETO DE EXTENSÃO COM PRÁTICAS GRUPAIS DIALÓGICAS
Sabrina Barros Feitosa, Suelane Pereira da Silva, Miriã Lima Malheiros, Carmem Virgínia Moraes da Silva
5883-5894
PDF
PERCEPÇÃO DE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS SOBRE OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NO CONTROLE DA ANSIEDADE
Franciele da Silva Alves, Silmara Pinto Silva, Luiz Humberto Rodrigues Souza, Berta Leni Costa Cardoso
5895-5907
PDF
NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Kátia Milane Rocha Borges, Luiz Humberto Rodrigues Souza, Berta Leni Costa Cardoso
5908-5921
PDF
GRUPOS DE VIVÊNCIAS COM CRIANÇAS E DE ORIENTAÇÃO PARENTAL: Um relato de experiência da prática psicológica em Unidade Básica de Saúde
Miguel de Souza Pires Filho, João Victor Lima Borges, Carmem Virgínia Moraes da Silva, Gabriela Cangussu de Souza Moraes
5922-5935
PDF
ANÁLISE DE TWEETS SOBRE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: possíveis implicações à adesão, engajamento e permanência estudantil
Pablo Mateus dos Santos Jacinto
5936-5950
PDF
RELATO DE EXPERIÊNCIA EM MONITORIA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE TESTES PADRONIZADOS NO CURSO DE PSICOLOGIA
Hétone Rodrigues Rocha, Roberta Bolzan Jauris
5951-5962
PDF
EDUCAÇÃO E SAÚDE: contribuições de artigos publicados na Revista Cenas Educacionais
Patrícia Magalhães Teixeira, Claudio Bispo de Almeida
5963-5978
PDF
PROTOCOLO DE ATENDIMENTO EM PSICOTERAPIA BREVE: ORIENTAÇÕES PARA A ATUAÇÃO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA
Francielly Neves Nascimento, Carmem Virgínia Moraes da Silva
5979-5991
PDF
DIREITO TRABALHISTA À LICENÇA MÉDICA DOS(AS) PROFESSORES(AS) DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA BAHIA: NORMAS, PRÁTICAS E PERCEPÇÕES
SANDRA MARIA LOPES SOARES, san.mls.27@gmail.com
5992-6002
PDF
INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS UTILIZADOS NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Wanderson Gomes Teixeira, Edmilson dos Santos Lima
6003-6016
PDF
EVASÃO E RETENÇÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS, LÍNGUA INGLESA E LITERATURAS DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DA BAHIA NO PERÍODO DE 2010 A 2022
Aline Lima Castro dos Anjos, William Barbosa Candido Magalhães, Juliane Regina Trevisol, Ariel Gustavo Letti
6017-6028
PDF
BULLYING ESCOLAR: práticas de agressão, assédio e intimidação na interface educação, direitos humanos e saúde pública
Michel dos Santos Reis, Dulcinéia da Silva Adorni
6029-6040
PDF
VIVENCIAR, BRINCAR E DIALOGAR: Relato de experiência em práticas terapêuticas com crianças e orientação parental
Esther Santos Mendes Melo, Geane Lisboa Pereira, Joana Moutinho Almeida, Carmem Virgínia Moraes da Silva
6041-6056
PDF
A RELEVÂNCIA DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO FERRAMENTA DE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DE ATIVIDADES FÍSICAS: relato de experiência
Geysimara Pereira Teixeira de Souza, Priscylla Teixeira Lima, Maria Meire Ataíde Brandão, Kelly Dayane Martins Malheiros
6056-6069
PDF
QUALIDADE DE VIDA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL, GUANAMBI/BA
Geyse Chrystine Pereira Souza Fernandes
6070-6084
PDF
EM DEFESA DA IMPLANTAÇÃO DA CLASSE HOSPITALAR NO “CASTELINHO” DO HGPV, JEQUIÉ: experiências em busca da afirmação de um campo de trabalho para os pedagogos
Tânia Regina Braga Torreão Sá, Tamires Suelen Carvalho Fagundes, Bianca Celestina Santos
6085-6099
PDF
SAÚDE MENTAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: Uma revisão narrativa
Pedro Gustavo Pimentel Prates, Lara Pasquotto Teixeira Lelis, Welton Cardoso Júnior, Berta Leni Costa Cardoso
6100-6115
PDF
ESPELHO MEU: aplicação da escala de Rosenberg para avaliação da autoestima de mulheres negras
Tainá Silva Rocha, Roberta Bolzan Jauris
6116-6127
PDF
MUAY THAI E SEUS BENEFÍCIOS A SAÚDE DE JOVENS E ADULTOS
Mozart Acacio da Luz Filho, Carlos Cezar Nunes Leite, Marijunio Rocha Pires, Vanilda Batista Ribeiro
6128-6143
PDF
ACHADOS PRELIMINARES SOBRE A PRÁTICA CLÍNICA INFANTIL NUMA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL: REVISÃO DE LITERATURA
Marina Bastos Miranda Aragão, Carmem Virgínia Moraes da Silva
6144-6155
PDF
EDUCAÇÃO, TELEJORNALISMO E SAÚDE: Vivências de uma repórter durante a pandemia da Covid-19 em Vitória da Conquista
Nayla Pereira dos Santos Gusmão
6156-6169
PDF
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA INTERDISCIPLINARIDADE: UMA ANÁLISE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA NO SUDOESTE DA BAHIA
Estér de Souza Batista Corrêa, Yuri Borges Santos e Silva, Bruna Silva Souto, Gênesis Guimarães Soares
6170-6185
PDF
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A APLICAÇÃO DA ESCALA DE DEPRESSÃO GERIÁTRICA EM IDOSOS
Esther Santos Mendes Melo, Hellen Mara Moreira Cardoso, Roberta Bolzan Jauris
6186-6197
PDF
QUALIDADE DE VIDA DE ADOLESCENTES BRASILEIROS DO ENSINO MÉDIO: uma revisão narrativa
Edivalda da Silva Domingues Lopes, Claudio Bispo de Almeida
6198-6210
PDF
REFLEXÕES SOBRE O MÉTODO DA PESQUISA COMO MEDIAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA
AMOM SANTOS SOUZA, Carmem Virgínia Moraes da Silva
6211-6224
PDF
Palavras-chave