AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA: APONTAMENTOS TEÓRICOS DE PESQUISAS EM DESENVOLVIMENTO
Downloads
Referências
BEZERRA, D. B. SANTOS, A. C. O ensino de ciências e a educação de jovens e adultos: diálogos e pressupostos epistemológicos. Educon, Aracaju, Volume 10, n. 01, p.1-11, set/2016.
BRASIL, Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília, 2003.
BRASIL, Ministério da Educação/Secad. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica. 2004.
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2003.
DAOLIO, J. Educação física e o conceito de cultura. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
FERNANDES, Kelly Menezes. Biologia, Educação das Relações Étnico-Raciais e Inversão Epistemológica. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rios de janeiro, v. 1, n. 2, p. 311 - 323, jun-set, 2015
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. 154 p.
JESUS, J.; SANTOS DA PAIXÃO, M. C.; VIANNA PRUDÊNCIO, C. A. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM MAPEAMENTO DAS PESQUISAS SOBRE O TEMA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 28, n. 55, p. 221–236, 2019.
KRASILCHIK, M. Reformas e Realidade: o caso do ensino de ciências no Brasil. São Paulo em perspectiva, 2000.
OLIVEIRA, Luiz F.; CANDAU, Vera M. Pedagogia decolonial e educação intercultural e antirracista no Brasil. Educação em Revista, vol.26, n.01, p.15-40, 2010.
PRAIA, João; GIL-PÉREZ, Daniel; VILCHES, Amparo. O papel da natureza da Ciência na educação para a cidadania. Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 141-156, 2007.
PRUDÊNCIO, C. A. V. JESUS, J. de. As relações étnico-raciais e o ensino de Ciências: visão de professores de Itabuna-BA. Com a Palavra, O Professor, 4(9), 186–209, 2019.
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
VERRANGIA, Douglas. Criações docentes e o papel do ensino de Ciências no combate ao racismo e a discriminações. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 21 n. 1, p. 79-103 mar. 2016 / jun. 2016.
VERRANGIA, Douglas; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Cidadania, relações etnicoraciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de Ciências. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, p 705-718, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.