AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA: APONTAMENTOS TEÓRICOS DE PESQUISAS EM DESENVOLVIMENTO

Autores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catiana Nery Leal, Southwest Bahia State University

Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) vinculada ao Programa de Pós Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEn/UESB). Integrante da Rede de Pesquisa Discursos, Representações e Violência na Escola (UESB/FAPESB/CNPq)

Maria de Fátima de Andrade Ferreira, Southwest Bahia State University

Pós-Doutorado em Antropologia Social e Doutorado em Educação (UFBA). Docente da UESB, do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Ensino (RENOEN), Mestrado em Ensino (PPGEN), Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC) e Pedagogia. Coordena a Rede de Pesquisa Discursos, Representações e Violência na Escola (UESB/FAPESB/CNPq).

Rafael Casaes de Brito, Southwest Bahia State University

Doutorando em Ensino de Ciências pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) vinculada ao Programa de Pós Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEn/UESB).

Benedito Gonçalves Eugênio, Southwest Bahia State University

Doutor em Educação pela UNICAMP. Mestre em Educação pela PUC(MG). Professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Referências

BEZERRA, D. B. SANTOS, A. C. O ensino de ciências e a educação de jovens e adultos: diálogos e pressupostos epistemológicos. Educon, Aracaju, Volume 10, n. 01, p.1-11, set/2016.

BRASIL, Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília, 2003.

BRASIL, Ministério da Educação/Secad. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica. 2004.

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2003.

DAOLIO, J. Educação física e o conceito de cultura. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

FERNANDES, Kelly Menezes. Biologia, Educação das Relações Étnico-Raciais e Inversão Epistemológica. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rios de janeiro, v. 1, n. 2, p. 311 - 323, jun-set, 2015

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. 154 p.

JESUS, J.; SANTOS DA PAIXÃO, M. C.; VIANNA PRUDÊNCIO, C. A. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM MAPEAMENTO DAS PESQUISAS SOBRE O TEMA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 28, n. 55, p. 221–236, 2019.

KRASILCHIK, M. Reformas e Realidade: o caso do ensino de ciências no Brasil. São Paulo em perspectiva, 2000.

OLIVEIRA, Luiz F.; CANDAU, Vera M. Pedagogia decolonial e educação intercultural e antirracista no Brasil. Educação em Revista, vol.26, n.01, p.15-40, 2010.

PRAIA, João; GIL-PÉREZ, Daniel; VILCHES, Amparo. O papel da natureza da Ciência na educação para a cidadania. Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 141-156, 2007.

PRUDÊNCIO, C. A. V. JESUS, J. de. As relações étnico-raciais e o ensino de Ciências: visão de professores de Itabuna-BA. Com a Palavra, O Professor, 4(9), 186–209, 2019.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

VERRANGIA, Douglas. Criações docentes e o papel do ensino de Ciências no combate ao racismo e a discriminações. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 21 n. 1, p. 79-103 mar. 2016 / jun. 2016.

VERRANGIA, Douglas; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Cidadania, relações etnicoraciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de Ciências. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, p 705-718, 2010.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

LEAL, Catiana Nery; FERREIRA, Maria de Fátima de Andrade; DE BRITO, Rafael Casaes; EUGÊNIO, Benedito Gonçalves. AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA: APONTAMENTOS TEÓRICOS DE PESQUISAS EM DESENVOLVIMENTO . Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, [S. l.], p. 106–114, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sepab/article/view/1170. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Trabalhos completos - GT 01 - Etnicidade, Memória e Educação