PROFESSORES NEGROS E GAYS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA COM BASE EM DISSERTAÇÕES E TESES

Autores

Palavras-chave:

Negritude, Homossexualidade, Docência

Resumo

O artigo visa mapear e discutir as produções acadêmicas (dissertações e teses) encontradas nas plataformas da BDTD e CAPES, voltadas à análise das experiências de racismo e homofobia vividas por professores negros e gays na educação básica. Foram encontrados 98 trabalhos nos bancos de dados investigados, contudo apenas três discutiram sobre professores negros e gays na educação. Os trabalhos exploraram a interseccionalidade entre etnia, raça e sexualidade dos professores negros e gays, com enfoque para o racismo e homofobia por eles vivenciados no ambiente profissional. Conclui-se que, embora haja contribuições significativas das pesquisas encontradas, ainda são necessários estudos mais aprofundados sobre como as relações interpessoais com colegas de trabalho, alunos (as) e comunidades e familiares são construídas e como é possível construir resistências frente as violências por meio de políticas públicas envolvendo também o corpo docente.

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Publicado

2024-11-28

Como Citar

SANTOS , Mario Lucas Alves dos; DE SOUZA, Marcos Lopes. PROFESSORES NEGROS E GAYS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA COM BASE EM DISSERTAÇÕES E TESES. Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, [S. l.], v. 2, p. 306–315, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sepab/article/view/1487. Acesso em: 22 dez. 2024.