PROFESSORES NEGROS E GAYS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA COM BASE EM DISSERTAÇÕES E TESES
Palavras-chave:
Negritude, Homossexualidade, DocênciaResumo
O artigo visa mapear e discutir as produções acadêmicas (dissertações e teses) encontradas nas plataformas da BDTD e CAPES, voltadas à análise das experiências de racismo e homofobia vividas por professores negros e gays na educação básica. Foram encontrados 98 trabalhos nos bancos de dados investigados, contudo apenas três discutiram sobre professores negros e gays na educação. Os trabalhos exploraram a interseccionalidade entre etnia, raça e sexualidade dos professores negros e gays, com enfoque para o racismo e homofobia por eles vivenciados no ambiente profissional. Conclui-se que, embora haja contribuições significativas das pesquisas encontradas, ainda são necessários estudos mais aprofundados sobre como as relações interpessoais com colegas de trabalho, alunos (as) e comunidades e familiares são construídas e como é possível construir resistências frente as violências por meio de políticas públicas envolvendo também o corpo docente.
Downloads
Referências
CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 171-188, jan., 2002.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.
hooks, bell. Intelectuais negras. Revista Estudos Feministas, v. 3, n. 2, p. 464-478, 1995.
hooks, bell. Olhares negros: raça e representação. Tradução Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2019.
JESUS, Jaqueline Gomes de. O conceito de heterocentrismo: um conjunto de crenças enviesadas e sua permanência. Psico-USF, v. 18, n. 3, p. 363–372, set. 2013.
LORDE, Audre. Sou sua irmã: escritos reunidos e inéditos. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
NORONHA, Daisy Pires; FERREIRA, Sueli Mara S. P. Revisões de literatura. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CONDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (orgs.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000, p. 191-198.
OLIVEIRA, Megg Rayara Gomes de. O diabo em forma de gente: (r) existências de gays afeminados, viados e bichas pretas na educação. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba (PR), 2017.
SOUZA, Antonio José de. Tornar-se negrogay: a história de vida de um homem-professor situado e “sitiado”. 2022. Tese (Doutorado em Família na Sociedade Contemporânea) – Universidade Católica de Salvador, Salvador (BA), 2022.
TEIXEIRA, Tarciso Manfrenatti de Souza. “VOCÊ É UM HOMEM OU UM RATO”: narrativas de como ser homem na educação. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu (RJ), 2017.
VEIGA, Lucas. Além de preto é gay: as diásporas da bixa preta. In: RESTIER, Henrique, SOUZA, Rolf Malungo de (Orgs.). Diálogos contemporâneos sobre homens negros e masculinidades. São Paulo: Ciclo Contínuo Editorial, 2019, p. 77-94.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.