A construção da identidade racial no contexto diaspórico: uma análise das políticas públicas à luz do pensamento racial brasileiro.

Autores

Resumo

Este artigo analisa a construção da identidade racial no Brasil, considerando o contexto diaspórico e a influência das políticas de identidade. A partir das reflexões teóricas Acino e Goes (2022), Flor, Kawakami e Silvério (2020), Maldonado Torres (2016), Tilkin-Gallois, Klein e Dal Bo (2016), Luvizotto (2009), Munanga (2009), Fernandes (2008), Schwarcz (1999) e Nogueira (2006), buscou-se analisar os impactos das políticas de identidade e multiculturais na construção da identidade racial brasileira. O estudo destaca o papel fundamental das políticas de identidade e multiculturais na construção da identidade racial brasileira, imprescindível para desafiar o mito da democracia racial e enfrentar desigualdades persistentes, identificar as formas de preconceito racial: o preconceito de marca, ligado a características físicas, e o preconceito de origem, relacionado a estereótipos raciais, ressaltando a urgência de políticas públicas eficazes para combatê-los. O estudo enfatiza a influência da diáspora africana nas identidades raciais brasileiras, apresentando-as como construções sociais dinâmicas, contribuindo para a ampliação do conhecimento sobre o pensamento racial brasileiro e suas implicações na busca por uma política de identidade.

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Biografia do Autor

Agna Santos Amparo, Southwest Bahia State University

Membro do Grupo de Pesquisa Legados Indígenas e Africanos, Relações Étnico-raciais Contemporâneas e Legislação Educacional GEPER – UESB, mestranda  em Relações Étnicas e Contemporaneidade – UESB, Especialista em Mídias na Educação- UESB, especialista graduada em Letras com Habilitação em Língua Inglesa-UESB, Bacharel em Direito- Universidade do Estado da Bahia- UNEB - agnamparo@gmail.com.

Silvano da Conceição, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professor Titular do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e do Programa de Pós-graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC) e do Pós-graduação em Ensino (PPGEn), ambos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Possui, Graduação em Ciências Sociais, Mestrado em Ciências Sociais (com ênfase em Relações Sociais, Poder e Cultura) e Doutorado em Sociologia, todos pela Universidade Federal de São Carlos. Foi Coordenador do Subprojeto Interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na Linha de Ação em Educação do Campo, em convênio com a Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PIBID UESB/CAPES). Membro da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação de Campo, da Cidade e Movimentos Sociais (REDE PECC-MS). Atualmente está como Coordenador do Colegiado do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC - gestão 2023 - 2025). Coordenador do Grupo de Pesquisa "Legados Africanos e Indígenas, Relações Étnico-raciais Contemporâneas e Legislação Educacional" e desenvolve pesquisas nos seguintes temas: currículo, diversidade étnico-racial, formação docente, educação do campo, políticas públicas, movimentos sociais e identidade

Referências

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Publicado

2024-11-28

Como Citar

AMPARO, Agna Santos; DA CONCEIÇÃO, Silvano. A construção da identidade racial no contexto diaspórico: uma análise das políticas públicas à luz do pensamento racial brasileiro. Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, [S. l.], v. 2, p. 21–30, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sepab/article/view/1488. Acesso em: 22 dez. 2024.