Práticas lúdicas de letramento racial na Educação Infantil: desafios e possibilidades
Palavras-chave:
Educação Infantil, Letramento Racial, RacismoResumo
O presente artigo tem como objetivo refletir acerca das práticas lúdicas no processo de letramento racial na Educação Infantil. Este estudo trata-se de um recorte de uma pesquisa Monográfica, que teve sua origem numa experiência do Estágio Supervisionado em Educação Infantil, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié, no período de 20/11/2023 a 01/12/2023, sendo realizado em uma turma de 2 anos, numa escola da Rede Municipal, na cidade de Jequié, Bahia. Para este trabalho, será discutido o racismo estrutural e suas consequências nas infâncias negras e não negras. E, a seguir, acerca da importância do letramento racial na Educação Infantil e da necessidade de se pensar em práticas lúdicas no letramento racial para a pedagogia da infância.
Downloads
Referências
BISPO DOS SANTOS, Antônio A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora/ PISEAGRAMA, 2023. 112 pp.
BROUGÈRE, G. Brinquedo e Companhia. São Paulo: Cortez, 2004.
BROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
FERREIRA, A. de J. Formação de Professores Raça/Etnia reflexões e sugestões de materiais de ensino em português e inglês. 2. ed., Cascavel, PR: Assoeste. 2006. 148 p.
HERNANDEZ, Fernando. Os projetos de trabalho. Revista de Educação. Porto Alegre, v. 3, n. 4, p. 2-7, 2001.
LOPES, J. S. Lugar de branca/o e a/o “branca/o fora de lugar: Representações sobre branquitude, e suas possibilidades de antirracismo entre negra/os branca/os do/ no Movimento Negro em Salvador-BA. 2016, 255f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social e Cultural) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, 2016.
MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o Racismo na Escola. Brasília: MEC- SECAD,2005.
MUNANGA, Kabengele. O conceito de africanidade nos contextos africano e brasileiro. In Africanidades e brasilidades: culturas e territorialidades. Jurema Oliveira (org.). Rio de Janeiro: Dialogarts, 2015.
SANTOS, Luciene Silva. O brinquedo e o processo de pertencimento de crianças quilombolas da educação infantil da cidade de Tanhaçu - Ba: como elas brincam? Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED, Vitória da Conquista, 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.