Práticas lúdicas de letramento racial na Educação Infantil: desafios e possibilidades

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Letramento Racial, Racismo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir acerca das práticas lúdicas no processo de letramento racial na Educação Infantil. Este estudo trata-se de um recorte de uma pesquisa Monográfica, que teve sua origem numa experiência do Estágio Supervisionado em Educação Infantil, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié, no período de 20/11/2023 a 01/12/2023, sendo realizado em uma turma de 2 anos, numa escola da Rede Municipal, na cidade de Jequié, Bahia. Para este trabalho, será discutido o racismo estrutural e suas consequências nas infâncias negras e não negras. E, a seguir, acerca da importância do letramento racial na Educação Infantil e da necessidade de se pensar em práticas lúdicas no letramento racial para a pedagogia da infância.

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Biografia do Autor

Luana Sena da Silva, Southwest Bahia State University

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Bolsista de Iniciação Científica com o projeto: Baú Brincante: o potencial do brincar livre das crianças da educação infantil. Ordid: https://orcid.org/0009-0001-2183-4747 E-mail: luanasenna013@gmail.com

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Publicado

2024-11-28

Como Citar

DA SILVA, Luana Sena; CARDOSO, Marilete Calegari. Práticas lúdicas de letramento racial na Educação Infantil: desafios e possibilidades. Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, [S. l.], v. 2, p. 110–120, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sepab/article/view/1494. Acesso em: 22 dez. 2024.