AÇÕES AFIRMATIVAS NO COMBATE ÀS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS: A presença de estudantes negras/os nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)
Palavras-chave:
IFBA, EPT, Ações afirmativasDownloads
Referências
ALMEIDA, Marco Antonio Bettine de; SANCHEZ, Livia. Os negros na legislação educacional e educação formal no Brasil. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 2, p. 234-246, 2016.
ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.
BAHIA. RESOLUÇÃO Nº 31, DE 03 DE NOVEMBRO DE 2021. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento do Núcleo de Estudos AfroBrasileiros e Indígenas (NEABI) da Rede IFBA, 2021.
BIROLI, Flávia; MIGUEL, Luis Felipe. Gênero, raça, classe: opressões cruzadas e cconvergências na reprodução das desigualdades. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 20, n. 2, p. 27–55, 2015. <https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/24124>.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasil, Brasília, DF, 29 de dezembro de 2008.
BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12711.htm>.
BRASIL. Resolução Nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasil, Brasília, 21 de setembro de 2012. <https://www.gov.br/mec/pt-br/media/seb-1/pdf/rceb006_12_ED.pdf>.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024. Linha de Base. – Brasília, DF: Inep, 2015.
CAVALLEIRO, Eliane (org). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001.
CRUZ, Mariléia dos Santos. Uma abordagem sobre a história da educação dos negros. ROMÃO, Jeruse (Org.). História da Educação do Negro e outras histórias. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. 2005. p. 21-35.
DOMINGUES, Petrônio. Um ‘templo de luz’: frente negra brasileira (1931-1937) e a questão da educação. In: FONSECA, Marcus Vinícius; BARROS, Surya Aaronovich Pombo de. A história da educação dos negros no Brasil. Niterói: EdUFF, 2016.
FELIPE, Delton Aparecido; TERUYA, Teresa Kazuko. Educação da população negra brasileira na formação da identidade nacional. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 64, p. 111–133, 2015. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641931.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018.
GOMES, Nilma Lino. Educação e relações raciais: refletindo sobre algumas estratégias de atuação. MUNANGA, Kabengele. (Org). Superando o racismo na escola. Brasília: SECAD, 2005. p. 143-155.
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: Saberes construídos na luta por emancipação. Petrópolis, RJ: vozes, 2017.
INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA (IFB). Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2020-2024). Brasília-DF: IFB, abril de 2014. <https://bit.ly/2OvK6yg>.
JACCOUD, Luciana. O combate ao racismo e à desigualdade: o desafio das políticas públicas de promoção da igualdade racial. THEODORO, Mário et.al (Org.). As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil: 120 anos após a abolição. Brasília: IPEA, 2008. p. 131-166.
MARTINS, Angela. Ações afirmativas no Instituto Federal de São Paulo: Análise de fontes documentais. Docent Discunt, v. 2, n. 2, p. 90-105, 2021. https://doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n2.p90-10>.
MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Programa de educação sobre o negro na sociedade brasilei ra. Tradução. Niterói: EDUFF, 2004. .
PACHECO, Eliezer Moreira. Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Natal: IFRN, 2011.
PASSOS, Joana Célia dos. As desigualdades na escolarização da população negra e a Educação de Jovens e Adultos1. EJA EM DEBATE, Florianópolis, vol. 1, n. 1. nov. 2012.p. 137-158.
PEÇANHA, Nilo. Plataforma Nilo Peçanha, 2023. <https://www.gov.br/mec/pt-br/pnp>.
PEREIRA, Ildevânia de Jesus. 155f. Trabalho como princípio educativo e formação integral nas matrizes curriculares da Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual da Bahia. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Salvador, 2020.
PROFETA, Jacineide Arão dos Santos; ALVES, Isis Ceuta Pinto. A Construção de uma política institucional em multicampia: A experiência do NEABI da rede IFBA. In: Anais... VII Encontro Nacional de NEAB, NEABI e Grupos Correlatos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e VII Encontro de Relações Raciais e Sociedade (VII ENNEABI e VII ERAS), Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG),outubro, 2023. <https://www.even3.com.br/anais/enneabi_eras2023/657348-a-construcao-de-uma-politica-institucional-em-multicampia--a-experiencia-do-neabi-da-rede-ifba/>.
REIS, Cacilda Ferreira dos; SOUZA, Marcilene Garcia de; SANTOS, Valdeluce Nascimento. (2023). Ações Afirmativas No Instituto Federal da Bahia: Um olhar a partir da diretoria Sistêmica De Ações Afirmativas E Assuntos Estudantis. Periferia, 15, e70531.
RIBEIRO, Matilde. (2008). Mulheres negras: uma trajetória de criatividade, determinação e organização. Revista Estudos Feministas, 16(3), 987–1004, 2008.
SANTOS, Iraneide Nascimento dos; SILVA NETA, aria de Lourdes da; SANTOS, Carolina da Franca Bandeira Ferreira (2022). Relações Étnico-Raciais Na Educação Profissional E Tecnológica: Uma Revisão Integrativa. SciELO Preprints, p. 01-21, 2022.
SILVA, Ana Célia da. A representação social do negro no livro didático: o que mudou? Por que mudou?. Salvador: EDUFBA, 2011.
SILVA, Antônio Soares Júnior da; ELTZ, Patrícia Thoma. Os institutos federais e a educação profissional: políticas públicas, ações afirmativas e inclusão social. Braz. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v. 5, n. 12, p. 31779-31787 dec 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.