AS CONSEQUÊNCIAS DO RACISMO NO BRASIL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA
Palavras-chave:
criança negra, identidade, pensamento racial brasileiroResumo
Este artigo contextualiza o pensamento racial brasileiro desde a escravidão até hoje, destacando como gerou preconceito racial e racismo. Além disso, problematiza a construção histórica da identidade negra no Brasil, mostrando sua profunda influência no imaginário coletivo. A visão distorcida sobre a negritude, presente na sociedade, é transmitida às crianças, impactando negativamente a construção de uma identidade positiva. O percurso metodológico pautou-se numa pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, reunindo autores discutidos na disciplina Pensamento Racial Brasileiro, ministrada pelo professor Silvano da Conceição, com destaque para autores como MUNANGA(2003); JACINO; GOES(2022); GUIMARÃES (2003); FERNANDES(2008); NOGUEIRA(2006), etc. Entre os principais apontamentos, destacamos que desde a escravidão o negro carrega consigo uma visão negativa de si e que repercute nos dias atuais, e essa herança do racismo acaba afetando a autoestima de crianças negras, principalmente, que muitas vezes negam sua identidade se espelhando num modelo europeu (branco) como estratégia para ser socialmente aceita. Por fim, percebe que a educação é uma ferramenta potente e é na educação básica que devem ter atitudes antirracistas na busca de humanizar e formar indivíduos que reconheçam de fato a contribuição do negro para a sociedade.
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