AS CONSEQUÊNCIAS DO RACISMO NO BRASIL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA

Autores

Palavras-chave:

criança negra, identidade, pensamento racial brasileiro

Resumo

Este artigo contextualiza o pensamento racial brasileiro desde a escravidão até hoje, destacando como gerou preconceito racial e racismo. Além disso, problematiza a construção histórica da identidade negra no Brasil, mostrando sua profunda influência no imaginário coletivo. A visão distorcida sobre a negritude, presente na sociedade, é transmitida às crianças, impactando negativamente a construção de uma identidade positiva. O percurso metodológico pautou-se numa pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, reunindo autores discutidos na disciplina Pensamento Racial Brasileiro, ministrada pelo professor Silvano da Conceição, com destaque para autores como MUNANGA(2003); JACINO; GOES(2022); GUIMARÃES (2003); FERNANDES(2008); NOGUEIRA(2006), etc. Entre os principais apontamentos, destacamos que desde a escravidão o negro carrega consigo uma visão negativa de si e que repercute nos dias atuais, e essa herança do racismo acaba afetando a autoestima de crianças negras, principalmente, que muitas vezes negam sua identidade se espelhando num modelo europeu (branco) como estratégia para ser socialmente aceita. Por fim, percebe que a educação é uma ferramenta potente e é na educação básica que devem ter atitudes antirracistas na busca de humanizar e formar indivíduos que reconheçam de fato a contribuição do negro para a sociedade.

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Biografia do Autor

Jose Valdir de Jesus Santana, Southwest Bahia State University

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB. Graduação em Sociologia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Pós-doutorando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Professor Titular, com dedicação exclusiva, do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Campus de Vitória da Conquista, onde atua como professor na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (mestrado acadêmico), Programa de Pós-Graduação em Ensino (mestrado acadêmico) e Programa de Pós-Graduação em Ensino (Doutorado em ENSINO da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Etnicidades, Relações Raciais e Educação - CNPQ/ UESB e Grupo de Pesquisa em Interculturalidades e Educação: experiências entre os Povos Indígenas da Bahia - CNPQ/UESB Tem experiência na área de Etnologia indígena, educação escolar indígena, antropologia e educação, antropologia da criança, sociologia da infância, relações étnicas, educação. e relações étnico-raciais, sociologia das relações raciais, decolonialidade e educação.

Referências

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Publicado

2024-11-28

Como Citar

CHAVES, Paula Maria da Silva; SANTANA, Jose Valdir de Jesus. AS CONSEQUÊNCIAS DO RACISMO NO BRASIL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA . Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, [S. l.], v. 2, p. 51–60, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sepab/article/view/1501. Acesso em: 22 dez. 2024.