Saberes e práticas nas fronteiras entre leitores e literatura negra na escola
Palavras-chave:
Saberes, Práticas, Literatura NegraResumo
Professores mediadores de leitura literária, na Educação Básica, consolidam sua prática docente a partir de suas múltiplas experiências de internalização da exterioridade, com as quais se constituem pessoas, profissionais e leitores. O trabalho com a literatura no espaço escolar evoca um compromisso com a bibliodiversidade característica à própria diversidade étnica-racial do povo e da cultura brasileira. Tomou-se por objetivo central deste trabalho, a compreensão do atual cenário em que a literatura negra se encontra, enquanto bem cultural de professores mediadores de leitura literária, e como ela vem sendo apresentada na educação básica. A partir das narrativas de professores mediadores de leitura literária, buscou-se compreender suas relações com a leitura de literatura negra, e a incorporação desta às práticas pedagógicas no espaço escolar. Sob essa ótica, circunscrevem-se as fronteiras que permeiam os saberes e práticas de leitura literária em diferentes espaços escolares.
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