Saberes e práticas nas fronteiras entre leitores e literatura negra na escola

Autores

  • Maisa Andrade de Jesus Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • Maria Vitória da Silva Southwest Bahia State University

Palavras-chave:

Saberes, Práticas, Literatura Negra

Resumo

Professores mediadores de leitura literária, na Educação Básica, consolidam sua prática docente a partir de suas múltiplas experiências de internalização da exterioridade, com as quais se constituem pessoas, profissionais e leitores. O trabalho com a literatura no espaço escolar evoca um compromisso com a bibliodiversidade característica à própria diversidade étnica-racial do povo e da cultura brasileira. Tomou-se por objetivo central deste trabalho, a compreensão do atual cenário em que a literatura negra se encontra, enquanto bem cultural de professores mediadores de leitura literária, e como ela vem sendo apresentada na educação básica. A partir das narrativas de professores mediadores de leitura literária, buscou-se compreender suas relações com a leitura de literatura negra, e a incorporação desta às práticas pedagógicas no espaço escolar. Sob essa ótica, circunscrevem-se as fronteiras que permeiam os saberes e práticas de leitura literária em diferentes espaços escolares. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maisa Andrade de Jesus, Southwest Bahia State University

Especialista pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Etnicidades e (De)colonialidades da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Maria Vitória da Silva, Southwest Bahia State University

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da USP; Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos no Programa de Pós-Graduação em Educação; Especialista em Alfabetização pela Universidade Estadual de Feira de Santana e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana; Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Referências

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 15 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011. BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2013.

CUTI. Literatura Negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2010.

FAILLA, Zoara. (Org.) Retratos da Leitura no Brasil. Rio de Janeiro: GMT edições, 2019.

LOUZADA, Daniel. (Org.) Livro para todos - ensaios sobre a construção de um país de leitores. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2021.

MORRISON, Toni. A fonte da autoestima - ensaios, discursos e reflexões. São Paulo: Companhia das letras, 2020. E-book em Pdf.

MORRISON, Toni. A origem dos outros - seis ensaios sobre racismo e literatura. São Paulo: Companhia das letras, 2019.

Downloads

Publicado

2024-11-28

Como Citar

DE JESUS, Maisa Andrade; DA SILVA, Maria Vitória. Saberes e práticas nas fronteiras entre leitores e literatura negra na escola. Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, [S. l.], v. 2, p. 158–166, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sepab/article/view/1503. Acesso em: 22 dez. 2024.